o conceito de um esportivo com configuraçao mecanica construçao e proporçoes de supercarro porem com o tamanho e a potencia de um hot hatch sempre me atraiu nao um carro como o lotus elise que tambem e fantastico mas tambem e um tanto frugal e old school demais para o que estou dizendo algo como o alfa romeo 4c ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e realmente uma pena que o pequeno esportivo que a alfa lançou em 2015 nao tenha feito o sucesso projetado pela fabricante ele deveria ter sido o retorno triunfal da alfa romeo ao mercado norte americano e marcar a volta da empresa aos modelos de traçao traseira em grande estilo ele acabou fazendo bastante barulho nos primeiros meses mas acabou nao sendo um grande sucesso mesmo considerando o preço elevado nos eua apenas 238 exemplares foram vendidos em 2018 para se ter ideia representando uma queda de 42% em relaçao ao ano anterior assim o cupe foi descontinuado e por enquanto toma se como certo o fim da versao spider depois de 2020 muito dificilmente a alfa romeo colocara no mercado um sucessor [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 61004 61003 ] isto nao quer dizer de modo algum que o alfa romeo 4c nao seja um carro fantastico do ponto de vista tecnico o pequeno esportivo de motor central traseiro usa um monocoque de fibra de carbono com subchassis de aluminio na dianteira e na traseira alem da propria carroceria de fibra de carbono com isto tem um peso seco de apenas 895 kg ou 1 050 kg na versao norte americana que tem proteçao extra contra impactos o motor e um quatro cilindros de 1 75 litro exatos 1 742 cm³ turbinado com 240 cv a 6 000 rpm e 35 7 kgfm de torque e e moderado por uma caixa de dupla embreagem e seis marchas o zero a 100 km/h e cumprido em 4 5 segundos e a velocidade maxima e de 258 km/h para um supercarro em miniatura esta otimo enfim chega de enrolaçao o caso e que uma empresa italiana conseguiu algo que parecia improvavel deixar o 4c ainda mais bacana uma pena que isto so tenha sido feito no fim da vida do carro o nome do projeto e mole construzione artigianale 4c e como deve ter ficado evidente trata se de um 4c construido artesanalmente por uma empresa italiana chamada mole automobili o trabalho foi todo feito em parceria com a adler group que e a empresa terceirzada pela alfa para a construçao do monocoque do 4c o trabalho do designer umberto palermo consistiu em mais do que uma mera atualizaçao do 4c ele pode ser encarado como um estudo para uma hipotetica nova geraçao usando de elementos esteticos comuns a outros modelos lançados pela alfa romeo depois do 4c em especial o seda giulia e o suv stelvio isto fica evidente no desenho dos farois pequenos projetores alojados em aberturas de formato inspirado pela face do giulia; e no cuore sportivo mais avantajado repare que na verdade a silhueta dos farois e formada por um elemento vazado que permite escoamento aerodinamico dando apenas a ilusao de uma peça integral a lateral tambem ganhou novas linhas com vincos mais marcados e o emblema da alfa romeo estilizado no espaço atras das janelas ja a traseira foi totalmente reformulada trocando o tradicional para brisa por um conjunto de cinco fendas que dao um ar bem mais conceitual a area nas lanternas foi conferido um tratamento semelhante ao que ocorreu nos farois com lentes menores e uma moldura aberta com um formato semelhante ao usado pela zagato em seus modelos mais recentes o aspecto geral e mais imponente e limpo nesta parte do carro [gallery type= grid link= file size= medium ids= 232323 232322 232320 ] se parece que o carro ficou maior e mais do que impressao no total o mole construzione artigianale 001 e 30 cm mais longo que o 4c original e 6 cm mais largo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 232319 232318 232295 232321 ] o interior tambem foi totalmente reformulado adquirindo um desenho mais refinado e conceitual com revestimento em couro bicolor marrom e preto painel de instrumentos remodelado e saidas de ar reposicionadas ao que parece o interior perdeu o radio ou seja ficou ainda mais minimalista do que antes [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 232299 232304 232305 232306 232309 232308 232312 232307 232298 232313 232284 232280 ] a ideia da mole automobiles a principio era vender uma serie limitada do construzione artigianale 001 contudo depois de apresentar o carro em um evento na cidade de turim no fim de 2018 e no salao de genebra ha alguns meses a empresa decidiu que ele permaneceria um one off o carro foi leiloado no final de maio pela rm sotheby s em villa erba na italia por € 166 750 o equivalente a pouco mais de r$ 730 000 em conversao direta https //www youtube com/watch v=dl2svupnewi a alfa nao vai dar um sucessor para o 4c em vez disso como revelado recentemente o plano e lançar um supercarro hibrido de mais de 700 cv como sequencia do belo e incompreendido 8c olhando para o construzione artigianale 001 porem e inevitavel ficar um pouco triste so um pouco sugestao do leitor manoel cintra
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.