voce ja sonhou em usar seu carro para mais do que ir ao trabalho ou viajar com a familia pegar seu poise velho de guerra e sair em uma aventura com ele pois saiba que voce nao precisa necessariamente transforma lo em um track day toy existem outras opçoes opçoes como o mongol rally que apesar do nome e uma competiçao seria desafiadora e talvez mais importante realizada com uma boa causa ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o mongol rally e um rally raid uma prova cross country na veia do rally dakar ou da baja 1000 por exemplo criada especialmente para carros pequenos e populares ha tres exigencias basicas o carro nao pode ter motor de mais de 1 200 cm³ a equipe nao pode ter um time de apoio e cada inscrito deve levantar pelo menos £ 1 000 cerca de r$ 6 000 em conversao direta para a caridade acho que encontrei o rali perfeito para mim quer dizer evidentemente nao e tao simples o mongol rally acontece do outro lado do atlantico a largada acontece no circuito de goodwood no reino unido mostrando que esta e uma competiçao seria e a linha de chegada fica em ulan ude no sul da russia originalmente o destino era ulan bator na mongolia justificando o nome do evento mas por questoes de custo o percurso foi alterado o mongol rally foi idealizado em 2001 e a historia de sua criaçao tem uma aura meio mitica conta se que dois amigos chamados tom e joolz descolaram um pequeno fiat 126 e decidiram simplesmente partir em uma aventura sair do reino unido e dirigir 16 000 km ate a mongolia equipados com nada alem de uma faca e um pacote de charutos baratos nem mesmo mudas de roupa foram levadas eles so nao chegaram a mongolia por problemas com seus passaportes mas ainda assim se divertiram um bocado e prometeram a si mesmos que tentariam de novo e assim foi feito em 2004 a dupla organizou a primeira ediçao do mongol rally ainda era uma aventura entre amigos apenas seis equipes das quais so quatro terminaram o percurso na base do boca a boca porem a competiçao foi ficando conhecida ao longo dos meses e assim em 2005 o mongol rally contou com 43 carros dos quais apenas 18 chegaram ao final em 2006 o numero de equipes passou a 167 e na primeira ediçao na qual a arrecadaçao para a caridade foi obrigatoria mais de £ 200 000 foram levantadas foi a partir de 2007 que a prova ficou mais seria uma empresa chamada the adventurists foi aberta para cuidar da organizaçao e o regulamento para o deslocamento maximo do motor foi definido https //www youtube com/watch v=4vwacrktz2c a e oferecer aos participantes uma experiencia crua e desafiadora acessivel e com liberdade assim o custo de inscriçao de £ 250 e destinado exclusivamente aos custos organizaçao do evento e nao cobre despesas de viagem hospedagem e alimentaçao muito menos custos de rodagem como manutençao e combustivel a rota e livre desde que se chegue aos pontos de checagem no tempo estipulado os organizadores recomendam que os participantes respeitem os limites de velocidade em vias publicas e que sempre viajem com seguranança isto posto eles tambem encorajam os competidores a tomar rotas alternativas e a explorar os caminhos mais dificeis afinal o objetivo e se aventurar eles ressaltam que quebras desvios inesperados e ate mesmo furtos dependendo do trecho sao comuns e de inteira responsabilidade dos competidores existem de fato algumas rotas sugeridas para começar algumas concessoes sao feitas quem nao pode deslocar se ate o reino unido para o ponto de largada em goodwood pode partir da frança da italia da espanha ou de algum outro pais que for conveniente de la os competidores seguem para a cidade de praga na republica tcheca onde ocorre uma confraternizaçao de la os caminhos se dividem alguns vao para moscou na russia; outros partem para kiev na ucrania; e alguns vao para istanbul na turquia o passo seguinte e a convergencia para samarkand no usbequistao antes de rumar para a fronteira da mongolia em direçao a linha de chegada em ulan ude no entanto este roteiro nao e obrigatorio em ediçoes passadas houve equipes que foram ate o circulo polar artico simplesmente porque era possivel uma das equipes a australiana destined to flail estabeleceu o recorde de paises visitados durante a ediçao de 2018 foram nada menos que 41 em um periodo de quatro semanas o regulamento do mongol rally contribui nao apenas para reduzir custos mas para aumentar o desafio afinal o deslocamento maximo de 1 200 cm³ acaba limitando a escolha de carros basicamente a modelos populares como o fiat uno que e a escolha de muitos alias o ford ka vans pequenas como os modelos da kia e da asia classicos como o mini e ate mesmo kei cars com motor de 660 cm³ nao ha limite porem para modificaçoes e adaptaçoes para ambientes hostis como pneus de uso misto guinchos suspensao levantada e conversoes para motorhome [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 254245 254243 ] quando um carro nao consegue concluir a prova seus donos tem a opçao de pagar uma taxa aos organizadores ou dar um jeito de recolhe lo para vender ou consertar e leva lo de volta para casa quando a quebra ocorre dentro da mongolia existe a possibilidade de doa lo para alguma instituiçao de caridade local mediante um acordo entre a organizaçao e o governo do pais por vezes os carros sequer sao vendidos e sim utilizados por tais instituiçoes em seus afazeres administrativos por isto os organizadores do mongol rally exigem que cada veiculo seja mantido com um minimo de usabilidade e uma abordagem interessante e uma forma de dar aos entusiastas a chance de participar de um rali sem um investimento muito alto seja com o que tem na garagem ou comprando um carro so para isto atualmente cerca de 300 equipes inscrevem se todos os anos o que significa que £ 300 000 sao doados a cada ediçao https //www youtube com/watch v=3hwwzkvibj4 vendo os carros que participam nao consigo deixar de imaginar como meu uninho se sairia sugestao do leitor gian fedalto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.