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Zero a 300

A morte de Sergio Marchionne, o novo Porsche Macan, McLaren revela nome de sucessor do F1 e mais

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Morreu Sergio Marchionne, CEO da FCA

F1 Grand Prix of Italy - Qualifying

Morreu na manhã desta quarta-feira (25) aos 66 anos o CEO da FCA Sergio Marchionne. O executivo italiano fora submetido a uma cirurgia para a remoção de um tumor no ombro direito no Hospital Universitário de Zurique, na Suíça. Após a cirurgia, Marchionne sofreu uma embolia cerebral que lhe causou danos irreversíveis e resultou em sua morte nesta manhã.

Marchionne assumiu o comando da Fiat em 2004, sem nenhuma experiência na indústria automobilística, porém com grande reputação na recuperação de empresas em risco de falência, caso da Fiat na época. Em seus 14 anos à frente da fabricante italiana, Marchionne levantou a Fiat, adquiriu o controle majoritário da Chrysler e criou a FCA, que se tornou a oitava maior fabricante do planeta, porém com uma lucratividade superior à de rivais maiores como a General Motors e a Ford.

Logo após o agravamento de seu quadro de saúde, a Fiat anunciou que Marchionne será substituído por quatro pessoas: o britânico Mike Manley, que comandava a Jeep, será o novo CEO do grupo FCA; John Elkann e Louis Camilleri serão os novos presidente do conselho e CEO da Ferrari, respectivamente; e Suzanne Heywood irá assumir a presidência da CNH Industrial.

 

 

Porsche revela Macan reestilizado

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A Porsche revelou nesta quarta-feira (25) a versão renovada do Macan, que ganhou alguns retoques visuais e novas tecnologias para a segunda metade do seu ciclo de vida. 

Visualmente o modelo ganhou um novo para-choques dianteiro, faróis de LED e uma faixa de LED interligando as lanternas traseiras. Além disso, ele também terá novas rodas de 20 e 21 polegadas. O interior também foi sutilmente atualizado com a adoção do atual sistema multimídia da Porsche, com tela ampliada de 7 para 11 polegadas, o que forçou o reposicionamento dos difusores de ar centrais. Eles agora ficam em posição horizontal logo abaixo da tela, em frente à alavanca do câmbio. Outra novidade para o interior do Macan, é que o SUV agora pode ser equipado com o volante GT Sports opcional, com o botão Sports Response. 

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Sim, a função que estreou no pacote Sport Chrono do 911 agora também está disponível para o Macan — o botão altera por cerca de 20 segundos o mapeamento do motor e do câmbio para fornecer uma entrega de potência e mais agressiva. 

A linha de motores não foi confirmada, mas segundo os rumores que circulam na imprensa europeia ele deverá manter o 2.0 turbo (o onipresente EA888 do Grupo VW) na versão de entrada, porém com um leve aumento de potência de 248 para 256 cv. Mais acima, nas versões S, GTS e Turbo, o V6 de 3,6 litros será substituído por dois novos V6. O S e o GTS usarão o V6 de três litros do grupo VW, com 335 cv na versão S e 375 cv na versão GTS. Já o Macan Turbo usará o novo V6 2.9, compartilhado com o Panamera e o Cayenne, e terá cerca de 20 cv a mais que o 3.6, chegando aos 415 cv no Turbo e a 460 cv no Turbo S. Todos eles serão combinados ao câmbio PDK, de embreagem dupla e sete marchas, e ao sistema de tração nas quatro rodas com embreagem multidisco. 

 

Novo McLaren BP-23 se chamará Speedtail

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Nos últimos meses tudo o que se falou sobre a McLaren dizia respeito ao 720S, ao 600LT, ao Senna GTR ou ao Lanzante GT. A gente até esqueceu, por alguns instantes, que a fabricante britânica está desenvolvendo o “legítimo” sucessor do F1, até agora conhecido por seu código interno BP-23. Até agora porque a fabricante revelou nesta manhã (25) o nome do modelo: McLaren Speedtail.

Infelizmente o nome foi a única novidade que a fabricante revelou até agora, junto de um teaser que revela a silhueta do carro. O texto que acompanha o nome e a imagem se limita a dizer que ele está “destinado a alcançar novos limites” em velocidade máxima, em design de materiais e níveis jamais vistos de customização, e irá combinar velocidade pura e design inigualável.

A velocidade máxima e a produção limitada já haviam sido divulgados pela fabricante no Salão de Genebra, realizado em março. Ele terá 106 unidades e cabine para três ocupantes como o F1 mas, segundo a McLaren, irá superar os 391 km/h atingidos pelo supercarro dos anos 1990.

 

Bugatti Chiron agora pode ter teto panorâmico

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Enquanto o Divo e o recorde de velocidade máxima não chegam, a Bugatti decidiu atualizar o Chiron com um novo opcional: um teto panorâmico. Batizado “Sky View”, ele consiste apenas de dois paineis de vidro fixos, posicionados exatamente sobre os bancos do motorista e do passageiro.

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Obviamente não são apenas dois pedaços de vidro instalados em um corte no teto. Os paineis são escurecidos e têm tratamento anti-reflexo, filtro UVA e UVB e “um impressionante tratamento acústico”. Além de iluminar e “arejar” a cabine do hipercarro, o teto de vidro aumenta o espaço para a cabeça em 2,7 cm.

A Bugatti, claro, não revelou o preço do opcional, afinal, não é o tipo de coisa que se discute quando se compra um carro de milhões de dólares, mas é pouco provável que seu preço tenha menos de cinco dígitos. O equipamento será exibido ao público na Monterey Car Week, no final de agosto, onde a Bugatti também deverá finalmente apresentar o Divo.

 

CEO da VW diz que “Salões do Automóvel estão mortos”

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Apesar dos esforços dos principais Salões do mundo para se manter relevantes e atraentes para o público, o futuro não parece muito promissor para eles. Algumas das maiores fabricantes vêm reduzindo sua participação nos Salões nos últimos anos, o que já era um sinal de que esse tipo de evento já não é mais tão importante na estratégia das marcas. Agora, o mais recente indício de que o formato está ficando ultrapassado é uma declaração simples e direta do CEO do Grupo Volkswagen: “Salões estão mortos”. 

Embora pareça apenas a opinião de um executivo disposto a economizar uma boa quantia não participando destes eventos, esta é a primeira vez que uma fabricante se manifesta tão claramente e de forma oficial sobre a decadência dos Salões. Em entrevista ao site australiano Motoring durante o Festival of Speed em Goodwood, Diess disse que os Salões “estão mortos” porque “são um produto dos anos 1960 e já não são mais relevantes porque não entregam o que os fabricantes desejam, nem entregam o que os clientes querem”. 

O Salão de Detroit e o de Paris, por exemplo, já foram dispensados por Jaguar Land Rover, Ford, Grupo VW, FCA, BMW, Mercedes-Benz, Infiniti, Mazda, Nissan, Mitsubihi, Opel, Subaru e Volvo. O evento americano é um bom exemplo da mudança cultural que afetou os Salões: realizado em janeiro, o Salão de Detroit vinha competindo com a Consumer Electronics Show (CES) e perdendo a briga pela atenção do público.

O principal motivo, segundo Diess, é que os clientes precisam interagir com os produtos. “Eles esperam isso. A confiança na tradição é coisa do passado”, disse. “São eventos como o Festival of Speed de Goodwood que estão nos mostrando o jeito moderno de apresentar os carros ao público”, completou, em referência às possibilidades de experimentar os carros como os gadgets no CES.

 

Aston Martin confirma produção de seu SUV

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Depois de quase cinco anos prometendo um SUV, a Aston Martin anunciou que o modelo finalmente entrará em produção no final deste ano, assim que a nova fábrica da marca no País de Gales ficar pronta. Segundo a imprensa britânica, o modelo se chamará Varekai, que significa “qualquer lugar” em romani, o idioma dos povos ciganos, e será equipado com o motor V8 4.0 biturbo AMG e com o V12 6.0 biturbo da Aston, a exemplo do DB11.

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