A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias Trânsito & Infraestrutura

Mortes no trânsito na cidade de São Paulo voltaram a subir, apontam estatísticas

Foto: RadarNacional

O número de mortes no trânsito da cidade de São Paulo voltou a subir em agosto, depois de 14 meses de quedas. O aumento foi de 14% em relação a agosto de 2015, o primeiro mês após a redução dos limites e 63% em relação ao mês anterior. Foram 103 mortes em agosto, ante 66 mortes em julho deste ano e 90 mortes em julho de 2015.

Os dados são do Infosiga, sistema de informações do governo do Estado de São Paulo que leva em consideração os registros da Polícia Civil e os atendimentos das Polícias Militar e Rodoviária Federal. Apesar do aumento pontual em agosto, no total acumulado deste ano o número de mortes no trânsito teve uma queda de 17%.

O jornal Folha de S. Paulo entrevistou profissionais especialistas em áreas ligadas ao trânsito e, segundo eles, não há um motivo aparente para a alta nas mortes. Para Paulo Bacaltchuck, professor do Mackenzie e especialista em mobilidade urbana, “não houve uma mudança no trânsito que justifique a alteração, mas uma eventual recuperação da atividade econômica poderia, em tese, aumentar a frota nas ruas e, com isso, a exposição aos acidentes”. Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego, diz que “a redução dos limites de velocidade é fator importante na redução recente de mortes, mas é preciso haver educação, fiscalização e presença do fiscal de forma ostensiva” — algo que o FlatOut defende desde 2013, quando o site foi lançado.

Ainda segundo os dados do Infosiga, as mortes no trânsito paulistano em agosto aconteceram em locais variados da cidade, sendo quatro na Marginal Tietê, uma na Marginal Pinheiros e outras quatro em um mesmo acidente no trecho urbano da rodovia Fernão Dias.

Matérias relacionadas

Jeremy Clarkson é suspenso do Top Gear após trocar socos com produtor da BBC

Dalmo Hernandes

[ Zero a 300 ] Drifts autônomos, Punto Adventure, Porsche Targa, Fórmula-E e o Up! nacional

Leonardo Contesini

O fim de Fifth Gear: o maior rival de Top Gear deixa de ser exibido depois de 14 anos no ar

Dalmo Hernandes