existem automoveis que sao escolhas certas para project cars cultuados por milhares e milhares de entusiastas cheios de referencias pela internet e faceis de comprar preparar e consertar outros sao mais lado b mas tambem sao otimos pontos de partida para um projeto hoje nos demos conta de que o pequeno toyota starlet e um deles como so precisamos assistir a este video o toyota starlet nao e exatamente anonimo se voce ja jogou algum game da serie gran turismo 2 deve te lo visto entre os carros usados disponiveis no game talvez voce estivesse muito ocupado juntado dinheiro para comprar um daqueles carros de turismo bacanudos ou para encher sua garagem com uma bela seleçao de esportivos japoneses mas pode ate ter achado o pequeno hatchback simpatico ao menos [youtube id= kwnsufmzg u width= 620 height= 350 ] apesar do nome turbo s 82 em gt2 o toyota starlet de segunda geraçao vendido entre 1978 e 1984 nao usava motores turbinados sua versao mais potente era movida por um quatro cilindros de 1 3 litro capaz de entregar 62 cv a 5 600 rpm nao era muita coisa mas ao menos o carro era leve pesando apenas 710 kg alem disso a suspensao independente nas quatro rodas mcpherson na dianteira e four link na traseira garantia comportamento dinamico bem melhor que o esperado para um hatch barato voce sabe a receita classica do pocket rocket lhe faltava motor mas este e um problema que da para resolver como mostra com louvor o starlet 1979 do finlandes mikko kataja o pequeno hatchback dança em sob seu comando enquanto escala o monte washington em new hampshire nos eua da para ver que mikko esta pilotando no limite o starlet muda de direçao muito rapido graças ao entre eixos curto apeans 2 3 metros as bitolas mais largas e aos pneus slick o ponteiro do conta giros na tela entra e sai da zona vermelha repetidas vezes em pouquissimo tempo o que mostra que o motor sobe de giro muito rapido e estamos falando de picos de 11 000 rpm coisa de dtm mesmo [youtube id= jmczehkse0 width= 620 height= 350 ] sendo finlandes o fato de mikko ser um piloto amador nao e nem um pouco surpreendente ate onde sabemos os finlandeses sao moralmente obrigados a saber como pilotar um carro preparado em uma estrada sinuosa entre as arvores de forma pelo menos razoavel ok a gente esta exagerando um pouco mas saca so isso mikko comprou seu starlet ha alguns anos pois precisava modifica lo para competiçao como trabalho de conclusao de seu curso de engenharia mecanica de carros de corrida na faculdade sim este pequeno foguete e um tcc em que outro pais isto aconteceria que nao na finlandia acontece que interessado por esse tipo de coisa desde pequeno mikko começou a praticar muito jovem e na epoca da universidade ja era um piloto de mao cheia o carro foi todo modificado em sua propria garagem com a ajuda do pai de mikko e foi assim que o starlet ganhou um motor 4a ge de 1 6 litro com comando duplo no cabeçote cedido por um toyota ae86 aposentado trata se de um belo motor como ja discorremos aqui algumas vezes e mikko nem precisou de sobrealimentaçao ou um cabeçote de 20 valvulas como fez keiichi tsuchiya o rei do dorifuto um sistema de injeçao com modulo bosch ms6 4 e corpos de borboleta individuais componentes internos reforçados e um novo comando de valvulas alem de um retrabalho no cabeçote deram a esta pequena usina a capacidade de produzir cerca de 250 cv a 10 200 rpm com corte de giro em 11 000 rpm seria um atalho mais simples colocar um caracol ali no cofre e ate existem bons kits turbo prontos para o motor 4age que e um dos mais populares entre os preparadores do japao justamente por sua robustez direto da fabrica no entanto admiramos o fato de mikko ter escolhido o caminho da preparaçao naturalmente aspirada para girar alto assim e preciso contornar problemas de flutuaçao de valvulas e vibraçao excessiva alem de empregar componentes como os proprios comandos valvulas e bronzinas do virabrequim que tenham passado por um tratamento especial para reduçao de atrito e a gente esta falando de um motor construido por um cara e nao por uma fabricante de automoveis com muito mais recursos financeiros o coletor de escape com dutos simetricos garante que a furia deste quatro cilindros seja canalizada da melhor forma possivel a nossos ouvidos as trocas freneticas do cambio sequencial sadev de seis marchas so tornam o espetaculo ainda mais impressionante [youtube id= 67o3puyichi width= 620 height= 350 ] naturalmente foi preciso tambem adequar a suspensao e os freios do carro a sua nova finalidade assim o starlet recebeu molas e amortecedores ajustaveis kw nos quatro cantos e freios willwood com discos perfurados na dianteira o interior o de um carro de rali profissional simples assim nao falta nada tabelier com pintura flocada painel digital bancos do tipo concha e ausencia quase total de acabamentos os revestimentos de porta ficaram no lugar talvez porque nao pesem quase nada alem de uma gaiola de proteçao integral e uma profusao de fios cabos e mangueiras por toda a cabine o escritorio perfeito de fato o starlet e companheiro de mikko ha quase quinze anos ainda que tenha ficado parado entre 2005 e 2009 depois de um acidente em um rali na finlandia na epoca o carro usava um motor diferente baseado no bloco original com deslocamento ampliado para 1 4 litro [youtube id= olxoyn7zlfq width= 620 height= 350 ] mikko aproveitou este periodo de molho para formar se em eletrica automotiva e abrir sua propria oficina reconstruido do zero e equipado com o atual motor 4age o starlet passou a ser usado como carro de divulgaçao da vht racing engineering e que bela divulgaçao o carro ja correu ate em pikes peak no ano passado [youtube id= qgwxg25qdiw width= 620 height= 350 ]
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