fazia tempo que eu tinha vontade de visitar o canada tudo o que eu lia sobre o pais e amigos que moram la me falavam me deixava mais encantado como tinha ferias marcadas para outubro pensei comigo mesmo de repente eu acho umas passagens na promoçao e ficando em hostel acho que vira de ir de boa como mesmo em promoçao as passagens para voos intercontinentais sao muito caras sempre que faço uma viagem dessas prefiro ficar um pouco mais de tempo e aproveitar melhor os lugares que visito foi assim naquela viagem ano passado pela alemanha e seria assim dessa vez encontrei voo para toronto num preço razoavel apesar de acima do que eu pretendia pagar inicialmente passagens compradas fiquei pensando o que faria nessas duas semanas ficar em um so lugar todo esse tempo tambem esta fora de cogitaçao tenho que arrumar o que fazer comecei a pesquisar e vi que detroit ficava a mais ou menos 400 km de distancia e que chicago outra cidade que eu sempre quis conhecer ficava a 600 km de detroit pronto os lugares estavam decididos dai foi so esquematizar a quantidade de dias em cada cidade ver se o trajeto seria feito de aviao ou carro reservar a estadia nos hostels e cair no mundo [gallery columns= 5 link= file ids= 130349 130353 130352 130351 130350 ] dessa vez chamei um casal de amigos wanessa e daniel para me fazer companhia nos tres nos conhecemos nos bancos da faculdade fomos da mesma turma de engenharia acabou a faculdade eles se casaram e a amizade entre nos continuou como eles aceitaram o convite esta foi a quarta vez que viajamos juntos coincidentemente todas as vezes que fui para os eua eles estavam presentes e naquela viagem da alemanha descobrimos numa dessas noites tomando cerveja e falando besteira que estariamos em berlim no mesmo periodo e em todas as oportunidades as viagens foram otimas entao nao teria porque dessa vez ser diferente [gallery columns= 2 size= medium ids= 130358 130361 130362 130357 ] viagem organizada passagens e estadia reservadas fomos embora toronto confirmou tudo aquilo que haviamos lido cidade linda povo super educado muitas mulheres bonitas motores v8 e sistema metrico no penultimo dia de estadia la alugamos um carro para fazer um bate volta em niagara falls e no dia seguinte esse mesmo carro nos levou para detroit aqui a viagem começou bem a locadora me entregou um dodge charger sxt awd redline red baita carro legal v6 pentastar 292hp com caixa torqueflite 8 marchas provavelmente uma unidade zf renomeada e com relaçoes escalonadas pela dodge com possibilidade de trocas manuais por alavanca e traçao awd sob demanda traseira em condiçoes normais fora outras coisas como o sistema de som multimidia uconnect que alem do som controla praticamente tudo dentro do carro dentre eles as configuraçoes dos mostradores do computador de bordo do painel ar condicionado dual zone modos de funcionamento do botao de partida e destravamento de portas acendimento de luzes e farois etc no dia seguinte com o mesmo dodge partimos para detroit chegar na motor town com um mopar how cool is that a viagem foi muito agradavel daniel que tambem gosta de carros motos e estrada foi revezando o volante comigo o feeling de ambos a respeito do dodge foi dos melhores mesmo com tres pessoas e topado de bagagem passava uma baita segurança na estrada faziamos curvas na casa de 140 km/h e o carro parecia em trilhos nota quem gosta de fords vai reconhecer alguns dos nomes aqui ford utilizou bastante o nome de ruas e cidades americanas e canadenses para batizar seus carros e motores chegando em windsor cidade canadense do outro lado do rio detroit conseguimos ver o complexo de predios da gm a 10 milhas de distancia eu pensei comigo mesmo caramba que predio lindo espero que o museu seja bem maneiro paramos ainda no canada para termos nossa ultima refeiçao naquele pais e tambem porque ja passava das 20h e estavamos com fome no dia seguinte a chegada em detroit fomos devolver o carro e visitar uma cidadezinha a aproximadamente 20 km dali chamada dearborn sim naquele dia iriamos visitar the henry ford museum estava garoando e ventando bastante o que nos fazia sentir um frio ainda maior do que o normal mesmo assim chegando la ficamos maravilhados com a beleza do predio que abriga o museu mal sabiamos que aquilo era apenas o cartao de visitas de um dos museus mais legais mantidos por um fabricante de automoveis e certamente a experiencia seria fantastica ao entrarmos tinhamos quatro opçoes de passeio museu greenfield village visita a planta rouge da fabrica do oval azul e um cinema onde passavam filmes longa metragem e documentarios relacionados a carro descartamos o cinema de cara com certeza em um lugar tao grande e tao legal nao iriamos desprender de nosso escasso e precioso tempo sentados mais de uma hora assistindo um filme mesmo que relacionado ao tema greenfield village tambem foi descartado por dois motivos tempo o tempo nao estava bom para caminhadas ao ar livre vento e garoa o dia inteiro e o nosso tempo estava escasso para andar por cerca de 32 hectares de ruas cheias de casas maneiras e importantes para a historia americana e mundial sendo assim fomos primeiro para a fabrica chegando la vimos dois curta metragens um deles contava a historia do senhor henry ford e o outro falava sobre a ultima geraçao da f150 caminhonete ao qual veriamos a linha final de montagem filmes vistos subimos para o terraço do predio onde um senhor bem simpatico nos mostrava a grandeza da fabrica chamar aquilo de montadora e praticamente uma ofensa sao varios predios e galpoes que ocupam hoje um terreno de nada menos que 1 milha de comprimento e 1 5 milha de largura ao longo do rio rouge ali se faz projetos de design analise de materiais estamparia pintura fundiçao usinagem manufatura de peças plasticas construçao de motores e montagem de varios carros montar e somente a parte final de tudo e nos vimos como a magica final acontece logo em seguida [gallery link= file ids= 130366 130367 130368 ] amigos quem tiver oportunidade de visitar uma fabrica nao deixe passar por favor e absolutamente impressionante a sincronia dos movimentos daquelas pessoas e peças que vao sendo unidas enquanto correm em uma esteira rolante nos passamos por um conjunto de passarelas no alto e la em cima ficam algumas pessoas posicionadas para explicar todo o processo sao varias estaçoes e cada uma delas possui precisamente 53 segundos para concluir o trabalho cada estaçao possui ferramentas e um computador proprio onde chegam as informaçoes do que devera equipar o carro que esta ali e alguns semaforos onde o operario facilmente visualiza quanto tempo lhe falta para concluir a tarefa de sua respectiva estaçao caso alguma estaçao estoure o tempo toda a linha para e espera a conclusao da tarefa [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 130369 130370 130371 130372 ] a planta rouge foi a primeira construida por henry ford apos adquirir o terreno que margeia o rio de mesmo nome em 1915 o terreno foi comprado dois anos apos fazer alguns experimentos e estabelecer as regras do modelo que depois mundialmente ficou conhecido como fordismo transformando um conceito que ele viu em um frigorifico em chicago cada açougueiro executa uma tarefa pequena e especifica na carcaça do boi abatido que anda pelo frigorifico suspenso por um gancho com outros experimentados por ele em 1917 a fabrica ficou pronta ele colocou o conceito em pratica e o resto e historia atualmente a fabrica segue os modelos do toyotismo trabalhando com conceitos de estoque minimo ergonomia melhoria continua e sinais luminosos para controlar a montagem final e toda a cadeia produtiva so a explicaçao mais detalhada isso ja renderia uma postagem inteira com facilmente mais de 2500 palavras desde 1924 henry ford recebe visitantes do mundo inteiro interessados em ver o funcionamento da linha de produçao isso incutiu nele esse espirito de preservar a historia e mostrar para o mundo como uma ideia relativamente simples retirada de um frigorifico transformou a historia do automovel e porque nao do mundo nessa parte infelizmente as fotos sao poucas pois e terminantemente proibido fotografar a produçao as mesmas pessoas que simpaticamente tiram suas duvidas tambem ficam de olho para evitar que voce tire fotos e pode ter certeza que eles vao te expulsar dali caso descumpra as regras acabado o passeio voltamos ao museu e que museu ano passado eu fiquei encantado com o museu da mercedes benz pois o museu ford e tao legal se nao for melhor que aquele de stuttgart ele e um museu de carros que e ocupado por menos de 1/3 com essa montoeira de metais e materiais inflamaveis suspenso sobre quatro rodas ladeadas por pneus na verdade nos viriamos a descobrir depois que ele e mais um museu sobre a revoluçao industrial e sobre o papel das maquinas como um todo nessa revoluçao do que um museu de carros primeira coisas legal os carros nao sao maioria sequer sao a metade da amostra e mesmo assim os fords nao dominam o salao um fabricante que expoe carros motos e caminhoes de outros fabricantes quando esses sao historicos ou trouxeram inovaçoes importantes merece muito respeito la eu pude ver desde um fusca split window a um dos seis bugatti typ 41 royale chassi 41121 conhecido tambem pelo seu nome proprio weinberger cabriolet de um mazda com motor rotativo ao lado de uma cb 750 four a um caminhao tanque chrysler streamliner [gallery columns= 2 size= medium ids= 130375 130387 130386 130385 130384 130383 130381 130380 130379 130378 130377 130376 ] nessa parte dos carros tem uma seçao bem legal dedicada aos anos 50 onde tem exposto um chevrolet bel air uma bomba de combustivel da texaco um dos primeiros letreiros em neon do mcdonalds antes sequer da famosa logo com o m estilizado ser criada e um tipico diner dos anos 50 o mais legal disso e que o diner funciona e esta aberto ao publico ou seja voce pode almoçar dentro do museu em parte do acervo dele eu acho que ja disse isso mas how cool is that andando um pouco mais voce se depara com uma das locomotivas a vapor mais potentes do mundo classe allegheny um colosso capaz de rebocar vagoes de passageiros a 60 milhas por hora ou tracionar sozinha 160 vagoes carregadas com 60 toneladas de carvao cada [gallery link= file ids= 130388 130389 130382 ] outra seçao bem legal e a que conta dos primordios da aviaçao nessa parte ha um ford 4 at b trimotor considerado o primeiro aviao de passageiros bem sucedido comercialmente um douglas dc3 o primeiro aviao a sobrevoar o artico um fokker f vii e o helicoptero vs 300a criado pelo senhor igor sikorsky e doado pessoalmente por ele ao museu consta que ele era um fa do senhor ford assim como ele era fa do sikorsky charles lindberg um dos ilustres cidadaos nascidos em detroit e primeiro homem a cruzar o atlantico num voo sem escalas era muito amigo de ambos e sabendo disso promoveu o encontro da admiraçao mutua nasceu a amizade e sikorsky o primeiro a conseguir construir uma maquina com asas rotativas que fosse estavel e provar que o conceito era viavel doou pessoalmente o aparelho para o museu em 1941 [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 130390 130412 130411 130410 130409 130408 130407 130406 130405 130404 130403 130402 130401 130400 130399 130398 130395 130394 130393 130392 130391 130373 ] tem uma seçao do museu dedicada a relojoaria outra as limusines presidenciais a maior parte delas saiu do grupo ford mais uma para armas de fogo marcenaria e design de moveis implementos agricolas geradores de energia eletrica veiculos historicos como por exemplo o onibus onde uma certa senhora negra chamada rosa parks se recusou a ceder seu lugar a um branco em montgomery alabama em meados dos anos 50 e que foi o estopim pela luta de igualdade de diretos raciais nos eua telefones violinos henry ford os colecionava era tanta coisa pra ver tanta historia legal sendo contada ali tantas peças representativas para a historia humana desde a revoluçao industrial que nos nos perdemos no tempo e talvez nao tenhamos conseguido ver metade do acervo mesmo wanessa que nao e tao entusiasta de carros ficou maravilhada conversando durante o jantar ela contou que nao esperava que aquele dia seria tao legal ela achou que ficaria entediada rapidamente com os carros sentaria em algum sofa para nos esperar e pronto no entanto em diversos momentos nos desencontramos pois cada um ia para um lugar ver algo diferente e quando nos encontravamos era sempre com dicas do tipo ja foi na seçao x nao pois va la tem uma peça y que foi pioneira em tal setor da historia recente ou algo assim tres engenheiros nerds em um museu de maquinas tentem imaginar o extase que viviamos ali entao era muito maior antes de ir embora aquela passada obrigatoria na loja de souvenir trouxe camiseta bone ima de geladeira caneca e um modelo do ford t para ser montado em casa ficamos daniel e eu mais ou menos assim no fim a sensaçao foi a de que poderiamos voltar la no dia seguinte que nao repetiriamos uma unica atraçao sequer alem da felicidade de ter visitado uma fabrica e museus absolutamente incriveis apenas aquele dia ja havia justificado toda a estadia em detroit mas ainda veriamos muito mais coisas legais por la motor+town=motown no segundo dia na cidade dedicamos parte deles a musica afinal de contas estavamos no local onde nasceu uma das gravadoras mais influentes da historia da musica moderna a motown visitamos as duas primeiras das oito casas que foram compradas por eles na vizinhança e que fizeram parte da gravadora naqueles dois sobrados sairam hits de artistas do quilate de jackson 5 marvin gaye the commodores the supremes diana ross steve wonder smokey robinson etc se voce gosta de musica por pouco que seja a visita e obrigatoria ja que estamos falando de uma das gravadoras mais influentes da historia do seculo xx apesar de ter sido uma visita guiada pelos comodos dos dois sobrados conhecidos como hitsville foi muito legal conhecer mesmo que rapidamente a historia de como berry gordy jr conseguiu transformar seu sonho de viver de musica e estourar com algum sucesso nas radios em uma fabrica de hits e artistas importantes para a historia musical novamente nao pudemos tirar fotografias dento do recinto mas uma coisa eu posso dizer pisar no studio a e percorrer aqueles comodos e corredores tao importantes fizeram valer o dia aproveitamos o restante desse dia e o seguinte para terminar de conhecer a cidade pegar outro carro e seguir rumo a chicago aqui a grande decepçao fica por conta da dona gm a despeito de terem o predio mais alto da cidade e de ser um complexo enorme la nao tem absolutamente nada para ver nem um showroom nem um museu muito menos uma loja de souvenir o complexo de predios conhecidos como gm renaissance center e apenas um conjunto de predios com salas comerciais parte da sede da gm e um hotel a unica coisa que valeu a visita foi o restaurante que ha num dos andares mais altos do predio central pela vista que se tem da cidade do rio detroit e de windsor alugamos um carro para seguirmos viagem mas antes de apontarmos rumo a chicago precisavamos passar por uma outra cidade chamada auburn hills a aproximadamente 75 km do centro de detroit para visitarmos o ultimo dos tres grandes fabricantes ianques de carros mopar aqui um classico museu de automoveis ele e pequeno e possui tres andares porem para quem gosta da marca eu sou um fa declarado dos mopars a visita e um prato cheio na minha opiniao o grupo chrysler e dentre os tres grandes o que faz os carros mais malucos e sem sentido de todos por isso mesmo de la sairam e ate hoje saem alguns dos carros mais desnecessariamente legais de todos os tempos no museu tem partes dedicadas ao inicio da marca aos carros de outras empresas que foram sendo absorvidas pela chrysler caminhoes e caminhonetes inovaçao la tem ate um exemplar do chrysler turbine car o unico carro de linha de produçao a turbina do mundo etc [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 130462 130463 ] para o daniel e eu a parte mais legal do museu fica em seu porao la e a parte dedicada aos carros de corrida e series esportivas especiais do grupo ao entrar nessa parte damos de cara com um v10 preparado pelo team oreca para o viper ganhador das 24 horas de le mans em sua classe e assim a visita segue com dodge charger plymouth hemi cuda dodge lil red express a primeira picape esportiva da historia plymouth prowler o unico carro do acervo onde os visitantes podem entrar e tirar fotos a bancada do dinamometro do infame room 13 onde foram testados os motores de corrida do grupo nos anos 60 nasceu o motor hemi e a famosa equipe de arrancada the ramchargers nesse museu infelizmente nao havia loja de souvenir entao nada de torrar obamas por ali [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 130413 130464 130461 130460 130459 130458 130457 130456 130455 130454 130453 130452 130450 130449 130448 130447 130446 130445 130443 130442 130441 130440 130439 130438 130437 130436 130435 130434 130433 130432 130431 130430 130429 130428 130427 130426 130425 130424 130423 130422 130421 130420 130419 130418 130417 130416 130415 130414 ] assim terminamos a visita a essa cidade meio renegada por seu funesto passado recente apesar de quase ter morrido quando do pedido de concordata ela esta se reerguendo aos poucos se alguem tiver passeando pela regiao dos grandes lagos e possa interessar recomendo muito a visita o the henry ford museum por si so ja vale a pena mas a cidade como um todo e historica e muito interessante
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.