Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Motorista atropela 17 pessoas em Copacabana
Um motorista atropelou 17 pessoas no Rio de Janeiro na noite desta última quinta-feira (18) depois de perder o controle do carro e avançar sobre o calçadão de Copacapana. Dezesseis pessoas foram feridas e um bebê de oito meses morreu.
O motorista não fugiu do local e, segundo informações obtidas pelo portal G1, ele respondeu à polícia com “clareza de raciocínio, pensamento bem articulado e orientação no espaço e no tempo”. Segundo seu relato, o homem sofreu um ataque epilético e desmaiou ao volante. A mulher que o acompanhava confirmou a versão e a polícia, após ouvir testemunhas, trabalha com a hipótese de ataque epilético.
Ainda segundo o portal G1, o homem estava com a CNH suspensa, e por esse motivo terá seu direito de dirigir cassado. Como não fugiu do local, ele também terá o direito de responder ao processo de homicídio culposo em liberdade.
Mika Häkkinen de volta a um F1 em Laguna Seca
Aposentado desde 2008, Mika Häkkinen voltou a vestir seu macacão e capacete para pilotar um Fórmula 1 novamente. Claro, foi apenas um vídeo promocional para sua velha equipe, a McLaren, onde ganhou seus dois títulos mundiais, mas também é uma oportunidade única de ver três lendas do automobilismo em uma reunião improvável.
Sim, três lendas porque o carro que Häkkinen está usando é o McLaren M23 usado por Emerson Fittipaldi em 1974 em sua campanha do bicampeonato, que também rendeu à Macca seu primeiro título de construtores. Improvável porque o circuito é Laguna Seca, que jamais sediou uma corrida da Fórmula 1 até hoje, embora isso tenha sido considerado em 1989.
O encontro aconteceu durante o Rolex Monterey Motorsports Reunion, em agosto passado, mas o vídeo só foi publicado agora no início de 2018.
Ford irá instalar Waze em seus futuros carros
Se você também acha um saco equilibrar seu celular em algum lugar do carro para poder enxergar a tela do Waze, a Ford está resolvendo este problema do jeito mais óbvio possível, e que bem poderia ser um padrão da indústria junto daqueles outros mapas sem informações de trânsito em tempo real: eles irão instalar o Waze como aplicativo nativo do sistema Sync 3. Segundo a Ford, esta é a primeira vez que um fabricante integra o Waze ao seu sistema nativo de multimídia.
Apesar de ser um aplicativo nativo, ainda é preciso conectar um smartphone com o Waze instalado à porta USB do sistema, porém toda a operação pode ser feita pela tela do carro com as mesmas funcionalidades do aplicativo de smartphone, incluindo comandos de voz — não se trata apenas de espelhamento, portanto.
A marca anunciou que o recurso estará disponível em todos os modelos 2018 “nas próximas semanas” nos EUA. Por aqui ainda não há nada oficial, mas nos parece pouco provável que o recurso seja desabilitado nos modelos importados, e também não faz muito sentido modificar o sistema Sync para não oferecer o Waze nos modelos nacionais.
A picape de Carroll Shelby está a venda
Depois do GT350 de Carroll Shelby, agora é a vez da picape Dakota que o lendário piloto/preparador/construtor texano tinha em sua garagem para uso pessoal.
A picape não tem o mesmo status do Cobra ou do GT350, mas ela ainda tem um V8 de 5,2 litros e, claro, o nome de seu criador no histórico de proprietários. A picape foi a primeira Shelby Dakota construída, que acabou vendida a um cliente e foi recomprada pelo próprio Shelby, que a utilizou como veículo pessoal e para as compras de insumos para a Shelby American.
Em meados dos anos 1990 a picape foi aposentada e colocada no Shelby Museum Collection, antes de ter sido vendida a um colecionador em 2016, quatro anos após a morte de Shelby. O carro agora será leiloado pela Barrett-Jackson, que tem documentação completa para provar que a picape foi usada por Shelby e por seus funcionários. Ela será anunciada sem preço de reserva neste final de semana.
Lexus não descarta sucessor para o LFA
Já faz seis anos que a Lexus encerrou o programa do LFA, e nesse tempo foram várias as vezes que a imprensa japonesa e europeia falaram sobre um possível sucessor para o supercarro. Agora, algo mais concreto apareceu no horizonte: o site CarBuzz conversou com o vice-presidente da Lexus Jeff Bracken, e ele disse que não dá para ignorar a demanda por um carro como este.
“Precisamos de mais carros de imagem. Volta-e-meia somos questionados por nossos concessionários se teremos um sucessor para o LFA. Nunca se sabe. Acho que quando ouvirmos um número elevado de pedidos por um sucessor do LFA, certamente não vamos ignorar. Não é uma porta fechada”.
O discurso é o mesmo do presidente global da Lexus, Yoshihiro Sawa, que em outubro passado disse que “queria muito fazer um sucessor para o LFA”, mas “a empresa tem outras prioridades no momento”.