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Car Culture Zero a 300

Muito antes do Kwid: os (sensacionais) carros depenados do passado

Desenvolver um produto completamente novo não é nada barato. A frase soa óbvia, mas é uma daquelas obviedades que às vezes não percebemos. Você primeiro precisa investir uma pilha de dinheiro para bancar o processo de criação, pesquisa e desenvolvimento, e só depois que tudo estiver pronto (e um monte de dinheiro gasto) é que você começa a amortizar o investimento. Se tudo correr bem, a partir de certo ponto o projeto terá sido pago e só então você começará a lucrar de verdade. É por isso que carros novos tendem a ser mais caros, e projetos mais antigos conseguem preços competitivos e, quase sempre, derivam modelos de baixo custo. E é por isso também que o Renault Kwid chamou tanta atenção ao ser anunciado com preço inicial de R$ 29.990. Não é um preço baixo (e também depende das condições descritas em letras miúdas), mas é suficiente para colocá-lo entre os carros mais baratos do País. Analisando o carro mais a fundo, contudo, ficou evidente como a Renault consegui