desenvolver um produto completamente novo nao e nada barato a frase soa obvia mas e uma daquelas obviedades que as vezes nao percebemos voce primeiro precisa investir uma pilha de dinheiro para bancar o processo de criaçao pesquisa e desenvolvimento e so depois que tudo estiver pronto e um monte de dinheiro gasto e que voce começa a amortizar o investimento se tudo correr bem a partir de certo ponto o projeto tera sido pago e so entao voce começara a lucrar de verdade e por isso que carros novos tendem a ser mais caros e projetos mais antigos conseguem preços competitivos e quase sempre derivam modelos de baixo custo e e por isso tambem que o renault kwid chamou tanta atençao ao ser anunciado com preço inicial de r$ 29 990 nao e um preço baixo e tambem depende das condiçoes descritas em letras miudas mas e suficiente para coloca lo entre os carros mais baratos do pais analisando o carro mais a fundo contudo ficou evidente como a renault conseguiu fazer um carro novo custar tao pouco conforme vimos no post de lançamento sem um magico no departamento de desenvolvimento a versao precisou economizar em outros aspectos nao vem equipada com direçao eletrica nem revestimento das caixas de roda no porta malas retrovisor interno sem defletor de luz aquela alavanca que voce usa a noite para nao ser ofuscado por outros carros nem vidros eletricos muito menos ar condicionado e nem foi so isso o motor sce e o mesmo do sandero e do logan certo errado no kwid ele foi simplificado perdendo o comando de valvulas variavel para ficar mais simples e consequentemente mais barato a estrategia contudo nao e exclusividade da renault — e na verdade tem mais a ver com publicidade do que com a intençao real de vender um kwid pelado mas isso nao vem ao caso agora varios fabricantes ao longo dos anos adotaram estrategias espartanas para oferecer produtos mais em conta e vender mais carros nos ultimos anos do mille a fiat encurtou ate mesmo o trilho dos bancos e retirou a trava do volante para reduzir o custo de produçao do modelo soa absurdo pois eles nao chegam nem perto das verdadeiras versoes espartanas que o brasil ja produziu em 1965 o brasil enfrentava uma crise economica sempre foi assim percebe e o governo decidiu dar uma movimentada no mercado criando um programa para carros populares os modelos que custassem ate cr$ 4 000 000 equivalente a cerca de r$ 70 000 poderiam ter ate 90% de seu valor financiado em ate 48 parcelas pela caixa economica federal como resultado as quatro principais fabricantes nacionais da epoca se apressaram para lançar modelos que se adequassem as regras em tempos de produçao reduzida o que reduz a economia de escala o resultado foram o willys teimoso o simca profissional o dkw pracinha e o volkswagen pe de boi a receita de cada um e o que veremos a seguir willys teimoso para baratear o gordini a willys substituiu o acabamento cromado dos aros de farois e para choques por uma pintura simples lisa as lanternas traseiras foram eliminadas e no lugar foi instalada uma peça unica centralizada as rodas perderam as calotas e no lado de dentro o teto nao tinha forro as portas nao tinham isolamento termo acustico o porta luvas nao tinha tampa a cabine nao tinha iluminaçao e o painel nao tinha marcador de combustivel os bancos eram reduzidos a armaçoes de metal com almofadas um arranjo muito parecido com o do citroen 2 cv dos anos 1940/50 ah os retrovisores externos tambem eram eliminados — talvez para voce nao olhar para tras e ver que comprometeu uma bela grana por quatro longos anos o resultado foi um carro 80 kg mais leve e 60% mais barato por ser mais leve o motor de 845 cm³ tambem bebia menos chegando aos 15 km/l e embora seja inaceitavel para um motorista de 2017 em 1965 ele despertou muito interesse afinal possibilitava a muitas pessoas a oportunidade de ter seu primeiro carro fusca pe de boi em 1965 o fusca ja era um carro extremamente popular mas e claro que a volkswagen nao deixaria de lado a oportunidade de abocanhar uma fatia daquele novo mercado que o governo abria com seus incentivos como o fusca era seu unico produto alem da kombi e o unico que se adequaria ao preço maximo estipulado a fabricante começou a desmontar o carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 153422 153420 ] foto estado de minas tudo o que nao fosse necessario para que ele fosse caracterizado como um automovel ficou de fora os cromados como no teimoso foram substituidos por pintura branca todos os frisos foram removidos e a forraçao interna do se limitava a quatro placas de aglomerado de papelao revestidos de vinil nas portas e laterais traseiras o painel tinha somente o velocimetro e nao havia tampa do porta luvas nem medidor de nivel de combustivel retrovisores caros demais o interno e suficiente os para choques perderam os batentes e o poleiro mantendo somente a lamina basica tambem pintada de branco nem mesmo o motor 1 200 escapou em vez de duas saidas de escape o pe de boi tinha somente uma centralizada ao menos as calotas foram mantidas pobre porem ajeitadinho diferentemente de certos willys foto estado de minas a ideia nao funcionou muito bem e o carro foi pouco vendido pior ou melhor com o passar dos anos os compradores foram equipando por conta propria os fusca pe de boi e e por isso que hoje encontrar um exemplar original — ou ate mesmo identificar um deles — e uma tarefa quase impossivel simca profissional foto anosdourados blog br ja imaginou um modelo v8 popular pois era o simca profissional nao que seu v8 fosse empolgante ele tinha 2 4 litros e somente 90 cv mas era bem mais que seus rivais depenados voltado aos taxistas o profissional era uma versao ainda mais espartana do simca alvorada que ja era a versao mais basica da marca a receita era a mesma da concorrencia — afinal estamos falando de carros da metade do seculo passado nao havia muito para tirar os para choques eram pintados em vez de cromados as calotas tambem o revestimento interno se resumia aos paineis das portas somente o motorista tinha um quebra sol o porta luvas nao tinha tampa e os bancos eram revestidos de vinil foto anosdourados blog br por ser espaçoso e ter um projeto mais refinado ele era o mais confortavel dos baratinhos e ironicamente por ser mais leve que as versoes equipadas ele acabou ficando mais economico dkw pracinha/caiçara a dkw foi a primeira marca a apostar em um popular antes mesmo do incentivo do governo a marca ja havia oferecido o caiçara em 1962 que tambem eliminava os adornos e adereços da carroceria e cabine mas ainda mantinha alguns cromados e retrovisores o pouco que restou foi removido para criar o pracinha e enfrentar os espartanos rivais a dkw removeu todos os cromados retrovisores luzes internas carpetes isolamento termo acustico e cinzeiro mecanicamente o sistema de lubrificaçao lubrimat que dispensava a mistura de oleo dois tempos a gasolina no tanque tambem foi removido bem como a roda livre que ajudava o carro a economizar combustivel e o filtro de ar que eram sobras do modelo antigo bem como as calotas pretas que foram usadas ate 1960 nas demais versoes as versoes pe de boi dos anos 1960 felizmente nao duraram muito em 1968 o brasil ja estava em uma situaçao mais favoravel economicamente a dkw ja havia sido incorporada pela volkswagen e teve sua produçao encerrada a volkswagen começava a apostar em novos modelos e a simca estava se transformando na chrysler do brasil foi a chrysler alias a responsavel pela versao espartana mais legal de todos os tempos o dodge dart se foto blog da luauto a sacada da dodge com o se ou special edition foi transformar seu carro mais simples e espartano em um carro descolado sim ele nao tinha a grade cromada do dart convencional nem os adornos na traseira e as molduras cromadas das lanternas as rodas eram prateadas sem cromados nem calotas mas isso so colaborou para seu visual de muscle car americano por isso em vez de ser visto como um carro mais barato ele era encarado como algo ate esportivo — ainda que nao fosse um charger r/t especialmente com o v8 5 2 de 198 cv sob o capo por dentro o carro continuava espartano havia metal aparente nao havia ventilaçao forçada nem luzes de cortesia o acionamento da seta nao desligava com o retorno do volante o painel era apenas pintado na parte superior o revestimento do assoalho era de borracha e o cambio tinha so tres marchas por outro lado a dodge compensou com bancos xadrez com encosto elevado um item rarissimo atualmente cambio no assoalho e volante de tres raios no lado de fora ele tambem nao tinha esguicho para lavar o para brisa mas ao menos voce tinha faixas laterais e capo preto como um verdadeiro american muscle pe de boi dane se eu tenho um v8 318 e foi esse apelo que ajudou o dart se a ser visto como algo melhor que um mero pe de boi vendendo razoavelmente bem para um modelo espartano — ao menos ate os sheiks do petroleo transformarem a gasolina em artigo de luxo na metade da decada fiat uno mille na decada seguinte o brasil mergulhou novamente em uma crise economica profunda com hiperinflaçao remarcaçao diaria de preços e controle de preços pela canetada do estado as coisas so começariam a mudar em 1990 quando o presidente entusiasta tao entusiasta que foi derrubado por um carro disse que nossos carros eram umas porcarias e que precisavamos renovar a frota [youtube id= d7rxl2l9lwg width= 620 height= 350 ] alem de permitir os importados e acabar com a reserva de mercado que limitava o uso de injeçao eletronica no brasil fernando collor tambem incentivou a criaçao de carros populares com uma reduçao do imposto sobre produtos industrializados ipi de 40% para 20% desde que a cilindrada do carro fosse limitada a 999 cm³ a fiat foi a primeira a responder ao novo nicho criado novamente pela caneta do presidente pegou o motor 1 050 do uno s reduziu o curso dos cilindros e criou um 1 0 de 994 cm³ e 48 5 cv para baixar ainda mais o custo do carro a fiat ainda tirou os encostos de cabeça dianteiros que ainda nao eram obrigatorios eliminou a regulagem do encosto dos bancos o retrovisor direito o termometro do motor o isolamento termo acustico e ate as saidas laterais da ventilaçao cobrindo as com uma tampa plastica texturizada como o painel os bancos usavam vinil com tecido o volante era de plastico rigido e o cambio de cinco marchas era opcional o resultado foi o uno mille lançado em 1990 com um preço 18% menor que o do uno s ate entao o modelo mais barato da marca
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