Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Número de multas pelo uso de celular aumentam 167%
Você certamente já topou com um motorista cambaleante à sua frente, dançando pela faixa, freando e acelerando com irregularidade, fazendo guinadas bruscas e, de repente, voltando a dirigir normalmente. Parece um motorista bêbado, mas, ao conseguir ultrapassá-lo, você descobre que era apenas um motorista ao celular. A cena, infelizmente, é cada vez mais comum e não digo isso por impressão pessoal, mas devido a uma recente — e preocupante — estatística revelada pelo Denatran: o número de multas por uso do celular ao volante aumentou 167% em relação ao ano passado.
Foram nada menos que 268.300 multas emitidas em todo o Brasil pelo uso do celular ao volante. Isso somente entre janeiro e junho deste ano. Considerando uma regularidade de infrações emitidas, é possível que mais de 500.000 motoristas sejam multados até o fim do ano por esta razão tão banal. Para ficar mais enfático, estamos falando de meio milhão de pessoas flagradas prestando atenção ao celular em vez de olhar para a frente e controlar seu carro.
O número é especialmente preocupante porque uma simples espiada na tela do celular desvia a atenção do motorista por três segundos, de acordo com um estudo do Cesvi. A 50 km/h são pouco mais de 40 metros sem olhar o que está acontecendo ao seu redor.
O uso do celular ao volante é considerado infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro, punida com 7 pontos na CNH e multa de R$ 293,47.
Sucessor do Koenigsegg Agera se chamará Ragnarok e terá 1.440 cv
Ontem mesmo mencionamos em nosso preview do novo regulamento de hipercarros de Le Mans/WEC que a Koenigsegg está interessada em disputar as 24 Horas (e o WEC), mas ainda não sabe qual carro seria mais adequado para a empreitada, o Regera ou o sucessor do Agera — que não terá um powertrain híbrido, segundo Christian von Koenigsegg. O sueco não deu mais detalhes sobre o modelo, mas o Supercar Blog conseguiu informações do carro com uma fonte ligada à marca.
Segundo o site, o modelo será batizado Ragnarok (sim, igual o nome do game), que é, resumidamente, o apocalipse da mitologia nórdica — um nome apropriado para um carro que, também segundo a apuração do Supercar Blog, terá um V8 biturbo de cinco litros e 1.440 cv.
Até agora, contudo, a única informação concreta sobre o modelo é um teaser exibido durante a inauguração de uma concessionária da marca na Austrália, que mostra a traseira do carro com uma imensa asa fixa, um difusor enorme e as mesmas proporções de cockpit/largura do veículo de todos os modelos da Koenigsegg.
Ainda não há previsão para o lançamento, mas considerando que Christian von Koenigsegg considerou usá-lo em sua investida em Le Mans sob o novo regulamento, que entrará em vigor em 2020, diríamos que ele está a, no máximo, dois anos de sua apresentação.
Encontro Nacional Clube Subaru será no ECPA em 2018
Os fãs da Subaru já conhecem o tradicional Encontro Nacional Clube Subaru, que é realizado anualmente desde 2013 e chega neste ano à sua sexta edição. Desta vez o evento será organizado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, o ECPA, em Piracicaba/SP, no próximo dia 13 de outubro — ou seja, você tem mais de um mês para se organizar e dar as caras por lá.
Com a mudança do local do encontro para o ECPA, o ENCS deste ano também terá um track day, organizado em parceria com o Crazy for Auto. Os ingressos e inscrições para visitar ou expor seu carro no Encontro custam a partir de R$ 15. Já o track day terá três modalidades diferentes (arrancada, track day e regularidade) com preços a partir de R$ 140 — e será aberto a todas as marcas de carros, não apenas Subaru.
Para os proprietários de Subaru participantes do evento, haverá concurso de ronco mais alto e concurso “Best in Show” com premiação e sorteios de peças e serviços, além da loja do ENCS e, claro, a loja oficial do FlatOut.
Os ingressos e inscrições antecipados têm preços especiais e podem ser adquiridos pelo site do ENCS (encontro) e pelo Eventbrite (track day). O ECPA fica na Rodovia SP135, no km 13,5 (135-135, fácil de lembrar) em Piracicaba.
Jaguar pode estar trabalhando em um supercarro de motor central-traseiro
Em 2010 a Jaguar apresentou o conceito C-X75, um supercarro de motor central-traseiro que combinava duas micro-turbinas a diesel, quatro motores elétricos e um motor 1.6 sobrealimentado por turbo e compressor de polia para produzir 900 cv a 9.000 rpm. Era o sucessor perfeito para o XJ220, mas graças aos efeitos da crise econômica global da virada desta década, o carro acabou engavetado e o XJ220 continuou sem um herdeiro à sua altura.
Felizmente, parece que a Jaguar não desistiu da ideia. Segundo os britânicos da revista Auto Express, a marca está trabalhando em um supercarro de motor central-traseiro para substituir o F-Type. Ele será lançado em 2022 e poderá ser batizado J-Type.
Esta não é a primeira vez que a imprensa britânica menciona o Jag de motor central-traseiro. Há alguns meses a Autocar mencionou superficialmente a possibilidade de a marca criar o J-Type com essa configuração, e posicionado acima do F-Type.
Desta vez, a Auto Express vai um pouco além e traz também informações sobre o porte do carro, que deverá ser maior que o F-Type e terá ao menos 560 cv em sua versão de entrada — ou seja: ele partirá do atual limite do F-Type, que tem 575 cv na versão SVR.
Ainda não se sabe qual será a configuração mecânica do supercarro. A Autoexpress fala em um V6 combinado a dois motores elétricos, mas já vimos anteriormente que a Jag irá adotar motores seis-em-linha derivados dos atuais quatro-cilindros Ingenium, provavelmente com 3 litros, um ou dois turbos, e um motor elétrico de 48 volts entre o bloco e o câmbio — uma tendência de todos os fabricantes para a próxima década.
Harley-Davidson revela sua primeira moto elétrica
Se você acha chocante um SUV da Ferrari, o que dizer de uma moto elétrica da Harley-Davidson? A marca americana revelou nesta semana a Livewire, sua primeira moto elétrica, que chega às lojas em 2019.
O modelo é inspirado no conceito de mesmo nome apresentado em 2014, e usará freios Brembo, suspensão ajustável da Showa, e terá suas baterias e tomada de recarga onde normalmente fica o tanque de combustível. A Harley não divulgou detalhes sobre o powertrain, mas adiantou que ela terá um quadro de instrumentos TFT colorido com função de emparelhamento por Bluetooh para exibir funções de chamada, música, GPS e diagnóstico do sistema elétrico da moto.