FlatOut!
Image default
Car Culture

Museo Bertone: todos os conceitos, protótipos e modelos de produção do estúdio italiano serão leiloados

Em 11 de junho de 2015, falamos dos protótipos da Ferrari que nunca chegaram à produção ou que tiveram uma muito limitada (e não realizada pela marca do cavalinho). Entre eles está a Ferrari 308 GT Rainbow, atualmente no Museo Bertone, o acervo histórico do famoso estúdio de design. Pelo menos até 14 de setembro, quando tanto ela quanto todos os demais 78 carros do museu, assim como a própria marca, serão colocados em leilão.

Contamos a história da iminência da falência do estúdio em março de 2014, assim como a declaração final de que realmente não haveria salvação para ele, em julho do mesmo ano. Um negócio de partir o coração de qualquer um que seja apaixonado por automóveis. Só de imaginar qual pode ser o futuro do estúdio já dá calafrios, mas pelo menos o acervo do museu parece ter um destino mais garantido.

IgioielliBertone.jpg~original

Tudo por conta de uma lei italiana de 22 de setembro de 2011. Segundo ela, qualquer coleção de museu não pode ser desmembrada nem vendida ao exterior. Para ter um, é preciso ter todos. E o lance mínimo por todo o lote foi estabelecido em 1.059.940 euros, ou por 30% a menos do que a soma de todos os modelos daria, segundo a avaliação dos leiloeiros. Se o valor integral dos carros permanecer, a coleção será arrematada por 1.514.200 euros. Detalhe: quem comprar também não poderá vender os carros individualmente. Ou vende todos juntos ou não vende nenhum, o que ajuda a afastar especuladores. O que está à venda é a coleção. E ela é indivisível.

Unknown-1

bertone-gallery-sfrsf-026 Unknown-2

Só não dá para entender como chegaram neste valor ridiculamente baixo. Somente o Lamborghini Miura S da coleção já vale tudo isso. Se não valer mais. Talvez pelo estado de conservação dos veículos. Muitos precisam de restauração por estar há anos parados. Uma revisão na mecânica é o mínimo indispensável — assim como um prédio de pelo menos mil metros quadrados. Quem quiser adotar o Museo Bertone terá de ter bolsos fundos e cheios.

Quem quiser conferir mais sobre o leilão pode visitar o site www.sivag.com, que traz os dados do leilão. Eles falam em 79 carros, mas só conseguimos encontrar informação de 78, assim como as fotos. A marca Bertoni tem um preço maior: 3 milhões de euros. Também é pouco para algo tão importante, em nossa humilde opinião.

Conheça a seguir 78 dos 79 carros que compõem a coleção, em ordem alfabética:

Alfa Romeo 2600 Sprint (de série, 1964, 9.000 euros)

1963_Bertone_Alfa_Romeo_2600_Sprint_HS_01

Alfa Romeo Bella (protótipo, 1999, 22.000 euros)

1999_Bertone_Alfa_Romeo_Bella_03

Alfa Romeo Giulia Sprint 1600 (de série, 1963, 12.000 euros)

Alfa Romeo Giulia 1600 Sprint

Alfa Romeo Giulia SS (de série, 1963, 20.000 euros)

Alfa Romeo Giulia SS

Alfa Romeo GT Cabrio (protótipo, 2005, 9.000 euros)

alfa-romeo-gt-cabriolet-bertone

Alfa Romeo GT (protótipo, 2004, 2.000 euros)

alfa-romeo-gt-Coupe

Alfa Romeo Montreal (de série, 1972, 12.000 euros)

Alfa-Romeo-Montreal

Aston Martin Jet 2 (protótipo, 2004, 130.000 euros)

Aston_Martin_Vanquish_Bertone_Jet_2

Bertone Barchetta (protótipo, 2007, 10.000 euros)

2007-Bertone-Barchetta

Bertone Birusa (protótipo, 2003, 110.000 euros)

2003_Bertone_Birusa_008_0291

Bertone Bliz (protótipo, 1992, 9.000 euros)

1992_Bertone_Blitz

Bertone Bliz (protótipo, 1992, 4.000 euros)

1992_Bertone_Blitz_01

Bertone Freeclimber 2 (protótipo, 1992, 3.000 euros)

1992_Bertone_Freeclimber_2

Bertone Freeclimber (protótipo, 1990, 2.000 euros)

1990_Bertone_Freeclimber

Bertone Karisma (Porsche) (protótipo, 1994, 40.000 euros)

1994_Bertone_Porsche_Karisma

Bertone Runabout (protótipo, 1969, 32.000 euros)

1969_Bertone_Autobianchi_A112_Runabout_01

Bertone Rush (protótipo, 1992, 1.000 euros)

1992_Bertone_Fiat_Rush_05

Bertone Shake (protótipo, 1970, 12.000 euros)

Bertone-Shake

Bertone Slim (chassi, 2000, 1.500 euros)

Bertone Slim (protótipo, 2000, 4.800 euros)

Bertone

Bertone Slim (mockup, 2000, 1.000 euros)

bertone_slim-maquete

Bertone Suagnà (protótipo, 2003, 9.000 euros)

Bertone Suagna

Bertone Fiat 127 Village (protótipo, 1974, 2.000 euros)

fiat-127-village-2

Bertone X1/9 (de série, 1992, 2.400 euros)

bertone-x1-9-2-2

Bertone Z.E.R. (Zero Emission Record) (mockup, 1994, 40.000 euros)

bertone_zer_1994

Bertone Z.E.R. (de série, 1994, 8.000 euros)

bertone_zer

BMW C1 (de série, 1999, 1.000 euros)

BMW_C1_red

BMW Pickster (protótipo, 1998, 32.000 euros)

1998_Bertone_Pickster_Concept_02

Cadillac Villa (protótipo, 2005, 30.000 euros)

Bertone Villa

Chevrolet Nivola (protótipo, 1990, 80.000 euros)

Bertone_Nivola_5

Chevrolet Ramarro (protótipo, 1984, 80.000 euros)

1984_Bertone_Chevrolet_Ramarro_Concept_02

Chrysler France Shake (protótipo, 1970, 5.000 euros)

1970 Chrysler France Shake Concept by Bertone

Citroën Camargue (protótipo, 1972, 24.000 euros)

Camargue72.1.

Citroën XM (de série, 1990, 850 euros)

Bertone-Citroen-XM-1989

Citroën Zabrus (protótipo, 1986, 12.000 euros)

citroen_zabrus_concept_9

Ferrari 308 GT4 (de série, 1978, 15.000 euros)

Ferrari-308-GT4

Ferrari 308 GT Rainbow (protótipo, 1976, 48.000 euros)

ferrari_308_gt_rainbow

Fiat 128 (protótipo, 1969, 4.000 euros)

1969 Fiat 128 Coupe Bertone_01

Fiat 850 Spider (de série, 1968, 3.200 euros)

Bertone_850-Spider

Fiat Dino Coupé (de série, 1970, 12.000 euros)

Fiat-Dino-Coupe-Bertone

Fiat Enduro Raid (protótipo, 1996, 1.000 euros)

1996_Bertone_Fiat_Bravo_Enduro_Raid_Concept_01

Fiat Enduro (protótipo, 1996, 2.000 euros)

1996_Bertone_Fiat_Bravo_Enduro_Concept_01

Fiat Punto Cabrio (de série, 2000, 2.400 euros)

fiat_punto_1994_pictures_1

Fiat Punto Racer (protótipo, 1994, 9.000 euros)

1994_Bertone_Fiat_Punto_Racer_01

Fiat Ritmo Cabrio (de série, 1986, 2.400 euros)

Fiat-Ritmo-Cabrio-Bertone

Fiat X1/9 Alcan ASV (protótipo, 1986, 5.000 euros)

bertone-Alcan-ASV

Fiat X1/9 Allungata (protótipo, 1981, 2.400 euros)

Bertone-X1-9-Allungata

Fiat X1/9 Spider (protótipo, 1987, 2.400 euros)

Bertone-X1-9

Fiat X1/9 (de série, 1977, 3.200 euros)

1972_fiat-x1-9_1972-02

Fiat/Lancia X1-10 (protótipo, anos 1980, 1.000 euros)

Fiat-Lancia X1-10

GM Carousel (protótipo, 2004, 1.000 euros)

GM-Carousel

Jaguar Ascot Coupé (protótipo, 1977, 28.000 euros)

jaguar-ascot-bertone-16

Jaguar B99 (protótipo, 2011, 100.000 euros)

Jaguar

Jaguar B99 GT (protótipo, 2011, 50.000 euros)

Jaguar B99GT

Lamborghini Countach (de série, 1987, 55.000 euros)

Lamborghini-Countach

Lamborghini Espada (de série, 1970, 10.000 euros)

Lamborghini_Espada

Lamborghini Genesis (protótipo, 1988, 40.000 euros)

1988_Bertone_Lamborghini_Genesis_01

Lamborghini Miura S (de série, 1967, 140.000 euros)

Lamborghini-Miura-S

Lancia Kayak (protótipo, 1995, 1.000 euros)

kayak maquete

Lancia Kayak (protótipo, 1995, 15.000 euros)

kayak

Lancia Stratos HF (de série, 1975, 100.000 euros)

Lancia Stratos HF

Lotus Emotion (protótipo, 1991, 2.000 euros)

1991_Bertone_Lotus_Emotion_01

Mini Cooper S (de série, 2006, 9.000 euros)

Mini-Cooper-S

NSU Trapeze (protótipo, 1973, 40.000 euros)

Opel Astra Cabrio 20 (de série, 1992, 2.400 euros)

Opel-Astra-Cabrio-20

Opel Astra Cabrio (de série, 2000, 3.000 euros)

opel-astra-cabrio-11

Opel Astra (de série, 2000, 2.400 euros)

opel-astra-europe-1999

Opel Bici (protótipo, 1999, 500 euros)

Opel Filo (protótipo, 2001, 14.000 euros)

opel_filo_concept_5

Opel Kadett Cabrio (de série, 1983, 2.400 euros)

opel_kadett_cabrio_1

Opel Slalom (protótipo, 1996, 14.000 euros)

Bertone OPEL Slalom

Saab Novanta (protótipo, 2002, 22.000 euros)

Bertone Saab Novanta

Simca Coupé 1200 S (de série, 1967, 1.000 euros)

Simca Coupe 1200 S

Skoda Favorit (de série, 1987, 1.000 euros)

skoda_favorit_1987_1

Suzuki Go (protótipo, 1972, 5.000 euros)

1972_Bertone_Suzuki_Go_06

Volvo 780 Coupé (de série, 1990, 5.000 euros)

Volvo 780 Coupe 1990

Volvo 780 Coupé (de série, 1982, 3.000 euros)

Volvo 780 Coupe 1982

Volvo Tundra (protótipo, 1979, 9.000 euros)

volvo_tundra

Dá pena ver algo com tanta história morrer desse jeito, mas resta torcer para que um petrolhead cheio da grana dê bom destino a estes 78 carros tão cheios de significado.