brescia italia 2015 o que um dia fora um monasterio hoje abriga um museu de uma das mais famosas competiçoes de todos os tempos a lendaria mille miglia uma corrida de 1 600 km pelas estradas da italia realizada entre 1927 e 1957 fundado em 10 de novembro de 2004 pelo automovel clube da brescia o museo mille miglia conta com aproximadamente 200 veiculos de varios membros do clube o antigo monasterio santa eufemia esta bem preservado e possui um forte apreço arquitetonico e arqueologico o que valoriza o museu unindo diferentes periodos da historia foi fabuloso poder visitar este lugar e perceber a importancia de manter a historia da mille miglia viva para turistas e entusiastas do antigomobilismo e possivel encontrar vasto material de pesquisa sobre a competiçao o museu conta com um acervo de aproximadamente 130 000 documentos entre fotos jornais revistas e anotaçoes da epoca pilotos escuderias 1927 a 1957 e de 1958 a 1961 o mais bacana de tudo isso e que qualquer doente por automobilismo pode consultar estes arquivos foram todos digitalizados e voce so precisa entrar em contato com eles para ter acesso ao acervo historico os carros estao organizados por ordem cronologica primeiramente os de 1927 a 1957 1958 a 1961 e um pequeno espaço para contemporaneos ao longo do percurso sao mostrados os veiculos dos colecionadores que sao periodicamente substituidos sempre caminhando sobre uma extensa via vermelha simbolizando a famosa flecha vermelha tambem e aqui que sao organizadas as reunioes de organizaçao dos eventos encontros e competiçoes desta vez aluguei um carro e fui diretamente ao museu parti de bergamo e percorri cerca de 60km aproximadamente 45 minutos ate o local a entrada custou $ 7 00 euros e para minha sorte nao havia mais ninguem visitando o museu honestamente eu admiro muito quem praticou este esporte lindo painel com todos os pilotos e carros vencedores de 1927 ate 1957 e aqui começa nossa visita nao somente carros mas tambem haviam manequins representando roupas de epoca tanto masculinas quanto femininas retratando o cotidiano de quem era piloto e de quem ia assistir as competiçoes este aston martin e o 7º carro oficial dos 18 construidos para participar das 24 horas de le mans de 1931 tem motor 1 5 de quatro cilindros e 80 cv sua velocidade maxima e de 160km/h aqui e possivel constatar como a industria automobilistica e a aeronautica estreitaram suas relaçoes tamanha quantidade de relogios e interruptores esta maserati tem motor alfa de 6 cilindros e velocidade maxima de 240km/h o carro foi adquirido pelo seu piloto e mecanico roman placido prete um pouco antes da segunda guerra prete pagou muito barato por te lo comprado com motor fundido alfa maserati prete nao conseguindo arrumar o motor original fez algumas modificaçoes em um motor alfa 2300cc que ja tinha e claro adaptou neste carro para correr com o trabalho passou para 2500cc conseguindo 200hp participou de diversas competiçoes de 1947 a 53 seu melhor resultado foi um modesto 3º lugar na targa florio de 1949 repare na carroceria de aluminio toda modelada a mao este bentley tem motor de quatro cilindros de 175 cv e pesa 2 400 kg que tal este riley carroceria toda de aluminio ja ouviu falar sobre cambios automaticos na decada de 1930 este simpatico senhor abaixo e um cisitalia 202 sc de 1950 desenhado por pininfarina ele tem motor quatro cilindros de 1 089 cm³ e 60 cv sua velocidade maxima era de 160km/h a primeira impressao e de que tem alguma coisa errada mas nao ha os farois deste fiat 1947 ficam escondidos atras da grade dianteira pesando somente 460 kg e com 72 cv produzidos por seu quatr cilindros de 1 089 cm³ com dois carburadores duplos ele chegava a 135km/h de velocidade final eu confesso que fiquei bastante surpreso com marcas de carro que nunca havia lido antes como conhecedor de carros americanos tudo isso foi novidade para mim este moretti tem apenas 750 cm³ e produz 75 cv para chegar aos 140km/h eu gostei desse carro quando vi o interior entao acima do cambio que ja fica perto do volante estava o distribuidor e uma parte da tampa de valvulas como em sua grande maioria os mecanicos tambem eram os pilotos nada melhor do que juntar o util ao agradavel regulando o ponto do carro dentro do carro juntando design e usabilidade fantastico puro sangue pausa para uma geral no teto e possivel acompanhar a historia tambem em ordem cronologica propagandas de epoca e fotografias das antigas competiçoes outra descoberta foi este fiat s mm gobbone 1948 seu motor de 1 089 cm³ produz apenas 51 cv mas a final e de 155 km/h outro especime que nao conhecia e o siata daina grand sport 1500 sao 900 kg com um motor de 76 cv e 140km/h de velocidade maxima nada mau para os padroes de 1952 ao lado deste carro abaixo dizia esemplare unico trata se de um zanussi fiat fontebasso sport 1948 com motor quatro cilindros de 750 cm³ e 50 cv e velocidade maxima de 130km/h — com 480kg a relaçao peso/potencia era de apenas 9 6 kg/cv as linhas exoticas sao uma atraçao a parte este ermini 357 sport foi fabricado em 1955 e tem 70 cv mais impressionante e a velocidade maxima de 180 km/h de velocidade final mais um belo e rarissimo exemplar em seu interior tudo que um carro esporte deve ter este fiat de 1937 tinha um motor de apenas 712 cm³ mas pesava somente 320 kg e por isso chegava aos 130 km/h cisitalia 202 coupe mille miglia 1949 este e um fiav 8v berlinetta ottovu apesar do nome remeter a oito valvulas ou oito volts trata se de uma nomenclatura diferente para o motor v8 que esta em seu cofre o modelo nao pode usar o nome v8 pois ele estava registrado para a ford dai a fiat decidiu inverter a ordem da letra e numero o ottovu oito ve em italiano tem 105 cv e pode levar o fiat a 190km/h de velocidade final como a maioria dos outros carros da tinham motores de quatro cilindros o ottovu era um carro bastante exclusivo e um modelo nitidamente voltado aos clientes que procuravam algo mais luxuoso carlo bonera o dono da colezione abaixo foi um empresario dono de uma revenda mercedes benz em brescia e um grande entusiasta da marca tanto que possui uma belissima coleçao das raras flechas de prata mercedes 300 sl de 1955 a chamada asa de gaivota outra de 1957 conversivel tambem 300 sl abaixo a rara mercedes 300s/ca w 188 1 de 1952 foram produzidas apenas 560 unidades esta linda alfa romeo 1900c super sprint 1956 chegava aos 180km/h com seu motor 1 9 de 115 cv produzidos com ajuda da carburaçao dupla solex ali ao lado estava nada menos que um lotus 11 le mans 1957 seu motor coventry climax de 1 098 cm³ produzia 100 cv mas como so carregava 412 kg o ultraleve de colin chapman chegava aos 230 km/h nao havia muitas informaçoes sobre este bandini abaixo e um 750 sport saponetta que usava um motor bandini crosley de 747 cm³ com 71 cv como era leve apenas 340 kg podia chegar aos 180 km/h participou da prova de 1957 da mille miglia e o interior e fantastico aqui esta o bugatti t35a 1926 mais conhecido como tecla o carro usava um 2 0 de oito cilindros em linha com tres valvulas por cilindro e 90 cv o modelo disputou a primeira ediçao da mille miglia em 1927 e ate hoje participa das ediçoes historicas alem desses ilustres desconhecidos havia tambem outros carros mais famosos como o porsche carrera 1956 o alfa romeo giulietta 1955 um exemplar do ac ace o roadster base do shelby cobra e um simpatico fiat 750 zagato 1957 [gallery columns= 5 link= file ids= 58580 58581 58582 58584 58585 ] bom pessoal esta foi a minha volta rapida pelos museus da velocidade aqui do velho continente espero que tenham gostado da materia e em breve espero voltar com mais uma dose para voces abraços
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