FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Mustang GT enfrenta o Camaro SS na pista, mas qual deles é o melhor muscle car?

Depois dos primeiros testes da imprensa com o Mustang, surgem os primeiros comparativos — e, naturalmente, o primeiro deles só podia envolver o Chevrolet Camaro. Os caras da Motor Trend colocaram o Mustang GT e o Camaro SS, ambos equipados com seus respectivos pacotes de performance, para se enfrentar na pista. Neste primeiro parágrafo, só vamos adiantar uma coisa: alguns vão ficar surpresos e outros só vão ter suas suspeitas confirmadas.

Não ajudamos muito, não é? Pois você vai ter que assistir ao vídeo e descobrir quais foram as impressões do apresentador Carlos Lago e do experiente piloto de testes da revista, Randy Pobst, para entender melhor. Tem muita ação na pista e muito ronco de V8 — pode dar o play sem medo:

O Mustang GT recebeu seu Performance Package, enquanto o Camaro SS ganhou o pacote 1LE. Os motores permanecem iguais — o V8 de cinco litros com comando duplo nos cabeçotes, 32 válvulas, 441 cv a 6.500 rpm e 55,3 mkgf de torque a 4.250 rpm no Mustang; e o V8 de 6,2 litros com comando no bloco, 16 válvulas, 431 cv a 5.900 rpm e 58 mkgf de torque a 4.600 rpm no Camaro.

Por outro lado, os pacotes oferecem alguns itens que melhoram a dinâmica dos carros como um todo. O Performance Pack do Mustang inclui um radiador maior, barra anti-torção entre as torres dos amortecedores, radiador maior, barra estabilizadora traseira mais grossa, molas dianteiras mais rígidas, manômetro de pressão do óleo e vacuômetro, freios Brembo com discos maiores e pinças de seis pistões, diferencial Torsen com relação 3.73 e uma recalibração no sistema de controle de estabilidade, freios ABS e na direção com assistência elétrica, entre outros detalhes.

muscamaro (1)

No Camaro, o pacote 1LE inclui as rodas do Camaro ZL1, suspensão recalibrada com novas barras estabilizadoras dianteira e traseira, barra anti-torção no cofre do motor (como o Mustang) e elementos estéticos que o deixam bem parecido com o Camaro Z/28 e um diferencial com relação 3.91. Ambos os carros têm transmissão manual de seis marchas — ótimo para tranquilizar quem acha mesmo que carros com três pedais estão desparecendo.

Em linha reta, o Mustang e o Camaro demonstram um empate técnico: ambos vão de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos no teste da Motor Trend, enquanto no quarto-de-milha o Mustang se sai um pouquinho melhor ao virar o quarto-de-milha em 12,8 segundos a 180,5 km/h — o Camaro leva 0,1 segundo a mais para fazer o mesmo a 177,8 km/h. Só que, pela primeira vez, os dois carros competem em pé de igualdade quando o assunto é fazer curvas, porque o Mustang finalmente tem suspensão independente nas quatro rodas. Contudo, suas personalidades são bem diferentes.

O Mustang é definitivamente mais moderno e voltado para uso regular — o motor é girador e entrega potência de forma linear, enquanto a suspensão é mais complacente. Nas curvas, ela parece um tanto macia demais e a traseira se desgarra com mais facilidade, ao mesmo tempo em que determinadas situações levam a um subesterço um tanto desconfortável. Carlos Lago diz que a briga constante entre a traseira e a dianteira tornam necessário corrigir a aceleração com bastante frequência.

muscamaro (2)

Por outro lado, o Camaro é mais firme e parece mais plantado no chão graças à suspensão mais firme — ele não é perfeito, mas é mais preciso nas curvas. Seu motor também contribui para uma experiência mais intensa: seu ronco é mais alto e grave e ele é muito mais bruto na aceleração. Na pista, Randy Pobst confirma as impressões de Lago ao virar 1:22,81 na pista de testes com o Camaro e 1:24,32 com o Mustang, dizendo que o Camaro é fica mais à vontade ao ser guiado rápido, além de divertir mais.

Por outro lado, ambos concordam que o Mustang é um carro mais agradável de se conviver — mais confortável, melhor acabado e moderno sem perder sua essência. A conclusão é que, na prática, a decisão por um ou outro tem mais a ver com o que cada um espera de um muscle car do que com números absolutos. Neste comparativo, porém, o Camaro leva a melhor.

Contudo, dificilmente os fãs do Mustang vão trocá-lo pelo Camaro por causa de dois segundos em uma pista de testes — e, além disso, o ‘Stang acabou de ser lançado enquanto o Camaro já está em seu quinto ano de vida. Há muito o que rolar, ainda!