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Zero a 300

Mustang manual: gone in 60 minutes | Novo V8 AMG | Harley-Davidson Gray Ghost e mais!

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Mustang GT manual esgota em 60 minutos

Num caso clássico de “tem, mas acabou”, se você pretendia comprar um dos 200 Mustang GT Performance com câmbio manual de seis marchas que a Ford trará ao Brasil, mas ainda não encomendou… Não vai conseguir. Pois é, todos os 200 já foram vendidos. Gone in 60 minutes!

A Ford diz que, como prometido no lançamento, a prioridade foi para clientes do Mustang, que compraram a maioria dos carros. O resto foi vendido para clientes de outros carros Ford. Continuamos sem saber se o dono de uma Pampa 1.8L 1992 é considerado “cliente de outros carros Ford” aqui, e teve alguma prioridade para comprar o GT manual.

“Sabíamos que a expectativa em torno do Mustang manual era grande, por causa da exclusividade e de todo o legado que esse modelo representa. Mesmo assim a rapidez da venda surpreendeu, praticamente num ritmo de três carros por minuto”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

Assim, os 200 carros em versão única de R$ 600.000 foram vendidos como se evaporassem. Mostra que a demanda para este tipo de câmbio nesse carro existe; a Ford bem que podia, para o ano que vem que seja, incorporar a opção no seu catálogo normal, não? Pode até cobrar mais que o automático, como fez aqui. A gente sabe que câmbio automático é uma peça mais cara, mas…

O Mustang GT Performance é um carro sensacional em qualquer versão, mas o câmbio manual o torna realmente difícil de resistir. O V8 DOHC-32v de alumínio e 5 litros, aspirado, dá 492 cv. O carro pesa ao redor dos 1800 kg, e faz 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, a caminho de uma máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. (MAO)

 

Suzuki: diga ao povo que fico

A Suzuki hoje tem um estoque de um ano de Jimny para vender; todos fabricados antes de 2025. O carro não atende as atuais normas de emissão; quando este estoque acabar, acabou. E o carro é o único da marca a venda. Obviamente, todos pensamos: vai sair do Brasil?

De acordo com o site Motor1, que falou com Mauro Correia, CEO do grupo HPE Automotores que importa os Suzuki, a resposta é não. O executivo não revelou o que a marca vai vender depois do Jimny, mas disse que falará sobre o assunto “em breve”.

Fronx

Atualmente, o Suzuki Jimny é vendido no Brasil apenas na versão 3 portas e em seis configurações. Parte de R$152.990 e chega aos R$213.990, dependendo da versão, mas no início do ano, existiam 1000 em estoque, que deveria durar até o fim do ano. O jipinho de chassi separado, 4×4 com eixos rígidos vem com um motor quatro em linha aspirado de 1.5 litros e 108 cv. O câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automático de quatro. Vendeu 1.302 unidades em 2024.

e-Vitara

Como não parece haver movimento para fazê-lo passar no Proconve L8 deve ser descontinuado ao fim deste estoque. O que vem para as concessionárias Suzuki depois dele? Nada desse tipo. Talvez um carro da Índia como o Fronx, ou o e-Vitara, ambos SUV-crossover monobloco baseados em arquitetura de tração dianteira como tantos outros em nosso mercado. Nada será tão diferente e único como o Jimny. Uma pena.

Bye-bye, baby

Se você puder, então, é a hora de comprar o jipinho zero km. Se perder a chance, já era: nunca mais. (MAO)

 

AMG está desenvolvendo novo V8

A divisão AMG da Mercedes está trabalhando em um V-8 totalmente novo. Ele não só equipará os modelos de oito cilindros existentes, como também poderá ser incorporado em carros que atualmente não têm motores desta configuração.

O executivo da AMG, Michael Schiebe, disse isso à Car and Driver. Embora a Mercedes o tenha descrito anteriormente como um “V-8 eletrificado de alta tecnologia da próxima geração”, Schiebe afirma que a AMG não “precisa necessariamente ir tão longe na hibridização”. Ele observa que os entusiastas das pistas preferem a experiência pura a combustão do GT63 Pro ao híbrido plug-in mais pesado GT63 S E-Performance, mesmo que este último ofereça mais potência.

Parece que a marca finalmente percebeu que ainda há uma demanda sólida por carros de luxo de oito cilindros. O executivo diz agora que quer “realizar os sonhos dos clientes”. Concluiu que investir em um motor potente provavelmente valerá a pena a longo prazo.

Schiebe acredita que o V-8 ainda tem “alguns anos” pela frente, mesmo com a União Europeia mantendo a proibição de combuistão interna a partir de 2035. O resto do mundo, afinal de contas, não precisa seguir a Europa, e não parece que vai, pelo menos não imediatamente. E temos ainda dez anos até 2035. Muita água pode rolar debaixo da ponte. Os EUA, por exemplo, está agora se afastando um pouco da eletrificação como objetivo estatal.

Embora o novo V-8 possa ter um uso mais amplo, infelizmente ele não retornará ao C63 tão cedo, como já sabemos. Provavelmente este receberá uma versão do seis em linha turbo de 3 litros da marca, efetivamente um novo C53.  Mas a notícia, a de que um novo motor está em desenvolvimento, é ótima. A morte da combustão interna se mostra mais difícil a cada dia para aqueles que a desejam. (MAO)

 

Harley comemora 35 anos da Fat Boy com a “Gray Ghost”

Parece incrível imaginar isso, mas a Harley Davidson está comemorando 35 anos da famosa Fat Boy. A moto é incrivelmente marcante como uma peça de desenho industrial; é um dos pilares do sucesso da marca nos anos 1990, e basicamente definiu o que se imagina ser uma Harley-Davidson hoje em dia. Desenhada por Willie G. Davidson e Louie Netz, Willie famosamente apareceu em 1988 e 1989 no Daytona Bike Week com o protótipo, e o povo foi à loucura, abrindo caminho para produção em série a partir de 1990.

A Fat Boy original, 1990

Também virou culturalmente relevante desde que apareceu com destaque debaixo de Schartzenegger no segundo filme “Exterminador do Futuro”, de 1991. A moto aparecia nos cartazes do filme, e é tão lembrada quanto ele.

Agora, para comemorar a efeméride, a Harley-Davidson anunciou a mais recente adição à sua coleção Icons: a nova Fat Boy Gray Ghost. A Gray Ghost terá uma produção limitada a 1990 unidades. E é realmente impressionante.

A moto parece toda cromada. A Harley-Davidson chama o acabamento de “Reflection”, um acabamento espelhado que foi criado usando um processo de deposição física de vapor (PVD), que a Harley-Davidson já utilizou em peças menores, como emblemas do tanque e protetores de escapamento. O tanque de combustível e os para-lamas da Gray Ghost são os maiores itens que a Harley-Davidson já pintou usando esse processo. O resultado é uma aparência cromada que, segundo a Harley-Davidson, é mais abrangente do que a cromagem tradicional e mais resistente à corrosão.

Outros detalhes de estilo incluem um console do tanque numerado individualmente, um medalhão tridimensional do tanque e um banco de couro com acabamento especial. Assim como a Fat Boy tradicional, o Gray Ghost vem com impressionantes rodas de alumínio “Lakester”.

A Gray Ghost é equipada com a versão do Milwaukee-Eight 117: um tradicional V-Twin a 45° arrefecido à ar e OHV, aqui com 1923 cm³, os 117 cid do nome. Nesta moto, o motor apresenta acabamento amarelo, combinando com os detalhes da Fat Boy protótipo original de 1988. Ao contrário da Fat Boy normal de 2025, a Gray Ghost vem com um filtro de ar circular, imitando o design de 1990, e por isso perde 3 cv, para um total aqui de 101 cv a 4.800 rpm e 16,9 mkgf a 3.000 rpm.

A Fat Boy original de 1990 representou uma mudança radical de design para a marca. Era uma composição minimalista que proporcionava uma potência excepcional para a época; ainda que hoje, seus 1,4 litros e 67 cv não pareçam muito. O nome Gray Ghost vem daí: a moto internamente era chamada assim quando protótipo no fim dos anos 1980; um nome usado pela primeira vez para uma Harley-Davidson de competição famosa do início da companhia.

Assim como outras Softails 2025, a moto vem com nova geração de ABS com sensor de inclinação, e controle de tração e controle de torque e deslizamento estão disponíveis, assim como o monitoramento da pressão dos pneus. O velocímetro de 5 polegadas com tela LCD, montado no tanque, simplifica a instrumentação. A alavanca do freio dianteiro agora tem ajuste de alcance. A moto já está disponível nos EUA, com preço sugerido de US$ 25.399 (R$ 143.833). (MAO)