no inicio de 2019 o renault sandero rs ainda nem havia reestilizado o modelo e tinha planos para o seu futuro dizem que ate mesmo uma versao de alto desempenho foi cogitada nos corredores da renaultsport mas acabou cancelada antes mesmo de sair do papel nessa epoca um time de engenharia da propria renaultsport na frança começou um outro projeto paralelo que consistiu na aquisiçao de dados do sandero rs sob uso severo em pista o projeto acabou envolvendo um outro grupo de entusiastas agora na renault do brasil que teve a ardua missao de usar e abusar de um pobre sandero rs racing spirit em track days — tres em interlagos um no extinto aic e outro no circuito dos cristais em curvelo/mg para colaborar no projeto dos franceses o processo teve ate mesmo a ajuda de ninguem menos que maurizio sandro sala piloto brasileiro que guiou praticamente todos os carros mais importantes do grupo c porsche 962c mazda 787b nissan r89c e do gt mclaren f1 gtr em suas seis participaçoes nas 24 horas de le mans infelizmente jamais saberemos para qual finalidade estes dados seriam usados mas veremos como este projeto secreto aconteceu a seguir narrado pelos brasileiros que participaram dela por meio das palavras do max loeffler o responsavel por executar o projeto no brasil leo contesini o projeto secreto da renaultsport por max loeffler era janeiro de 2019 quando recebi um e mail do chefe de engenharia do sandero rs da renault sport frança o e mail falava da necessidade de aquisitar coletar dados de usuarios comuns do sandero rs nos autodromos de interlagos e do extinto aic e me pedia ajuda com informaçoes sobre datas de track day nestes dois circuitos eu na epoca tinha acabado de me mudar pra sao paulo e trabalhava no departamento de design da renault mas por que diabos a renault sport me procuraria com um pedido destes com tantos engenheiros na renault pode parecer curioso este pedido a alguem do design para explicar isso vou retornar ao ano de 2014 antes do lançamento do sandero rs la no longinquo 2014 fiz meu primeiro contato com uma parte da equipe da renault sport o chefe de engenharia herve maillet e o engenheiro de equipamentos eric sueur durante as fases de desenvolvimento todas as peças exclusivas do sandero rs passaram pelas validaçoes industriais design atestando conformidade de shape de cor de textura e de harmonia por conta disso nasceu este primeiro contato com pessoas da renault sport que vieram ao brasil para entre outras coisas conseguir estas validaçoes design alguns anos depois por ocasiao da serie limitada racing spirit fui procurado novamente pela equipe rs para organizarmos uma nova sessao de validaçoes design foi quando recebemos novamente o time da renault sport no brasil nesta segunda vez porem tomei a iniciativa de propor um happy hour a eles caso tivessem alguma noite disponivel na agenda e comentei que gostaria de mostrar alguns renault de amigos varios clio com swap f4r alguns um verdadeiro tributo aos clio sport europeus para minha sorte eles aceitaram o convite fizemos entao um happy hour na lanchonete kharina do capanema em curitiba/pr um lugar com boas opçoes de cardapio e um estacionamento aberto e visivel de dentro da lanchonete um lugar para entusiastas contei com a presença de varios amigos purim medvid edu maia marchiori preiss e ate a presença ilustre do meu amigo internacional jose mendes vulgo juzekinha que era chefe de projeto design do sandero rs e veio de sao paulo para estreitar laços com o time da renault sport eric e herve [caption id= attachment_346249 align= aligncenter width= 2560 ] da esquerda para a direita bruno purim eu max eric sueur jose mendes thiago medvid marcio maia marcelo marchiori herve maillet eduardo siqueira e marcelo preiss[/caption] no estacionamento varios clio f4r alem do meu patinho feio no encontro o gol 1000 meio besta the half devil o pc#333 aqui do flatout todos os carros foram apresentados a dupla sem exceçao com direito a abertura de capo e um resumo do que eram os carros neste dia dentre as perguntas descobriram que nos gostavamos e participavamos de track days por aqui [caption id= attachment_346248 align= aligncenter width= 2560 ] foto meramente ilustrativa[/caption] em 2017 em uma ida para a frança a trabalho por conta de um seminario entrei em contato com o herve e consegui uma visita ao atelier da renault sport em um dia de agenda livre fomos muito bem recepcionados pelo time visitamos todo o departamento de engenharia almoçamos juntos e de sobremesa andamos no megane rs 280 que recem havia sido lançado nesta visita ficou claro que os caras tem gasolina nas veias sao entusiastas adoram o que fazem e ficou bem claro tambem que sao apaixonados pelo sandero rs o setup dinamico do sandero rs foi realizado foi la pela mesma equipe que desenvolveu o megane rs pude tambem conhecer pessoalmente o laurent piloto que bateu o recorde em nurburgring e foi esta proximidade entao o provavel motivo de eu ter sido procurado para fornecer as informaçoes sobre os proximos trackdays que ocorreriam em interlagos e no aic no primeiro semestre de 2019 voltando a 2019 respondi ao e mail com as datas dos track days mais proximos tanto em interlagos como no aic pois o objetivo era adquirir o maximo possivel de dados no primeiro semestre pronto tinha feito o dever de casa ao menos e o que eu pensava veio entao um segundo e mail e desta vez com algumas pessoas em copia e com um convite pra uma reuniao online na reuniao entendi que o pedido tinha virado um projeto com reunioes semanais de seguimento ja no primeiro contato me explicaram a ideia da aquisiçao seriam aquisiçoes em uso diario transito pesado se possivel e o maximo de aquisiçoes possiveis em track day em interlagos e no aic circuitos de referencia no desenvolvimento do rs jeitinho brasileiro a estrategia inicial seria o envio da frança de tres ou quatro data loggers com os softwares de aquisiçao configurados mas ja neste pedido inicial surgiu o primeiro problema o track day mais proximo ja seria no inicio de fevereiro e nos estavamos praticamente no meio de janeiro existia o risco de atraso extravio e mesmo bloqueio dos equipamentos na aduana o que comprometeria todo o planejamento com base nisso pedi uma semana para a equipe enquanto procurei o que seria possivel agilizar pelo brasil mesmo entrei em contato mais uma vez com meu querido amigo e comparsa marcio maia expliquei sobre o projeto e perguntei se eles nao teriam disponiveis os data loggers dos modelos usados pela renault pronto o maia ja estava tambem embarcado no projeto na reuniao seguinte confrontamos nossos data loggers com os deles atraves do modelo e de fotos e constatamos que tinhamos os mesmos equipamentos em seguida fizemos um teste de aquisiçao com a dona dos data loggers usando o software que a frança forneceu e voila tinhamos tres data loggers aptos para coletar os dados ja aqui no brasil apareceu entao um pedido da renault sport para que as sessoes de aquisiçao tivessem ao menos 20 minutos cada uma e em uso severo isto me deixou com uma pulga atras da orelha pedir para usuarios comuns para adquirir os dados talvez fosse facil pedir para usuarios para coletar dados em sessoes de 20 minutos de uso severo por outro lado era arriscado poderiamos ter alguma resistencia dos proprietarios com isso em mente procurei o departamento de comunicaçao da renault para viabilizar o emprestimo de algum rs da frota expliquei o intuito do projeto e para minha sorte a renault tinha acabado de descontinuar a serie racing spirit o que os impossibilitava de emprestar estes carros para jornalistas sendo assim consegui um sandero rs racing spirit por um periodo de tres meses com seus pouco mais de 4 000km no hodometro uma semana antes do primeiro track day neste tempo passei a usar o carro para aquisiçao cotidiana e tinha um carro para garantir que teriamos ao menos sessoes de 20 minutos em uso severo mas ai surgiram outras duvidas eu era totalmente inexperiente em interlagos apesar de conhecer o traçado pelos video games nunca tinha andado la e a realidade tende a ser bem diferente com todo o relevo da pista alem disso o sandero rs era um carro novo pra mim uma semana no transito do dia a dia em sao paulo nao era tempo nem local para me aclimatar aos limites do carro pedi ajuda entao ao meu irmao gus loeffler que voces conhecem do mothafocus e do passat gts que teve a ideia de convidar ninguem menos do que maurizio sandro sala para pilotar nosso sandero maurizio sala nao so aceitou o convite como tambem se dispos a me dar uma aula gratis sobre interlagos uma sorte para poucos [caption id= attachment_346241 align= aligncenter width= 1280 ] maurizio sala e gus loeffler[/caption] com isso partimos para o primeiro track day de aquisiçoes no dia 24 de fevereiro de 2019 organizado pela trs racing team nossa bateria seria de duas horas uma das ultimas do dia logo depois dos opalas acontece que era um dia de pista cheia com carros de varias categorias opalas acidente na pista oleo na pista tudo atrasou e nossa bateria nao poderia acompanhar o atraso por conta do horario limite do autodromo resumo nossa bateria de duas horas foi reduzida para uma hora entao dividimos nossa hora de bateria em seis partes a primeira e maior parte tocada pelo maurizio sala; a segunda ainda tocada pelo sala mas comigo de carona; a terceira invertida comigo dirigindo e com o sala de carona me dando tapa na mao; a quarta comigo sozinho a quinta com o gus sozinho e a sexta com o maia sozinho em resumo o maia praticamente nao andou fechou acho que duas voltas somente e de certa forma eu tambem nao no trecho em que fui sozinho eu errei marcha ja na segunda volta na hora de colocar sexta o carro entrou em modo de segurança e fui ate os boxes depois seguiu com o gus [caption id= attachment_346240 align= aligncenter width= 1280 ] em ordem de altura marcio maia gus augusto loeffler maurizio sala e max loeffler[/caption] apesar de um dia um pouco frustrante conseguimos adquirir nao so os dados do nosso carro como tambem do carro de mais duas pessoas e nenhum dono de rs se recusou a fazer sessoes de 20 minutos no fim do dia o uso mais severo constatado entre nosso carro com varios pilotos e os outros carros envolvidos acabou sendo na sessao com maurizio sala descobrimos ao final de todas as aquisiçoes 3x em interlagos 1x no aic e 1x em curvelo que foi a tocada suave do mestre sala que mais exigiu do carro em termica apesar disso e de ter dado somente duas voltas completas o melhor tempo do carro neste dia ficou com o mestre maia em 2 15 562 veio entao o segundo track day desta vez um endurance de quatro horas de pista e 74 voltas em interlagos numa quarta feira de cinzas em 6 de março de 2019 desta vez organizado pela crazy for auto nosso sandero foi simplesmente o carro que mais voltas fez neste track day pra quem duvidava da capacidade deste carro eu confirmo e um monstro em nenhum momento o carro arregou nao superaqueceu os freios nao apresentaram fading em nenhum momento mesmo considerando as freadas de final de reta um pouquinho pra la da placa dos 50 metros vindo lacrando de quinta a 180 km/h em relaçao a consumo cada tanque durou em media 25 voltas lembro que o carro foi pra pista 100% stock nada de mapa modificado nem geometria realizada rodamos com o carro exatamente como recebido pela renault nesta bateria de quatro horas desta vez so comigo e com o gus nos organizamos da seguinte forma eu entrava em pista de tanque cheio e entregava o carro para o gus com meio tanque para que ele o finalizasse reabasteciamos sempre com alcool e voltavamos para um novo ciclo em quatro horas de endurance consumimos tres tanques cheios de alcool so nao andamos mais pois o reabastecimento feito por gravidade e fora dos boxes tomava bons quinze ou vinte minutos em cada parada o melhor tempo do carro ficou com o gus na volta 48/74 do carro de 2 11 979 minha melhor volta ficou em 2 12 036 na volta 10/74 do carro isso mostra como e rapido ganhar confiança no rs tal o carro e na mao partimos entao para o terceiro track day em curitiba no hoje extinto aic organizado pelo friends track day antes da viagem uma revisao nos freios e uma necessaria troca de pastilhas para aguentar um novo track day afinal as pastilhas originais duraram quase 100 voltas em interlagos e mais o que ja havia rodado e continuava rodando em circuito urbano logo saindo de sao paulo com o gus ao volante percebemos o quanto o carro estava solto reativo ao pedal do acelerador em marchas mais pesadas quarta e quinta a sensaçao era de que estavamos em uma marcha mais baixa tal a força com que o carro respondia certamente as duas sessoes em interlagos deram uma boa descarbonizada no coraçao do sandero chegamos entao ao aic para mais uma sessao de tortura ao rs desta vez no dia 14 de abril de 2019 nos organizamos inicialmente da mesma forma que fizemos em interlagos; eu entrava em pista com o tanque cheio e largava o carro com meio tanque que era finalizado com o gus acabamos nao seguindo com o endurance pois choveu e nao faria mais sentido a aquisiçao que era de uso severo alem do risco maior de algum acidente apesar de ja conhecer o aic era hora de tentar entender os limites do carro naquela pista uma das curvas mais criticas no aic sempre foi o s de alta nas primeiras voltas estava entrando de quarta marcha quase em limite de giro e isto deixava o carro um pouco arisco ainda tentando me entender com ele passei a tentar entao de quinta com meio acelerador mas ja na volta seguinte estava fazendo de quinta com cano cheio nesta primeira sessao e com a calibragem que estavamos usando consegui andar melhor que o gus finda a primeira sessao tanque cheio novamente a situaçao se inverteu com o gus fazendo a melhor volta em 1 47 518 foi o melhor tempo entre os sandero rs original e outros nem tanto e o terceiro melhor sandero rs na pista os dois primeiros nada inocentes no aic assim como em interlagos o carro fechava a reta cortando de quinta marcha isso faz muito sentido quando se sabe que estes dois autodromos foram referencia para o desenvolvimento desta versao o retorno para sao paulo foi feito pelo gus sozinho eu acabei passando mais uns dias em curitiba logo que retornou ele partiu para o quarto e ultimo track day com o rs ja no dia 19 de abril de 2019 na terceira etapa do campeonato paulista de automobilismo o gus ainda nao sabia mas ele ja estava sofrendo com sintomas da dengue no dia do track day apesar da condiçao adversa de saude gus ainda conseguiu baixar mais um pouco a melhor volta dele e do carro em interlagos para 2 11 874 nada mau para um carro stock em paralelo a estas aquisiçoes fizemos outra especial em curvelo/mg com o mestre marcio maia na pilotagem mas com outro rs infelizmente nao tenho os dados de pista para compartilhar ao fim de toda essa aventura a sensaçao de dever cumprido todas as aquisiçoes feitas nao so pelo nosso rs mas por tantos outros que colaboraram permitindo que instalassemos os data loggers em seus carros aqui um agradecimento especial a fabio souza sp rafael rabitz cwb luis afonso sequinel cwb leonardo barreto cwb por colaborarem com as aquisiçoes alem obviamente do mestre maurizio sala marcio maia gus o gala e a glenda e ao caique da comunicaçao da renault pelo emprestimo do carro o que posso dizer sobre o carro que sentiremos saudades do ultimo esportivo pequeno de motor grande atmosferico e manual provavelmente o ultimo no mundo o fim de uma especie um carro valente que serve perfeitamente para o uso cotidiano e te permite ir para um track day onde quer que ele seja se divertir e voltar rodando ainda nao sabemos apreciar corretamente este carro desdenhado por muitos e amado pelos poucos sortudos que o conseguiram comprar o time de desenvolvimento da renault sport na frança e apaixonada pelo carro o tempo ainda ha de coloca lo no lugar certo da historia
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