FlatOut!
Image default
Sessão da manhã Vídeo

Não é só virar a chave: como se dá a partida em um Porsche 917

Você já conhece a história do 917K, o primeiro Porsche a vencer as 24 Horas de Le Mans, em 1970. O carro era um monstro, tinha um flat-12 de quase 600 cv e era tão impressionante que a gente costuma imaginá-lo visualmente maior e mais ameaçador do que ele realmente era. Mas dava muito trabalho acordá-lo, sabia?

Naquela época a injeção eletrônica ainda não era muito difundida, e o sistema de ignição não era confiável como hoje. Sendo assim, o simples ato de ligar o motor de 4,5 litros era uma tarefa árdua, que exigia uma precisa sequência de ações antes de finalmente ouvir o ronco estalado dos 12 cilindros refrigerados a ar. Duvida? Então assista isto:

Trata-se do Porsche 917 nº23 — sim, o carro vencedor de 1970 — sendo ligado durante o Goodwood Festival of Speed do ano passado. Antes de ligar o motor, de fato, o mecânico vira a chave algumas vezes para regular a pressão do óleo, e só depois aciona a ignição e as bombas de combustível. Para acelerar o processo, combustível é colocado direto nos corpos de borboleta individuais. Ainda é preciso deixar um pouco de combustível ser bombeado antes de virar a chave totalmente e, finalmente, dar a partida.

917-1 (1)

A preparadora/restauradora californiana Canepa, especializada em clássicos de corrida e de rua, está restaurando um legítimo 917 e decidiu compartilhar com o mundo os procedimentos necessários para a operação:

917-1 (1)

A recompensa é o ronco borbulhante da marcha lenta — pelo qual dá para perceber como a mistura é gorda/rica nos primeiros minutos, com o motor ainda frio — acompanhado das chamas cuspidas pelas saídas de escapamento (espetáculo que fica ainda melhor à noite). Uma vez aquecido e girando alto, contudo, o flat-12 berra como um animal selvagem raivoso — e deve ser ensurdecedor ao vivo.

Nunca vamos nos cansar de admirar o 917, e você também não deveria.

917 (3)