FlatOut!
Image default
Sessão da manhã Vídeo

Não é só virar a chave: como se dá a partida em um Porsche 917

Você já conhece a história do 917K, o primeiro Porsche a vencer as 24 Horas de Le Mans, em 1970. O carro era um monstro, tinha um flat-12 de quase 600 cv e era tão impressionante que a gente costuma imaginá-lo visualmente maior e mais ameaçador do que ele realmente era. Mas dava muito trabalho acordá-lo, sabia? Naquela época a injeção eletrônica ainda não era muito difundida, e o sistema de ignição não era confiável como hoje. Sendo assim, o simples ato de ligar o motor de 4,5 litros era uma tarefa árdua, que exigia uma precisa sequência de ações antes de finalmente ouvir o ronco estalado dos 12 cilindros refrigerados a ar. Duvida? Então assista isto: Trata-se do Porsche 917 nº23 — sim, o carro vencedor de 1970 — sendo ligado durante o Goodwood Festival of Speed do ano passado. Antes de ligar o motor, de fato, o mecânico vira a chave algumas vezes para regular a pressão do óleo, e só depois aciona a ignição e as b