Imagine se você tivesse em sua fábrica um motor V8 supercharged de 717 cv. Você não encontraria uma desculpa para usá-lo em tudo o que pudesse? Pois é isso o que a FCA está fazendo com o motor Hellcat. Depois de usá-lo no Challenger, no Charger, no Wrangler e, em breve, no Grand Cherokee, a Chrysler agora decidiu colocar o motor em uma picape Ram 1500. E embora você esteja pensando em algo como a RAM SRT10, eles não fizeram o negócio para lixar asfalto, mas sim para andar fora da estrada.
Seu nome é Rebel TRX, e ela é equipada com o motor V8 de 6,2 litros sobrealimentado que costumamos chamar de Hellcat. Contudo, para não criar uma chuva de cascalho e lama, a RAM precisou dar um tapa no gato infernal, e por isso ele não produz mais todos aqueles 717 cv, e sim 583 cv — são quase 600 cv, você não vai reclamar, vai? A força é enviada para as rodas através do câmbio automático de oito marchas (adivinhe qual?) e um diferencial traseiro eletrônico. A picape também é equipada com o 4×4 Performance Control System da RAM, o sistema de modos de condução que a marca adota em suas picapes. São quatro modos de condução, Normal, Wet/Snow, Off-Road e o insano “Baja”, que permite velocidades superiores a 150 km/h sobre terreno instável.
Obviamente tudo isso depende de bons pneus, uma nova suspensão e alguma proteção. O chassi original permaneceu inalterado, mas recebeu uma skidplate na dianteira e uma nova suspensão com braços de controle dianteiros especiais, amortecedores de bypass interno (um sistema de fluido recirculante que otimiza o amortecimento) nas quatro rodas e novas molas para uso off-road. Com essas mudanças a suspensão ganhou um curso de 33 cm nas quatro rodas e espaço suficiente para os pneus de 37 polegadas. Os freios são dignos de carros esportivos: discos de 381 mm na dianteira, 355 mm na traseira e pinças de seis pistões.
A carroceria foi alargada em 15 cm com os novos para-lamas necessários para comportar os enormes pneus. O capô ganhou um scoop no topo para arrefecer o motor e abrir espaço para o compressor. Na traseira foi instalado um santo-antônio e um par de pneus sobressalentes, além de uma barra de LED no topo. As saídas de escape foram reposicionadas nas laterais, logo atrás das portas traseiras.
No lado de dentro o acabamento parece ter vindo dos modelos Hellcat produzidos em série: os bancos usam couro e camurça, e têm cintos de seis pontos. Também há detalhes de fibra de carbono no painel e as portas usam tiras no lugar das maçanetas internas.
Agora a má notícia: a Rebel TRX é apenas um conceito. Mas… a Ram disse que irá estudar a receptividade da picape para definir se irá produzir uma versão de série ou não. O que vocês acham: sim ou sim?