FlatOut!
Image default
Notícias

Não seria legal se a Chrysler colocasse o motor Hellcat em uma picape? Pois eles acabaram de fazer isso

Imagine se você tivesse em sua fábrica um motor V8 supercharged de 717 cv. Você não encontraria uma desculpa para usá-lo em tudo o que pudesse? Pois é isso o que a FCA está fazendo com o motor Hellcat. Depois de usá-lo no Challenger, no Charger, no Wrangler e, em breve, no Grand Cherokee, a Chrysler agora decidiu colocar o motor em uma picape Ram 1500. E embora você esteja pensando em algo como a RAM SRT10, eles não fizeram o negócio para lixar asfalto, mas sim para andar fora da estrada.

Seu nome é Rebel TRX, e ela é equipada com o motor V8 de 6,2 litros sobrealimentado que costumamos chamar de Hellcat. Contudo, para não criar uma chuva de cascalho e lama, a RAM precisou dar um tapa no gato infernal, e por isso ele não produz mais todos aqueles 717 cv, e sim 583 cv — são quase 600 cv, você não vai reclamar, vai? A força é enviada para as rodas através do câmbio automático de oito marchas (adivinhe qual?) e um diferencial traseiro eletrônico. A picape também é equipada com o 4×4 Performance Control System da RAM, o sistema de modos de condução que a marca adota em suas picapes. São quatro modos de condução, Normal, Wet/Snow, Off-Road e o insano “Baja”, que permite velocidades superiores a 150 km/h sobre terreno instável.

Ram Rebel TRX Concept

Obviamente tudo isso depende de bons pneus, uma nova suspensão e alguma proteção. O chassi original permaneceu inalterado, mas recebeu uma skidplate na dianteira e uma nova suspensão com braços de controle dianteiros especiais, amortecedores de bypass interno (um sistema de fluido recirculante que otimiza o amortecimento) nas quatro rodas e novas molas para uso off-road. Com essas mudanças a suspensão ganhou um curso de 33 cm nas quatro rodas e espaço suficiente para os pneus de 37 polegadas. Os freios são dignos de carros esportivos: discos de 381 mm na dianteira, 355 mm na traseira e pinças de seis pistões.

Ram Rebel TRX Concept

A carroceria foi alargada em 15 cm com os novos para-lamas necessários para comportar os enormes pneus. O capô ganhou um scoop no topo para arrefecer o motor e abrir espaço para o compressor. Na traseira foi instalado um santo-antônio e um par de pneus sobressalentes, além de uma barra de LED no topo. As saídas de escape foram reposicionadas nas laterais, logo atrás das portas traseiras.

gallery-1475160499-cn016-018rmat498inuq4c1p5its3iafd8m0b

No lado de dentro o acabamento parece ter vindo dos modelos Hellcat produzidos em série: os bancos usam couro e camurça, e têm cintos de seis pontos. Também há detalhes de fibra de carbono no painel e as portas usam tiras no lugar das maçanetas internas.

Agora a má notícia: a Rebel TRX é apenas um conceito. Mas… a Ram disse que irá estudar a receptividade da picape para definir se irá produzir uma versão de série ou não. O que vocês acham: sim ou sim?