em 1984 nigel mansell morava em por erin uma pequena cidade no sul da ilha de man — sim o mesmo territorio onde ocorre a famosa tourist trophy de isle of man corrida de motos realizada em um dos mais brutais circuitos de rua do planeta o piloto britanico passou 11 anos de sua carreira na formula 1 morando no vilarejo onde era um policial voluntario quando nao estava na pista serio e ele devia ser o policial voluntario mais descolado do mundo sabe por que por que logo que foi morar em isle of man mansell comprou um audi quattro e vai dizer que ate mesmo o piloto mais tiozao da formula 1 nao se tornaria um cara descolado com um especial de homologaçao do grupo b na garagem o audi quattro voce deve conhecer — andamos falando nele bem recentemente por aqui na primeira parte da lista com os widebody mais incriveis do planeta e vai ter parte 2 claro ele surgiu em 1980 como uma versao esportiva do audi 80 cupe e com traçao integral virou o mundo do rali de cabeça para baixo — em 1982 todos os carros que competiam no wrc o mundial de rali tinham traçao traseira depois de seu titulo naquele ano a traçao traseira tornou se crucial para ter um carro de rali competitivo entao qualquer um que compre um audi quattro e alguem que merece respeito o audi quattro de nigel mansell e um exemplar 1984 — ele o comprou novo em 13 de junho de 1984 e de acordo com a silverstone auctions provavelmente o vendeu pouco antes de entrar para a williams ou seja em 1985 — ano em que conquistou sua primeira vitoria o grande premio da europa disputado em brands hatch no reino unido a silverstone auctions leiloou o carro durante o silversone classic 2016 que aconteceu no dia ultimo dia 30 no circuito de silverstone a casa de leiloes estimava um valor de arremate entre £ 25 mil e £ 30 mil ou algo entre r$ 108 mil e r$ 130 mil em conversao direta no fim das contas ele alguem o levou para casa por £ 26 438 ou r$ 114 861 nao se sabe muito mais a respeito do periodo no qual mansell ficou com o quattro que foi registrado com a placa 1 dwp mas uma coisa e certa se um carro e bom o bastante para nigel mansell compra lo zero quilometro certamente e bom o bastante para voce ou ate bom demais sendo um exemplar 1984 o quattro de mansell tinha acabado de receber uma pequena atualizaçao no visual do interior com linhas mais modernas no painel — que trazia um cluster digital de lcd na cor verde introduzido em 1983 o motor era um cinco cilindros turbo de 2 1 litro com cabeçote de dez valvulas e 200 cv era o bastante para chegar aos 100 km/h em 7 1 segundos com maxima superior a 220 km/h o motor era acoplado a uma caixa manual de cinco marchas e ainda havia o sistema de traçao integral permanente quattro assim mesmo com q e nao q garantindo um carro de excelente dinamica mansell deve ter aproveitado bem o brinquedo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112502 112504 ] depois que o piloto britanico de f1 se desfez do carro sua historia fica um tanto obscura sabe se que o carro teve outros cinco donos depois de nigel mansell todos no reino unido onde o carro foi registrado pela primeira vez em fevereiro de 1985 a silverstone auctions tambem descobriu que em junho de 1993 o carro recebeu a placa a154 dwp que ostenta hoje e que em abril de 1995 uma seguradora declarou a perda total do audi quattro justificada pelo roubo de componentes do carro a seguradora acredita que os componentes roubados eram de menor importancia visto que o bloco original e os bancos do carro ainda sao os originais de fabrica o carro tambem tem a suspensao 20 mm mais baixa e as rodas de 8 de largura introduzidas em março de 1984 quando mes no qual o quattro foi fabricado de qualquer forma o carro continuou rodando ate 2003 a partir dai ficou encostado por oito anos ate ser comprado por seu ultimo proprietario registrado em novembro de 2011 de acordo com a agencia de leiloes o dono tinha uma oficina de restauraçao de carrocerias e bons contatos tento fabricado e adquirido componentes novos para uma cuidadosa restauraçao o motor tambem recebeu atençao especial com um novo viabrequim coletor de escape dialynx embreagem e volante do motor novos radiador e intercooler recuperados sistema de escape milltek sport de aço inox e componentes internos substituidos a suspensao tambem foi refeita com novas buchas suportes e balljoints estima se que so em componentes mecanicos foram gastos £ 15 000 ou pouco mais de r$ 65 mil em conversao direta o interior tambem envelheceu muito bem ainda que tenha recebido o volante de um audi quattro pos 1989 outra modificaçao estetica sao as rodas — as originais foram trocadas por um jogo de ronal r8 de 15x8 polegadas no mais estamos falando de um carro muito bem preservado para seus mais de 186 mil km marcados no hodometro o carro ainda acompanhava o documento de registro original no nome de nigel mansell alem de um recibo de pagamento de imposto tambem em nome do piloto certamente o novo dono deste audi quattro levou para casa um belo pedaço de historia da formula 1 de certo modo — e tambem uma bela maquina para acelerar por ai so desejamos que cuide bem dela e nao a deixe parada em alguma coleçao
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.