neste ultimo fim de semana a cosworth divulgou um teaser enigmatico que exibia apenas a silhueta dos gemeos toyobaru sob o codigo do motor boxer 2 0 da subaru — fa 20 deixando claro que prepara algo para o cupe brz ainda que as marcas nao tenham divulgado detalhes sobre o que ha por vir a simples junçao dos nomes cosworth e subaru na mesma frase foi suficiente para deixar metade do universo gearhead com crises de ansiedade por isso decidimos aproveitar esse momento que antecede o nascimento de um desses carros para relembrar os melhores carros de rua da preparadora a historia da cosworth começa na inglaterra em 1958 preparando motores para competiçoes de monopostos leves em 1963 seus motores estrearam na formula 1 equipando os carros da stebro com um quatro em linha de 1 5 litro de 110 cv um motor pequeno e discreto mas que conseguiu levar a obscura equipe canadense ao setimo lugar do gp dos eua daquele ano a partir do surgimento do motor double four valve dfv baseado no bloco v8 da ford a cosworth obteve 176 vitorias na categoria e tornou se a segunda maior vencedora de gps da formula 1 atras somente dos motores ferrari que contabilizam 211 gps vitoriosos e 16 temporadas a mais a trajetoria nas pistas seria suficiente para torna la uma lenda automotiva mas felizmente seu know how pode ser visto em algumas raras maquinas liberadas para as ruas a serie rs da ford talvez seja a maior vitrine civil da marca a parceria começou em 1959 quando a cosworth preparou o motor ford kent dos sedas cortina desde entao cada ford de rali e suas versoes de rua para homologaçao foram movidos por um cosworth os mais famosos dessa linhagem sao o sierra rs200 cosworth o pequeno rs200 e o escort rs cosworth rs200 em 1980 a ford planejava inscrever uma versao ultra radical de traçao traseira do escort para disputar o grupo b mas uma serie de problemas durante o desenvolvimento fizeram marca desistir do rs1700t como ele seria chamado em 1983 para nao desperdiçar os tres anos de desenvolvimento a marca decidiu aproveitar o que ja estava pronto para fazer um novo projeto desta vez com traçao integral para encarar peugeot 205 e audi quattro o resultado foi o rs200 um modelo inedito feito sobre chassi tubular com motor 1 8 turbo desenvolvido pela cosworth e carroceria de fibra de vidro produzida pela reliant sim a fabricante britanica criadora do robin o 1 8 cosworth tinha 250 cv na versao de rua e com apenas 1 050 kg ele era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6 segundos mas a velocidade maxima batia em apenas 225 km/h em sua versao de competiçao chegou a ter mais de 450 cv e o tempo de aceleraçao baixava para incriveis 3 2 segundos como varios outros modelos do grupo b o rs200 tornou se um carro de rua devido a exigencia de uma produçao minima de 200 unidades feita pela fia para homologaçao [youtube id= ldce4fjvhou width= 620 height= 350 ] para 1987 a ford planejava uma nova versao do carro com potencia entre 550 e 850 cv conhecida como evolution mas o fim do grupo b cancelou os planos de evoluçao do modelo contudo 24 dos 200 rs200 de rua foram transformados em modelos evolution e sao capazes de acelerar de zero a 100 km/h em pouco mais de 2 segundos sierra rs cosworth o sierra cosworth foi criado para homologar o modelo no grupo a da fia a pedido do diretor da ford motorsports europe stuart turner turner havia trabalhado na divisao de automobilismo da marca nos eua e foi um dos principais responsaveis pela criaçao do gt40 e do ford cosworth dfv o famoso motor da f1 para criar o rs cosworth a ford recorreu a sua parceira cosworth para trabalhar o motor do carro a pedido da marca ele seria um 2 0 de 180 cv mas a cosworth so aceitaria um contrato para produzir 15 000 motores no minimo e eles nao teriam menos de 207 cv a ford topou e em 1985 nasceu o sierra rs cosworth lançado como modelo 1986 na epoca seu 2 0 turbo tornou se o primeiro motor de um carro produzido em serie a produzir mais de 100 cv por litro deslocado ainda em 1987 a ford lançou a versao rs500 limitada a 500 unidades em uma tentativa de tornar o carro imbativel nas pistas eles foram convertidos de rs para rs500 pela aston martin tickford um divisao especializada em conversoes de veiculos que pertencia a aston martin na epoca os rs500 tinham turbina e intercooler maiores suspensao retrabalhada e um spoiler adicional sob o famoso aerofolio whale tail a potencia subiu para 226 cv que levavam o carro de zero a 100 km/h em 6 2 segundos e a velocidade maxima de 240 km/h escort cosworth o escort rs cosworth e seu inconfundivel aerofolio traseiro duplo foram um dos maiores icones esportivos do inicio dos anos 1990 inicialmente lançado para mais uma vez homologar o modelo para o wrc ele nao era exatamente um escort e sim uma versao do carro de rali que era baseado no sierra relativamente amansada para as ruas relativamente porque ele mantinha o sistema de traçao integral e seu motor 2 0 gerava 227 cv de potencia o rs cosworth fazia de zero a 100 km/h em 5 7 segundos e seguia ganhando velocidade ate atingir a maxima de 237 km/h [youtube id= ageymxbpgb4 width= 620 height= 350 ] entre 1992 e 1996 foram produzidos apenas 7 145 exemplares mas apenas os primeiros 2 500 serviram a homologaçao da fia e usavam turbina garrett t3/t04b e nao tinham acessorios de conveniencia como teto solar e nem mesmo isolamento acustico os modelos seguintes foram lançados no fim de 1994 e usavam turbina garrett t25 que era menor e gerava menos turbo lag a ford trouxe dois desses modelos ao brasil para exibiçao no salao do automovel e testes em revistas especializadas mercedes benz 2 3 16 e 2 5 16 na decada de 1980 a mercedes decidiu preparar um carro de 320 cv para disputar os ralis no hoje extinto grupo b substituindo seus imensos coupes da classe sl a ideia era usar como base o novo 190e com seu motor de quatro cilindros e 2 3 litros que desenvolvia 140 cv e os alemaes acharam que seria uma boa ideia pedir aos criadores do motor dfv uma ajuda para desenvolver o powertrain do seu novo bolido usando o bloco do motor m102 original dos 190e o engenheiro mike hall criou um cabeçote de comando duplo de valvulas com 16 valvulas as maiores que couberam na camara de combustao acionadas por tuchos fabricados em peça unica os cabeçotes eram fundidos pelo metodo coscast no qual a liga metalica derretida nao era derramada sobre o molde e sim injetada sob pressao tornando a liga mais resistente os pistoes de cabeça plana levavam a compressao a uma razao de 10 5 1 e a medida sobrequadrada dos cilindros 95 5 mm de diametro e 80 25 mm de curso permitiam que o motor girasse a 7 000 rpm mas durante o processo a concorrente audi lançou o quattro com a inovadora traçao integral ciente da lavada que se arriscaria a tomar a marca desistiu do 190 e de rali mas resolveu levar adiante um projeto para competir no dtm o campeonato alemao de turismo mais uma vez para homologar o modelo na categoria era preciso lançar o carro no mercado dai surgiu o 190 2 3 16 cosworth em 1984 uma versao mais pacifica para as ruas com 185 cv tinha velocidade maxima de 235 km/h e acelerava de zero a 100 km/h em 7 5 segundos um dos eventos publiciarios do lançamento do carro foi uma corrida em nurburgring com gente como stirling moss alain prost niki lauda e o jovem ayrton senna guiando modelos identicos em 1988 a mercedes substituiu o motor 2 3 por um 2 5 que elevou a potencia para 200 cv nas versoes de rua equipadas com catalisador ha quem diga que os 2 5 nao foram desenvolvidos pela cosworth mas o fato e que a mercedes nao divulgava o fato de seu seda bem sucedido nas pistas usava um cabeçote produzido por uma companhia britanica alem disso os cabeçotes fundidos pelo metodo coscast tinham a marca do processo gravada no metal e a cosworth tambem tem registrado os codigos desses cabeçotes em seus arquivos opel vectra gsi astra gte e calibra no brasil ha uma lenda sobre os motores c20xe que equiparam os chevrolet calibra e o vectra gsi trazidos da europa no começo da decada de 1990 uns dizem que eles foram desenvolvidos pela cosworth e apenas fabricados pela opel enquanto outros falam que os cabeçotes desses motores sao cosworth e o bloco opel a segunda versao e a mais correta embora nao totalmente o motor c20xe foi desenvolvido por um engenheiro da opel chamado fritz indra para ser usado pelo departamento de competiçoes da marca a cosworth foi envolvida para produzir o cabeçote usando o metodo coscast acontece que somente os modelos produzidos entre 1988 e 1991 usavam o cabeçote coscast identificados pela marca coscast proximo a terceira porta de escape do cabeçote abaixo a partir de 1992 o cabeçote passou a ser fabricado pela opel estreando no astra gsi e mais tarde nos vectra gsi e calibra esses cabeçotes tinham pequenas diferenças de projeto em relaçao aos coscast alem de serem fundidos pelo metodo tradicional como o c20xe foi um motor adotado em carros produzidos em grande volume dificilmente algum dos modelos importados acabou equipado com um cabeçote coscast tres ou quatro anos depois do encerramento da parceria com a cosworth subaru impreza sti cs400 em 2010 a subaru anunciou uma parceria tao surpreendente quanto improvavel com a cosworth pra produzir uma versao especial do ja especial impreza sti apenas 75 unidades do sti receberam o sobrenome britanico que deu ao motor 2 5 turbo um aumento de potencia para 400 cv com turbo maior nova admissao e reprogramaçao da ecu o impreza cossie tambem recebeu uma serie de upgrades na dinamica que incluiram novas pinças de freio de quatro pistoes amortecedores bilstein e molas eibach com mais carga que as originais a aceleraçao era de absurdos 3 7 segundos e a velocidade maxima limitada eletronicamente a 250 km/h
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