no dia 30 de julho de 1978 nelson piquet souto maior estava a pouco mais de duas semanas de completar 26 anos de idade naquele dia o piloto brasileiro alinhava para sua primeira corrida na formula 1 ninguem podia dizer ainda mas ele se tornaria o primeiro brasileiro a se tornar tricampeao mundial — e um dos 10 maiores campeoes da categoria bem tudo tem um começo nao nelson piquet nasceu em 17 de agosto de 1952 na cidade do rio de janeiro mas sua familia mudou se para a brasilia a entao recem inaugurada capital brasileira em 1960 assim piquet passou boa parte da infancia e da juventude nas ruas largas e vazias da nova capital nacional foi uma escola muitas ruas muito espaço poucos carros pouca gente e pouca patrulha no asfalto recem curado de brasilia piquet digamos exercitou suas habilidades https //www youtube com/watch v=ripvdotni6q o pai do futuro piloto era estacio gonçalves souto maior medico e entre 1961 e 1962 foi ministro da saude no governo de joao goulart nelson começou a jogar tenis aos 11 anos de idade e jogava bem chegando a vencer alguns campeonatos no brasil e recebendo um convite para jogar nos eua com direito a uma bolsa de estudos em atlanta alem de aprender ingles nelson tambem chegou a conclusao de que o tenis nao tinha emoçao o suficiente especialmente depois de voltar ao brasil e disputar provas de kart seu pai nao gostava da ideia e queria que nelson seguisse a carreira de tenista profissional havia motivos compreensiveis seus dois irmaos mais velhos alexis e geraldo ja tinham se envolvido em acidentes alexis bateu durante uma corrida e geraldo sofreu uma queda de moto e machucou a cabeça por isso em seus primeiros anos nas pistas ele usava o sobrenome da mae clotilde piquet assinado como piket para esconder sua identidade como pretexto para viver fora de casa atras dos carros ele se matriculava em todos os cursos que encontrava quando o pai de nelson descobriu o que o filho andava fazendo disse a ele que jamais daria um centavo para ajuda lo na carreira de piloto aos 19 anos nelson piket conquistou seu primeiro titulo no campeonato estadual de kart de brasilia em 1971 e 1972 ele foi campeao brasileiro de kart mas a falta de apoio financeiro da familia lhe obrigou a financiar se por seus proprios meios se quisesse seguir carreira assim em 1974 nelson piquet abandonou a faculdade de engenharia mecanica no segundo ano para ir trabalhar em uma oficina — a famosa camber de alex dias ribeiro sim aquele alex dias ribeiro ao lado de roberto pupo moreno sim aquele roberto pupo moreno [caption id= attachment_321224 align= aligncenter width= 1002 ] alex dias ribeiro na camber[/caption] foi nessa epoca que ele participou do seu primeiro gp de f1 uma prova extra calendario que inaugurou o autodromo de brasilia e claro que aos 22 anos ele nao pilotou foi mecanico de carlos reutemann a quem superaria sete anos depois para ganhar seu primeiro titulo na f1 [caption id= attachment_321221 align= aligncenter width= 1290 ] piquet moreno e o brabham bt44 de carlos reutemann[/caption] ainda naquele ano ele começou a competir em provas de formula super vee categoria para monopostos com motor vw boxer 1600 e fez contatos que ajudaram a alavancar sua carreira o mecanico ronni rossi que lhe fornecia peças o advogado eduardo prado que lhe prometeu patrocinio caso o piloto conquistasse o titulo naquele ano e emerson fittipaldi campeao de formula 1 em 1972 e 1974 fittipaldi aconselhou piquet a mudar se para a europa tentar a sorte por la em 1977 com o dinheiro dos patrocinadores contado embarcou no aviao para disputar a formula 3 europeia [caption id= attachment_195300 align= aligncenter width= 1484 ] nelson piquet na largada da etapa de brands hatch da formula 3 britanica[/caption] das 14 corridas na temporada nelson piquet venceu duas e seu desempenho geral foi suficiente para ficar com o terceiro lugar na classificaçao geral atras apenas do italiano piercarlo ghinzani e do sueco anders olofsson mesmo morando em um onibus como contou ao jornal canadense the montreal gazette em 1981 meu carro ficava guardado atras do onibus eu tinha uma cama no fundo e uma geladeira na frente dizia piquet o piloto brasileiro seguia firme para construir sua reputaçao experiencia era fundamental e a estreia na europa lhe permitiu conhecer melhor muitos dos circuitos que recebiam a formula 1 em 1978 ele passou a competir na circuito britanico de formula 3 que tinha mais visibilidade o que era perfeito pois piquet venceu oito das 17 corridas seis delas em sequencia e sagrou se campeao em solo internacional pela primeira vez nelson piquet quebrou o recorde de vitorias em uma unica temporada que pertencia a sir jackie stewart vencedor de sete corridas na ediçao de 1964 da formula 3 britanica foi o suficiente para que ele começasse a ser notado pela elite do automobilismo o que lhe abriu os portoes da formula 1 tres equipes britanicas entraram em contato com nelson piquet para lhe oferecer uma chance a mclaren a bs fabrications que competia usando carros fabricados pela mclaren e a ensign racing foi esta ultima que fez a proposta mais interessante a piquet um lugar no grande premio da alemanha de 1978 em hockenheim 11ª das 16 corridas da temporada a ensign racing era uma equipe pequena que havia estreado em 1973 bancada por um piloto pagante rikky von opel que como curiosidade era bisneto de adam opel fundador da fabricante que leva seu sobrenome a ensign jamais venceu uma prova nos dez anos em que competiu na formula 1 abandonando a categoria apos a temporada de 1982 e para falar a verdade a estreia de nelson piquet na equipe definitivamente nao saiu como esperado com um carro apenas razoavel o ensign n177 que era movido por um v8 cosworth dfv como a maioria dos monopostos no grid mas sofria com aerodinamica fraca nelson piquet classificou se na 21ª posiçao era uma temporada disputada a lotus estava em seu auge com mario andretti e ronnie peterson na ponta e niki lauda na brabham estava na terceira posiçao emerson fittipaldi com sua propria equipe largou em decimo havia ainda alan jones na sexta posiçao pela williams e james hunt largando em oitavo pela mclaren a corrida começou bem para peterson que ultrapassou o colega andretti logo na primeira volta mas andretti logo recuperou o posto no quinto giro logo atras niki lauda e alan jones alternavam o terceiro e o quarto lugares ate que o motor de lauda parou de funcionar na 11ª volta jones teve de abandonar a corrida na volta 31 depois de um problema com o sistema de injeçao james hunt deixou a corrida depois de entrar em nos pits pelo lugar errado ronnie peterson saiu na volta 36 por problemas no cambio assim um a um os favoritos foram deixando a prova bom para nelson piquet que manteve ritmo constante e subia posiçoes sempre que um colega abandonava a corrida obviamente ele nao esperava uma vitoria aquela altura sua estrategia era acumular horas de voo e ao menos terminar sua primeira corrida mas nao deu o motor do ensign n177 ja nao ia bem havia algum tempo e abriu o bico na volta 32 com piquet na 12ª posiçao e apenas 16 carros na pista dos 24 que largaram dito isto apesar de nao terminar a prova nelson mostrou que era um piloto promissor nao fosse sua quebra ele poderia ter terminado entre os dez primeiros o que seria um grande feito para um piloto em sua primeira corrida na formula 1 nas tres corridas seguintes da temporada de 1978 os grandes premios da austria em osterreichring; da holanda em zandvoort; da italia em monza piquet conduziu o mclaren m23 da bs fabrications ele nao pontuou mas atraiu a atençao de bernie ecclestone que na epoca era o dono da equipe da brabham e apressou se em contratar o brasileiro para a ultima prova do ano o gp do canada no circuito da ile notre dame em montreal piquet correria com um terceiro carro ao lado do britanico john watson e de niki lauda foi a primeira vez de nelson piquet em uma equipe de primeiro escalao na qual ele conquistou o 11º lugar e garantiu um posto fixo para o ano seguinte tomando o lugar de john watson a decisao foi unanime na cupula da brabham ecclestone contratou nelson piquet com o apoio de herbie blash o diretor da equipe e de gordon murray que na epoca era o projetista da brabham em todo lugar na vida voce encontra vencedores e perdedores nelson que vencer disse ecclestone na epoca ele tem ambiçao e capacidade muitas pessoas tem capacidade mas nao tem ambiçao com a primeira aposentadoria de lauda entre 1980 e 1981 piquet assumiu o posto de primeiro piloto da equipe terminando o campeonato de 1980 como vice campeao e faturando seu primeiro titulo no ano seguinte o resto como dizem e historia uma historia que todos conhecemos bem
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