FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Nem sempre os limpadores de para-brisa ficam… no para-brisa

Desde criança, sempre que entrava em um Fiat Uno, uma coisa me incomodava: o limpador de para-brisa único no meio, em vez de um de cada lado, como todos os outros carros. Imaginava o esforço extra que o limpador solitário tinha de fazer para limpar o enorme para-brisa do Uno, enquanto os dois pequenos "rodinhos" do Fusca, por exemplo, pareciam ter muito mais facilidade para varrer a água do pequeno visor dianteiro. Era questão de custo: um limpador, mesmo maior, custa menos que um par. E, posicionado bem no centro do para-brisa, tinha uma área de atuação bem generosa. E, obviamente, limpadores de para-brisa não precisam fazer esforço – eles são movidos por um motor. Eu achava esquisito, hoje em dia sei que até faz sentido. E alguns supercarros até utilizam limpadores de para-brisa únicos por questões de estética e aerodinâmica. Veja o McLaren F1 e seu limpador único, por exemplo. Com o motorista sentado no m