desde criança sempre que entrava em um fiat uno uma coisa me incomodava o limpador de para brisa unico no meio em vez de um de cada lado como todos os outros carros imaginava o esforço extra que o limpador solitario tinha de fazer para limpar o enorme para brisa do uno enquanto os dois pequenos rodinhos do fusca por exemplo pareciam ter muito mais facilidade para varrer a agua do pequeno visor dianteiro [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= os carros japoneses do gt40 ] era questao de custo um limpador mesmo maior custa menos que um par e posicionado bem no centro do para brisa tinha uma area de atuaçao bem generosa e obviamente limpadores de para brisa nao precisam fazer esforço eles sao movidos por um motor eu achava esquisito hoje em dia sei que ate faz sentido e alguns supercarros ate utilizam limpadores de para brisa unicos por questoes de estetica e aerodinamica veja o mclaren f1 e seu limpador unico por exemplo com o motorista sentado no meio nao poderia ser de outro jeito o que e esquisito de verdade limpadores nas janelas laterais o pessoal da road and track foi quem topou com esta variedade pouco ortodoxa de limpador que começou a aparecer no japao no fim dos anos 80 depois de dar uma olhada chegamos a conclusao so podia ser jdm mesmo todays seriously you re kidding jdm car feature is the front side window wiper as optional on the toyota mark ii pic twitter com/nkenyqwbro — chris haining @roadworkuk 22 de janeiro de 2018 o tuite citado pela road and track ja comentamos a respeito em outros posts mas nao custa relembrar nos anos 80 a economia japonesa era movida pelo otimismo as condiçoes financeiras do arquipelago melhoraram sensivelmente depois da segunda guerra mundial especialmente entre 1954 e 1972 periodo que ficou conhecido como o milagre economico japones a partir de 1973 o crescimento diminuiu mas continuou acontecendo em um ritmo mais lento e estavel durou ate 1992 quando ocorreu o estouro da bolsa de valores japonesa e como resultado iniciou se um periodo de recessao que durou ate o fim da decada passada [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o caso e que no fim dos anos 80 a tendencia ainda era gastar dinheiro no japao e isto incluia claro a industria de automoveis nao foi por acaso que foi exatamente nesta epoca que surgiram alguns dos carros mais ousados da historia do japao como o subaru alcyone svx a mini picape suzuki mighty boy e o toyota sera so para citar tres que apareceram recentemente aqui no flatout e foi exatamente a toyota que surgiu com a ideia de colocar limpadores na janelas laterais os side wipers oferecidos como opcional no toyota cresta de 1988 e a propria existencia do cresta era uma extravagancia da epoca ele era uma versao de luxo do toyota mark ii de sexta geraçao vendido em uma rede de concessionarias especiais chamada toyopet voltada apenas para carros de luxo havia tambem o toyota chaser um mark ii com apelo mais esportivo comercializada apenas na rede toyota auto store como ja falamos aqui no flatout nos anos 80 virou moda entre as fabricantes japonesas dividir suas concessionarias submarcas com nomes e apelos de mercado diferente tudo porque na epoca havia dinheiro sobrando pois bem sendo a versao mais luxuosa do mark ii era natural que o cresta recebesse os opcionais mais extravagantes e por alguma razao a toyota achou que os clientes mais abastados fariam questao de ter seus vidros laterais equipados com limpadores detalhe o sistema incluia lavadores para os vidros laterais que ficavam embutidos nos retrovisores externos e como podemos ver funcionava desconheciamos tal opçao e descobrimos que o mark ii da geraçao anterior tambem tinha limpadores exoticos em sua versao perua em vez de apenas um o vigia traseiro tinha dois limpadores agora se for para incluir exemplos de fora do japao a lista de excentricidades cresce bastante lembra do limpador de para brisa unico do fiat uno e do mclaren f1 veja so dois superesportivos pois o lamborghini countach tinha um limpador 2 em 1 com uma palheta principal maior e uma palheta menor para a parte inferior aumentando a area de varredura [youtube id= vtksj3tjt5a width= 620 height= 350 ] ja o jaguar e type o austin healey sprite e o toyota fj cruiser nao acham um e pouco dois e bom e tres e demais os esportivos britanicos e o suv retro da toyota possuem uma caracteristica comum o para brisa com proporçao bastante horizontal entre largura e altura para dar conta de varrer uma parte consideravel da superficie levando em consideraçao o angulo de atuaçao era simplesmente colocar tres limpadores um ao lado do outro outro exemplo curioso e o seat altea minivan fabricada pela divisao espanhola da volkswagen entre 2004 e 2015 sobre a plataforma pq35 a mesma do polo da geraçao passada mas seus limpadores so eram estranhos quando desligados em vez de ficar na base do para brisa eles ficavam escondidos sob abas nas colunas a do carro e precisavam ser colocados em posiçao de reparo para que se pudesse trocar as palhetas [youtube id= bc j7eknrbs width= 620 height= 350 ] agora ha uma diferença fundamental entre estes outros exemplos e os limpadores laterais do toyota cresta todos eles sao de serie e os do cresta sao opcionais um opcional raro pelo visto pois e dificil ate mesmo encontrar imagens se perguntando o motivo e que bem eles nao eram exatamente necessarios voce deve lembrar do post no qual explicamos a falta de necessidade dos limpadores traseiros em seda por conta da configuraçao de tres volumes o fluxo aerodinamico na regiao do vigia traseiro evita que os respingos obstruam a visao nos sedas aparentemente a toyota queria que o condutor do cresta e de mais nenhum outro toyota nao tivesse a visao do retrovisor obstruida por goticulas e sujeira na janela lateral ate porque o desembaçador so lim exceto que pelo fluxo aerodinamico os respingos de agua logo sao varridos daquela area naturalmente logo alguem deve ter visto que nao era algo tao necessario assim mais justificavel foi a adoçao dos limpadores nos retrovisores novamente foi um japones de luxo dos fim dos anos 90 que trouxe a ideia a tona o nissan cima movido por um v6 de tres litros turbo de 200 cv seus limpadores de retrovisor especialmente eficazes contra a neve ate ajudavam os espelhos a nao embaçar com a baixa temperatura o gelo logo era varrido e e claro que nao podemos deixar de citar exemplos mais conhecidos mas que nao deixam de ser diferentoes os limpadores de farois tao comuns nos mercedes benz e bmw europeus alem dos saab e volvo fabricados na suecia [youtube id= obktxct_xke width= 620 height= 350 ] ja alguns utilitarios como o hummer h1 tem os classicos limpadores pivotados na parte superior dos para brisas e nao embaixo [youtube id= gbrwgdmd4vw width= 620 height= 350 ] falando em utilitarios classicos os jeep usados na segunda guerra mundial tinham limpadores manuais do lado de fora ficava a palheta e do lado de dentro da cabine ficava uma alavanca que era movida para os lados para atuar os limpadores
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.