nesta semana começamos a contar a historia da evoluçao do nissan gt r — de suas raizes como prince skyline a criaçao do atual monstro com motor v6 biturbo e traçao integral temos uma boa razao para ter feito isto em setembro — mais precisamente no dia 17 — faz exatamente 30 anos que a nissan motorsport international limited ou simplesmente nismo foi fundada sendo assim hoje vamos falar um pouco da historia da divisao de automobilismo da nissan que acabou tornando se tambem sua preparadora in house como a amg e para a mercedes ou a divisao m para a bmw [youtube id= h8bj0p97x3q width= 620 height= 350 ] a nismo surgiu da fusao de duas divisoes distintas que a nissan mantinha desde a decada de 1950 a publication division 3 que atendia a donos de equipes independentes e a special car testing division que tomava conta da equipe de fabrica no automobilismo na decada de 1980 o maior objetivo da nissan era ter carros competitivos nas categorias de turismo do japao — e o fez desenvolvendo versoes de corrida do skyline r32 que venceram virtualmente todas as corridas das quais participaram o sucesso do r32 nas corridas acabou inspirando a volta do skyline gt r para as ruas em 1989 sendo assim nao demorou para que a nismo lançasse algumas ediçoes especiais para as ruas para dar mais detalhes desta historia vamos usar alguns dos carros mais importantes que tiveram o envolvimento da nismo em sua criaçao nissan skyline gt r r32 embora a nismo tenha sido criada em 1984 foi 1990 o ano em que um carro preparado pela divisao se tornou um vencedor absoluto — o skyline r32 que substituia o defasado r31 gts r no grupo a da fia onde competia no japanese touring car championship de 1990 a 1993 o gt r r32 calsonic venceu 29 das 29 corridas nas quais competiu — na categoria acima dos 4 500 cm³ visto que o deslocamento de 2 6 litros de seu motor seis em linha biturbo de ate 650 cv era multiplicado por 1 7 por exigencia das regras [youtube id= hrh3wzp6 wm width= 620 height= 350 ] mas o skyline era tao superior a seus adversarios que começou a sofrer puniçoes — quase sempre a adiçao de um lastro para aumentar o peso do carro e tentar deixar as coisas um pouco mais justas para se ter uma ideia dessa superioridade em 1993 o grid do jtcc se resumia a 16 exemplares do r32 em uma batalha que dezenas de milhares de pessoas pagavam para assistir mas isto so falando do japao o gt r r32 competiu em corridas de longa duraçao na europa como as 24 horas de spa ao lado de nomes como bmw m3 e ford sierra cosworth; e na australia dividindo o asfalto com os eternios rivais holden monaro e ford falcon na bathurst 1000 depois de tres vitorias consecutivas em bathurst a imprensa australiana sacou o apeio pelo qual conhecemos o nissan gt r godzilla — o monstro que veio do japao destruindo tudo e todos nissan r90c paralelamente ao skyline a nismo foi a responsavel pelo retorno da nissan aos prototipos le mans em 1986 o nissan r85v que deu origem a uma sequencia de modelos crescente r86v r87v r88 v/c e r89 mas foi so em 1990 que os resultados mais expressivos começaram a aparecer e por expressivos estamos falando de tres titulos no campeonato japones de esporte prototipos o jspc 1990 1992 que seguia as regras do grupo c da fia em 1990 o r90cp venceu tres das seis etapas da temporada e ficou a frente do porsche 962c um de seus maiores rivais — situaçao que se repetiu nos dois anos seguintes fora do japao o r90c se chamava r90ck ele conseguiu a proeza de ser o mais rapido na reta mulsanne do circuito de la sarthe depois da instalaçao das chicanes ao atingir 366 km/h nas 24 horas de le mans de 1990 alem de ser o vencedor de sua categoria e segundo colocado na classificaçao geral nas 24 horas de daytona o motor um v8 de 3 5 litros biturbo entregava cerca de 900 cv nas corridas e mais de 1 100 cv nos treinos de classificaçao nos anos seguintes o r90c daria origem a outros dois prototipos o r91 e o r92 com leves modificaçoes aerodinamicas nissan skyline gt r lm em 1995 a nissan decidiu que em vez de um prototipo levaria o gt r usado no campeonato japones de turismo para correr nas 24 horas de le mans o resultado foi o skyline gt r r33 lm de le mans equipado com uma versao de 400 cv do seis em linha biturbo rb26dett o skyline largou na 34ª posiçao mas ao longo da corrida ultrapassou quase todo o grid incluindo a ferrari f40 e terminou em quinto atras de quatro mclaren f1 o bom desempenho do gt r lm encorajou a nissan a voltar a la sarthe no ano seguinte e desta vez a companhia encomendou a nismo uma versao ainda mais potente do motor — com deslocamento aumentado para 2 8 litros e potencia proxima dos 600 cv eram dois carros e seu desempenho estava ainda melhor contudo os concorrentes fizeram a liçao de casa e o nivel da competiçao estava muito mais alto com os intimidadores porsche 911 gt1 mclaren f1 gtr e viper gtsr compondo o grid um dos skyline sofreu um acidente na volta 209 e deixou a corrida enquanto o outro carro conseguiu um 15º lugar na classificaçao geral e 10º na categoria gt1 para homologar o skyline gt r lm a nissan precisou construir apenas um exemplar da versao legalizada para as ruas cujo motor entrega 291 cv e leva a força apenas para as rodas traseiras nissan r390 gt1 este com certeza tem um lugar todo especial na memoria de quem jogava gran turismo 2 o r390 gt1 prototipo criado para das 24 horas de le mans de 1997 e 1998 como foi feito para a categoria de turismo a exigencia do regulamento era que uma versao de rua fosse construida e homologada — e esta foi desenvolvida primeiro so era preciso um exemplar mas nissan construiu dois deles o r390 gt1 de competiçao foi desenvolvido em parceria com a tom walkinshaw racing e era movido por um v8 biturbo de 3 5 litros e aproximadamente 640 cv a versao de rua tinha apenas 550 cv [youtube id= cmf7mfsvcxw width= 620 height= 350 ] a parceria com a twr trouxe certas semelhanças com carros da jaguar primeiro o visual do carro ficou a cargo de ninguem menos que ian callum designer chefe da marca britanica — e por isso lembra muito o supercarro xjr 15 segundo varios componentes eram compartilhados com antigos prototipos da jaguar — como o cockpit que era bastante semelhante ao do xjr 9 que venceu a corrida em 1988 na estreia em 1997 o r390 gt1 mostrou se muito rapido tendo um dos tres exemplares se classificado para largar em 4º no grid 2º na categoria gt1 enquanto os outros dois ficaram com os 12º e 21º lugares contudo apenas um dos carros terminou a corrida em 12º — os outros dois sucumbiram a problemas no cambio e abandonaram a prova na metade no ano seguinte a nissan colocou quatro exemplares na pista com melhorias na aerodinamica e no cambio desta vez todos os carros terminaram a corrida — e muito bem diga se o r390 gt1 ficou com os 3º 5º 6º e 10º colocaçoes derrotados apenas pelo porsche 911 gt1 nismo 400r como ja dissemos a nismo tambem começou a criar versoes especiais dos modelos de rua da nissan um dos primeiros foi o nismo 400r baseado no skyline gt r r33 mas com um novo kit aerodinamico com asa traseira de fibra de carbono suspensao mais rigida e 30mm mais baixa freios mais potentes e controles eletronicos recalibrados as rodas eram de 18x10 polegadas muito parecidas com a dos skyline gt r que competiram em le mans o motor era uma versao de cilindrada ampliada do rb26dett com curso de 77 7 mm e diametro dos cilindros de 87 mm contra os 73 7 mm e 86 mm originais respectivamente garantiam um deslocamento de 2 771 cm³ ou 2 8 litros o novo motor batizado de rbx gt2 produzia 400 cv a 6 800 rpm e 48 7 mkgf de torque a 4 400 rpm o bastante para chegar aos 318 km/h e ir de 0 a 100 km/h em cerca de quatro segundos — alem de se tornar o skyline de rua mais potente do mundo na epoca o plano da nismo era produzir 99 unidades mas a divisao so teve tempo de concluir a fabricaçao de 44 carros antes do fim da produçao do r33 em 1998 nissan skyline gt r r34 z tune ha 10 anos a nismo comemorava seu 20º aniversario e para celebrar criou o nissan skyline gt r r34 z tune ediçao especial limitada a apenas 20 unidades que tambem usava uma versao de 2 8 litros do rb26dett — desta vez batizada de rb28dett e dotada de componentes dos motores dos carros de competiçao como os gt r lm sendo assim comando de valvulas mais agressivo pistoes e bielas forjadas um coletor de admissao de maior fluxo e turbocompressores maiores garantiam a potencia de mais de 500 cv e o torque de 55 mkgf — suficiente para que o z tune se tomasse o posto do nismo 400r como skyline de fabrica mais potente do mundo legalizado para as ruas claro alem de chegar aos 100 km/h em 3 8 segundos com maxima limitada a 250 km/h um dos aspectos mais legais do z tune e sua construçao essencialmente artesanal — cada um dos 20 carros foi feito com base em um gt r r34 usado pois o modelo ja havia saido de linha havia dois anos a nismo comprou 20 skyline gt r r34 em bom estado com menos de 60 mil km rodados os desmontou totalmente e os reconstruiu aplicando os devidos reforços estruturais — na forma de soldas e componentes de fibra de carbono — alem de modificar totalmente a suspensao o cambio e os freios — que eram da brembo com discos de 365 mm e pinças de seis pistoes na dianteira e de 355 mm com pinças de quatro pistoes na traseira [gallery columns= 4 link= file ids= 23112 23111 23108 23107 ] os carros foram todos pintados na cor exclusiva z tuner silver e receberam rodas pretas da rays desenvolvidas especialmente para o modelo de 18x9 5 polegadas os pneus sao bridgestone potenza de medidas 265/35 tambem feitos especialmente para o skyline gt r r34 z tune [youtube id= jlen_ktaa9g width= 620 height= 350 ]
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