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Nissan desenvolve motor de 40 kg e 400 cv para o “ex-DeltaWing”

Um dos componentes mais pesados de um carro é o motor. Seu tamanho e peso são dois dos principais fatores limitantes da engenharia automotiva, sempre preocupada em melhorar a eficiência, distribuição de peso e dinâmica dos carros. Que tal, então, um motor tão leve e compacto a ponto de poder ser carregado com as mãos, e ainda capaz de desenvolver 400 cv? Não, meu teclado não está quebrado, são 400 cv mesmo! Foi o que a Nissan conseguiu criar para equipar seu novo protótipo para as 24 horas de Le Mans, o Nissan ZEOD RC. Incrível!

Batizado de DIG-T R, o motor turbo tem três cilindros em linha e desloca apenas 1,5 litro de ar-combustível. Mesmo pesando apenas 40 kg, ele desenvolve 400 cv e 38,1 mkgf de torque. Para se ter uma ideia, os motores V8 que foram usados na Formula 1 até 2013 entregam cerca de 700 cv e pesam por volta de 90 kg. Downsizing é isso, minha gente!

O Nissan ZEOD RC, apresentado no meio do ano passado, é chamado pela marca de “o carro de corrida elétrico mais rápido do mundo”. Mas a sacada é que, nas 24 Horas de Le Mans, o carro só dará uma volta movido por eletricidade a cada hora — no resto do tempo, todo o trabalho ficará com o motor de três cilindros. Isto explica o nome ZEOD RC — Zero Emission On Demand Race Car: o motor elétrico sem emissões é acionado sob demanda, e não funciona o tempo todo.

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O carro participará de Le Mans na categoria Garage 56, destinada a protótipos experimentais. Foi a mesma categoria em que o DeltaWing competiu — aliás, nunca chame o ZEOD RC de DeltaWing. São dois carros “diferentes” — ambos foram projetados pelo mesmo designer, Ben Bowlby, e o DeltaWing já foi bancado e teve seu motor fornecido pela Nissan.

Só que o designer e a Nissan estão sendo processados por Don Panoz, um dos principais nomes por trás do projeto do DeltaWing. As acusações são de quebra de patentes, roubo de informações, apropriação indevida de segredos industriais, entre outras, devido à semelhança entre os dois carros. O processo ainda está correndo e, enquanto a situação não se resolve, a Nissan continua divulgando informações.

 

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De verdade, nós acompanhamos o DeltaWing desde o começo e gostamos muito de ver um carro tão inovador ser levado a sério por uma grande empresa. Sendo assim, estamos satisfeitos em ver que a ideia está tendo continuidade na forma do ZEOD RC, mesmo com esta polêmica. E ainda mais agora, com um motor tão pequeno e potente, mal podemos esperar para vê-lo em ação. Quando isto acontecer, a Nissan será oficialmente a primeira a usar um motor de três cilindros em uma categoria importante do automobilismo.

Agora, nos responda uma coisa Nissan: quando vamos poder comprar um carro de rua com uma belezinha destas debaixo do capô?

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