o nissan gt r ja foi a pedra no sapato dos supercarros quando foi lançado no fim da decada passada ele custava o uma fraçao do preço dos superesportivos europeus de motor central traseiro como uma ferrari ou lamborghini e andava tanto quanto eles ou ate mais nos ja investigamos bastante seus segredos mas as coisas mudaram bastante desde que ele foi lançado em dezembro de 2007 o nivel dos supercarros foi ficando tao alto em termos de desempenho que para acompanha los a nissan abriu mao do preço relativamente baixo para incorporar melhorias ao projeto e manter o gt r sempre a par dos rivais ainda que nao custasse mais tao pouco um dos carros que vieram depois do gt r e ajudaram neste processo foi justamente outro gt r exceto que com um espaço em vez de um hifen o mercedes amg gt r versao do sucessor do sls amg feita com foco na pista ele e bem mais recente na verdade foi apresentado no meio do ano passado e parece ter sido feito sob medida para encarar a melhor e mais nervosa versao do nissan o gt r nismo recem atualizado com melhorias na estrutura e no acerto dinamico mas qual dos dois aproveita melhor o que tem randy pobst e jonny lieberman da motor trend sairam para responder a esta pergunta e eles o fizeram de duas formas dirigindo os carros nas estradas sinuosas da california e levando ambos para o circuito de mazda raceway laguna seca cujo traçado a maioria de nos conhece muito bem graças a gran turismo e forza motorsport o resultado foi o video comparativo a seguir vamos dar uma olhada [youtube id= ff 2xcdy93a width= 620 height= 350 ] o video tem legendas em ingles que podem ser traduzidas automaticamente pelo youtube so preste atençao quando as legendas dizem nuremberg os apresentadores estao se referindo a nurburgring alguem se confundiu na transcriçao antes de dar sequencia uma boa e conferir o que os carros tem de parecido e o que eles tem de diferente os dois tem motores em v montados na dianteira bastante recuados em relaçao ao eixo central dianteiro ambos com dois turbos o nissan gt r tem um v6 de 3 8 litros com comando duplo no cabeçote 608 cv a 6 800 rpm e 66 5 mkgf de torque a 3 200 rpm o amg gt r tem um v8 de quatro litros tambem com comando duplo no cabeçote porem com 585 cv a 6 250 rpm e 71 3 mkgf de torque a 1 900 rpm ambos tem cambio de dupla embreagem no nissan de seis marchas no amg de sete marchas em ambos os casos sao transeixos ou seja a transmissao fica acoplada diretamente ao eixo traseiro os dois carros custam mais ou menos a mesma coisa nos eua o amg parte de us$ 160 mil o gt r parte de us$ 170 mil dependendo da quantidade de opcionais os dois podem arranhar os us$ 200 000 os dois cumprem o quarto de milha na faixa dos 11 segundos a mais de 200 km/h e nas diferenças porem que o bicho pega o nissan gt r tem vantagem natural nas saidas de curva por conta da traçao integral com ajuste eletronico o nissan gt r nismo pesa 100 kg a mais que o amg gt r 1 770 kg contra 1 670 kg no amg 48% do peso ficam sobre o eixo dianteiro e 52% sobre o eixo traseiro enquanto no nissan a proporçao e 55/45% frente/traseira o esportivo alemao tem esterçamento das rodas traseiras e o japones nao o que o ajuda a carregar mais velocidade dentro das curvas minimizando uma eventual desvantagem em relaçao a traçao do nissan entre eixos e bitolas 2 630 mm e 1 651 mm no amg 2 780 mm e 1 600 mm respectivamente o amg usa pneus michelin pilot sport cup voltados para a pista enquanto o nissan gt r usa pneus run flat dunlop sports maxx gt600 ultra e so a besta do inferno verde apelido dado ao amg por conta de seu processo de desenvolvimento em nurburgring tem freios de carbono ceramica disponiveis enquanto o godzilla vem com freios comuns de metal ao andar nas ruas ambos concordam que os nissan gt r mudou sua personalidade sendo um carro muito mais facil de conviver em uso constante a estrutura foi reforçada na ultima atualizaçao e o resultado e um carro que se mostra solido e confiante mesmo em pisos irregulares a traçao integral como ja comentado ajuda na saidas de curva em alta velocidade no entanto falta punch na hora de retomar velocidade isto porque o pico de torque do motor aparece em uma janela muito pequena na faixa de rotaçoes entre mais ou menos 3 200 e 5 600 rpm o que e ate meio estranho considerando que o gt r leva so 2 9 segundos para chegar aos 100 km/h isto tem explicaçao porem o turbo lag atraso no enchimento das turbinas que ainda se faz presente e e um dos pontos fracos do nismo gt r no caso do amg gt r que como lembra lieberman e feito com base na plataforma do sls amg com entre eixos reduzido a experiencia e muito mais visceral o carro tem um ronco com mais presença e com traçao traseira apenas aponta nas curvas com mais avidez e tem uma traseira muito mais animada e o modo como o motor entrega sua potencia tambem e mais linear começando pelo torque maximo que chega mais cedo e na pista porem nas maos de randy pobst que as coisas começam a ficar mais claras o gt r da amg com o esterçamento das rodas traseiras acaba se saindo melhor nas curvas mas tem uma vantagem ainda mais clara os freios de carbono ceramica e os pneus do tipo r compound que permitem que se freie mais tarde e se monte no acelerador mais cedo pobst diz que ate mesmo a sensaçao ao pressionar o pedal do gt r que e mais mole e tem mais curso acaba atrapalhando o conjunto todo embora lieberman tenha observado que com a traçao integral os sistemas eletronicos e a suspensao pouca coisa mais macia um piloto menos experiente se de melhor com o godzilla o amg gt r por outro lado se faz sentir mais agil graças ao esterçamento das rodas traseiras e demanda mais habilidade na hora de extrair seu potencial a suspensao traseira mais dura o entre eixos mais curto e a traçao nas rodas de tras o tornam mais indicado para quem sabe o que esta fazendo no fim das contas porem randy virou 1 33 01 no amg e 1 35 01 no nissan curiosamente esta diferença de dois segundos tambem se repetiu em nurburgring exceto que o nissan foi mais rapido que o amg gt r com 7 08 contra 7 10 [youtube id= f5uklhtqd7q width= 620 height= 350 ] de qualquer forma o ranking da motor trend para o circuito ainda e liderado pelo dodge viper acr com cambio manual traçao traseira e um v10 naturalmente aspirado de 650 cv que virou 1 31 o que sera que isto que dizer hein
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