Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
VW, Fiat e Ford podem ser condenadas por conduta anticompetitiva
A Volkswagen, a Fiat e a Ford podem ser condenadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por abuso e conduta anticompetitiva. De acordo com o Cade, as três fabricantes impedem a venda de peças de reposição produzidas por fabricantes independentes com base nos direitos de propriedade industrial, o que tem garantido um monopólio destas empresas e, claro, prejuízo aos consumidores.
Nesta quinta-feira (16), o a superintendência-geral do Cade recomendou que as três fabricantes sejam condenadas no processo que será julgado pelo Tribunal do Cade (que pode ou não seguir a recomendação). Caso sejam condenadas, as fabricantes podem ser obrigadas a suspender tal prática anticompetitiva e estão sujeitas a multa.
Em nota publicada junto à recomendação, o Cade afirmou que “a ação dos fabricantes gera menos opções aos proprietários de automóveis que precisam repor determinadas peças como retrovisores, para-choques, lanternas e diversas outras”. Em suas defesas, as empresas levantaram questões de segurança, qualidade e necessidade de recuperação de custos para proibir a concorrência dos fabricantes independentes, mas para a superintendência do Cade estes argumentos são insuficientes para justificar a exclusão de concorrentes.
Top Gear cria canal exclusivo para Chris Harris
Os órfãos do canal Chris Harris on Cars podem comemorar: além de se tornar um dos apresentadores fixos no estúdio de Top Gear, Chris Harris ganhou um canal de YouTube todo para ele. Considerando o trailer de um minuto divulgado pela BBC, ele será uma versão melhorada do velho canal independente do apresentador, recheado com drifts, powerslides, observações estupidamente técnicas e tudo aquilo que Harris faz de melhor.
O novo canal será batizado Chris Harris Drives e, segundo o Jalopnik, Harris diz que manterá o formato que desenvolveu com seu camarada Neil Carey ao longo dos anos, com vídeos mais extensos e reviews mais detalhados e aprofundados dos carros que vemos nos quadros de Top Gear. O canal ainda não tem data para estrear — nossa aposta é logo após o fim da atual temporada — mas é certo que estamos falando de um sucesso garantido.
O interior do novo Jeep Compass nacional
O próximo Jeep brasileiro ainda está a quatro meses de estrear no Salão do Automóvel, mas aos poucos sua camuflagem vai caindo e detalhes são revelados. Desta vez o pessoal do Autoblog flagrou o modelo sendo transportado coberto apenas por adesivos e com as janelas limpas, o que permitiu ver o interior do novo Compass, como ele vem sendo chamado.
Com menos camuflagem podemos ver que ele terá um visual mais próximo do Grand Cherokee da mesma forma que o atual Compass (embora sua traseira lembrasse um pouco o Kia Sportage de segunda geração). O interior também parece ter sido inspirado no irmão maior, embora o Compass seja derivado do Renegade (ambos usam a plataforma Small Wide da FCA, também adotada pelo Fiat 500X). Como já dissemos anteriormente o Compass usará o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv já oferecido no Renegade e estreará no Brasil o motor 2.0 turbo flex, com cerca de 160 cv.
Novo seis-em-linha da Mercedes terá sistema híbrido
Uma das últimas notícias publicadas no Jalopnik Brasil em 2013 falava sobre o retorno dos motores seis-em-linha da Mercedes. Na ocasião, falamos que esta era uma decisão lógica para a modularidade do ferramental, pois ele poderia produzir também motores de três e quatro cilindros em linha (sem contar suas derivações em V). Agora, depois de quase três anos, a Mercedes está preparando o novo powertrain para sua estreia no facelift da atual Classe S. Ele será apenas um pouco diferente do que imaginávamos: em vez de um seis em linha comum, ele terá um motor elétrico conectado ao virabrequim, que atuará como alternador e motor de partida.
Batizado M256, o motor é o segundo lançamento da nova família de motores da Mercedes, e é muito semelhante ao OM654 a diesel que estreou na Classe E no começo deste ano. Juntos, eles substituirão praticamente todos os V6 atualmente oferecidos pela marca alemã. Ainda não há detalhes sobre o motor, mas a Mercedes declarou que o motor elétrico poderá produzir 18 cv. Apesar de estar conectado ao virabrequim (e consequentemente à transmissão), o motor não irá embalar o carro por conta própria.
O sistema elétrico de 48 Volts terá como função primária a economia de combustível: o motor elétrico é mais eficiente para sistemas start/stop e também deverá manter o motor girando abaixo de 2.000 rpm para minimizar o uso de gasolina. A Mercedes estima uma redução de 10 a 15% no consumo de combustível.
Helen Mirren estará em “Velozes e Furiosos 8” porque quer dirigir
Quem diria? Dame Helen Mirren (dame é o feminino de sir, ok?) foi anunciada nesta quinta-feira (16) no elenco de “Velozes e Furiosos 8”. A atriz britânica já havia feito um pedido para participar do filme publicamente em 2014, e o motivo para ter topado o convite é o melhor possível: ela quer dirigir (carros, não o filme).
“Sempre adorei dirigir”, disse Mirren à revista Elle. “Eu disse que toparia, mas somente se eu pudesse dirigir”, completou. Mirren também disse que sempre gostou das cenas ao volante, e que dirige o máximo que pode em suas cenas com carros. A participação da atriz em “Velozes 8” foi confirmada pelo Twitter oficial da franquia. Apesar de não ter seu papel revelado, a página do filme na Wikipedia menciona que Mirren interpretará uma ex-agente da CIA chamada Magdalena, que foi trazida por Hobbs (Dwayne Johnson) para ajudá-lo a enfrentar a vilã Cipher (Charlize Theron).
Audi organizará 24 Horas de Le Mans em Forza Motorsport 6 durante as 24 Horas de Le Mans de verdade
Parece que a Audi quer toda a sua atenção para ela durante este fim de semana. Além dos tradicionais streamings das 24 Horas de Le Mans, a marca das quatro argolas também irá organizar a “24 Horas de Le Forza”, um evento que será disputado ao vivo por equipes de 12 gamers que disputarão as 24 Horas de Le Mans no game Forza Motorsport 6. O evento será transmitido pelo Twitch diretamente de São Francisco/EUA.
A Audi diz que os jogadores terão os mesmos desafios dos pilotos reais em Le Mans, e terão que usar macacão e capacetes e passarão pelas mesmas mudanças no tempo que a corrida real. Os carros serão todos os R18 e-tron quattro como na corrida real — afinal, não seria legal se um Toyota ou um Porsche vencesse o evento virtual da Audi, não é mesmo? Se por algum motivo você não quiser assistir às 24 Horas de Le Mans de verdade, nem ficar colado no FlatOut como na edição passada, basta acessar a transmissão da Audi no Twitch.
O Rolls-Royce do futuro?
A Rolls-Royce apresentou nesta semana o 103EX, um conceito futurista construído em homenagem ao centenário da BMW (atual proprietária da Rolls, caso você não lembre). O conceito é a proposta da Rolls-Royce para um veículo autônomo feito totalmente à mão com os materiais mais avançados disponíveis.
Segundo a Rolls, a adoção de tecnologias de manufatura de ponta permitirá que os clientes se envolvam mais no processo de design e personalização do carro. Traduzindo: eles acham que o futuro será como o passado: você compra um chassi e depois encomenda uma carroceria exclusiva para ele.
Não estranhe a cabine: ela não tem volante mesmo. Isso resulta em mais espaço para que os nobres passageiros curtam a sala de estar sobre rodas e o enorme banco em forma de sofá. Em vez da direção, haverá um chofer virtual chamado Eleanor, que além de dirigir o carro também atuará como assistente virtual, cuidando da agenda do proprietário e até mesmo aconselhando o melhor horário para sair de casa sem se atrasar. No lugar do painel de instrumentos há uma enorme tela OLED com todas as informações necessárias para os passageiros. Logo acima, uma amostra de que certas tradições não podem ser quebradas: um relógio analógico.
Lá fora, as rodas de 28 polegadas são feitas com 65 peças de alumínio, e a cabine de vidro se abre de forma que os passageiros possam ficar em pé abaixo da “porta”, que também projeta no chão uma luz vermelha que simula um tapete vermelho. O 103EX é equipado por um motor elétrico, já que é pouco provável que um enorme V12 a gasolina sobreviva ao apocalipse carbônico que aguarda os carros nos próximos 100 anos.
Nissan Kicks começa a ser vendido no Brasil por R$ 89.000
Ele ainda levará cerca de dois meses para chegar às lojas, mas a Nissan já começou a pré-venda do Kicks nesta sexta-feira (17). O modelo será oferecido em uma série especial batizada Kicks Rio 2016 em alusão à Olimpíada do Rio de Janeiro, e terá apenas 1.000 unidades.
O Kicks Rio 2016 será oferecido em duas cores — branco e cinza — e é baseado na versão topo de linha SL. O motor é o 1.6 16v de 114 cv combinado ao câmbio CVT, e a lista de equipamentos de série inclui rodas de liga leve de 17 polegadas, câmera de 360 graus, bancos de couro, central multimídia, chave presencial e ar-condicionado digital.
Os interessados em comprar o modelo terão que desembolsar R$ 5.000 como sinal para reserva do modelo, que custará entre R$ 89.000 e R$ 93.500 dependendo das opções escolhidas — caso do teto laranja como nas imagens de divulgação. Para reservar o Kicks Rio 2016, basta acessar o hotsite do modelo, escolher a cor desejada e a concessionária onde será feita negociação e retirada do carro.
Track Day Crazy for Auto em Interlagos!
Anote na agenda: no próximo dia 26 de junho o pessoal do Crazy For Auto irá realizar mais um de seus track days no autódromo de Interlagos. O evento terá quatro horas de pista e contará com assessoria mecânica/técnica no local durante a duração do track day.
As vagas são limitadas, logicamente, e as inscrições já estão abertas. Para participar basta acessar a página do Crazy for Auto ou entrar em contato pelo whatsapp (11) 99348-5729 e fazer sua reserva. A participação custa R$ 900 para a bateria normal de quatro horas e R$ 450 para a bateria especial de duas horas.