A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Nissan lança novo GT-R Nismo, BMW M3 ganha série especial de 30 anos, Porsche Panamera Wagon em Nürburgring e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Nissan revela novo GT-R Nismo

nissan-gtr-nismo-2017-launched-2

A Nissan lançou neste último fim o novo GT-R Nismo 2017 em Nürburgring, onde ele foi desenvolvido e testado. Assim como a versão comum, o Nismo GT-R ganhou leves retoques visuais, com para-choques dianteiro mais agressivo feito de fibra de carbono, vincos e arestas mais marcadas e a nova grade “V-motion” da Nissan, além de um novo capô com mais reforços para não flexionar em velocidades elevadas.

nissan-gtr-nismo-2017-launched-4

O motor 3.8 biturbo é basicamente o mesmo desde seu lançamento, e manteve os 600 cv do modelo anterior, mas agora é possível aproveitar melhor essa potência graças aos novos turbos de maior diâmetro e maior fluxo, os mesmos usados pelo GT-R GT3. O comportamento do carro também foi aperfeiçoado com reforços no monobloco e novos amortecedores, novas molas e barras estabilizadoras. Segundo a Nismo, o carro ficou 2% mais rápido em testes de slalom.  A divisão esportiva não divulgou tempos de aceleração, mas considerando que ele manteve a mesma potência e drivetrain do antecessor, é provável que os 100 km/h sejam atingidos nos mesmos 2,8 segundos do antecessor.

nissan-gtr-nismo-2017-launched-3

O Nismo GT-R também mudou por dentro: o painel foi redesenhado para eliminar 16 dos 27 botões e comandos, simplificando a operação e minimizando distrações. O volante agora é revestido de Alcantara, assim como o apoio de braço central. O material sintético também está espalhado em pequenos detalhes da cabine, mas não nos bancos Recaro, que são revestidos de couro comum. Os preços também não foram divulgados, mas a Nissan confirmou que o GT-R será importado oficialmente para o Brasil, provavelmente sob encomenda.

 

BMW M3 ganha série especial de 30 anos

HyperFocal: 0

O BMW M3 completa 30 anos neste ano e para comemorar estas três décadas de estrada a fabricante alemã lançou uma edição limitada do sedã. Batizada M3 30 Jahre (30 anos em alemão), o modelo é baseado no M3 Competition, o que significa que o motor 3.0 biturbo agora tem 450 cv e a suspensão usa novas molas, amortecedores e barras estabilizadoras mais firmes.

HyperFocal: 0

A pintura metálica Macao Blue é exclusiva da versão 30 Jahre, e era um opcional especial do M3 E30. O 30 Jahre também tem respiros nos para-lamas dianteiros exclusivos, com o logotipo da série especial, a cabine agora é toda revestida de couro Merino azul e preto, as soleiras são exclusivas da versão, os cintos tem a faixa tricolor da BMW M e há uma plaqueta numerada para cada uma das 500 unidades da versão. Como opcional, o interior azul e preto pode ser substituído por preto e prata, com costura contrastante.

HyperFocal: 0

 

O modelo será oferecido em todo o mundo, tanto com câmbio manual quanto de dupla embreagem — com este último o M3 30 Jahre vai de zero a 100 km/h em quatro segundos cravados.

 

Porsche Panamera Wagon acelera em Nürburgring

A perua do Porsche Panamera ainda deve levar alguns meses para dar as caras em sua versão final de produção. Mas, como todo modelo de alto desempenho,  ela já está sendo afinada em Nürburgring Nordschleife — e com pouca camuflagem.

Porsche-Panamera-Sport-Turismo-Concept-front-three-quarters-2

O modelo deve chegar logo depois da segunda geração do Panamera sedã/fastback, que é aguardado no Salão de Paris em outubro deste ano, e já foi antecipado pelo conceito Panamera Sport Turismo de 2012. A nova geração será baseada na plataforma MSB do Grupo Volkswagen, que também será usada pela Bentley e pela Lamborghini e até em um possível revival do Porsche 928.

 

Volkswagen lança Polo Sedan GT

VW-Polo-GT-3

Na última vez que a Volkswagen lançou um Polo GT ele era apenas um Polo comum com uma grade esportiva e um jogo de rodas exclusivo da versão. O que costumamos chamar de esportivo de adesivo. Mas desta vez o Polo GT sedã é pouco mais que isso: sob o capô ele tem o motor 1.4 TSI usado no Golf e Audi A1 e A3, porém calibrado para produzir 125 cv.

O motor é combinado ao câmbio manual de seis marchas ou ao DSG de sete marchas com embreagem dupla. As rodas de 16 polegadas, um pequeno spoiler traseiro, grade tipo colmeia completam o pacote estético. Embora esteja longe de ser um Polo GTI sedã, ele ganhou volante de base plana e os tradicionais bancos com padrão xadrez dos esportivos da Volkswagen — o que nos lembra vagamente o clássico Voyage Sport dos anos 1990. Infelizmente, diferentemente do velho Voyage, o Polo Sedan GT será oferecido somente na Rússia.

 

F1 define “Halo” como proteção para cockpit

160086-test-montmelò-kimi-raikkonen

A F1 chama de halo, mas você pode chamar de tira de chinelo, estilingue, forquilha ou o que quiser. Foi este o dispositivo definido pela FIA para a proteção do cockpit a partir da temporada de 2017 da Fórmula 1. Ele será semelhante ao testado pela Ferrari de Kimi Raikkonen no começo do ano, vencendo a “disputa” com o para-brisa aerodinâmico da Red Bull.

GP_SPAGNA_F1_2012

O halo foi aprovado pelos diretores técnicos das equipes durante o GP de Mônaco deste último fim de semana. O principal motivo para a escolha é o tempo de desenvolvimento e implementação do equipamento. Segundo o site Autosport, ele não será exatamente como visto na Ferrari no início do ano; serão feitos testes e algumas modificações para torná-lo mais aerodinâmico e menos intrusivo na visibilidade do piloto.

P-20160429-00064_HiRes JPEG 24bit RGB

A aprovação do halo não descarta o “aeroscreen” da Red Bull, que certamente continuará a ser testado paralelamente e poderá voltar como proposta de design em um futuro próximo. Os testes com o halo começam em 24 de junho e será aprovado definitivamente (ou reprovado) em 6 de julho.

Matérias relacionadas

Smokey and the Bandit: como Burt Reynolds transformou o Pontiac Trans Am em um ícone do cinema

Dalmo Hernandes

Qual a diferença entre powerslide, drift e derrapagem controlada?

Juliano Barata

Regras da “nova gasolina” valem a partir de hoje, novas versões do Jeep Compass e Renegade , clássicos elétricos da VW e mais!