É seguro dizer que, para a maioria dos entusiastas, o maior ícone da Nissan em 1990 era o Skyline GT-R R32 — que é a geração mais citada como favorita, também. Só que em 1990 a Nissan não tinha apenas o R32 para se orgulhar: naquele ano seu protótipo Le Mans conseguiu a pole para a corrida de 24 Horas em La Sarthe. Estamos falando do Nissan R90CK, e ele era absolutamente insano. Mas como é dar uma volta nele?
Há duas ou três décadas, correr em Le Mans era uma sucessão de tentativas e erros — e havia o espaço um ano entre cada uma das tentativas, por isso às vezes levava-se anos para acertar na receita. Foi assim com a Nissan nos anos 1980 e 1990.
Em 1986 a Nismo retomou o programa da Nissan para competir em corridas de longa duração — como o campeonato japonês de esporte-protótipos (o JSPC) e o Grupo C da FIA no WSC (que hoje chamamos de WEC, o Campeonato Mundial de Endurance), mas só acertou a receita em 1990, quando os problemas de confiabilidade e aerodinâmica dos p