nao faz muito tempo que fizemos aqui no flatout uma seleçao de esportivos superleves que apelidamos de pernilongos sobre rodas — aqueles carros que trazem apenas o basico do basico para andar rapido sem itens de luxo e conforto desnecessarios e em alguns casos ate mesmo ausencia de carroceria um dos mais conhecidos representantes desta categoria e o ariel atom que nasceu como um projeto de faculdade e se tornou um verdadeiro sucesso entre os adeptos dos track days no mundo todo nao e dificil de entender o motivo alem do visual bacanudo ainda que nao seja exatamente o que se espera de um carro ele tem motor central traseiro suspensao independente com braços sobrepostos nos quatro cantos pesa so um pouco mais de 600 kg e traz o atras dos bancos o famoso honda k20 de dois litros com comando duplo variavel vtec — preparado para render no minimo 248 cv a 8 600 rpm e possivel optar por um compressor mecanico e aumentar sua força para 355 cv a 8 400 rpm o cambio e sempre manual de seis marchas com carcaça de aluminio e relaçoes bem proximas entre si em sua versao mais potente o atom chega aos 100 km/h em 2 7 segundos com maxima de 250 km/h no entanto o maior barato do atom e a experiencia visceral que ele proporciona quando se dirige rapido afinal nao ha qualquer tipo de isolamento entre o piloto e o mundo a sua volta com exceçao do exoesqueleto tubular de aço e um pedacinho de acrilico que a ariel tem a ousadia de chamar de para brisa e nao para brisa nenhuma servindo apenas para tornar o carro apto para rodar nas ruas [youtube id= mbsypxajhxu width= 620 height= 350 ] nao nos nunca vamos cansar deste video e sim sempre vamos usa lo ao falar do ariel atom dito isto nao fica dificil entender porque em meio a tantas fabricantes independentes que tem vida curta a ariel resiste firme e forte ha mais de dez anos o primeiro atom começou a ser produzido oficialmente em 2004 e desde entao jamais deixou o mercado — com direito a uma ediçao limitada com motor v8 de tres litros feito com dois quatro cilindros de supermoto unidos pelo virabrequim e 507 cv sendo assim em 2015 a empresa decidiu que ja estava mais do que na hora de expandir sua linha o resultado foi o ariel nomad apresentado em janeiro deste ano durante o autosport international auto show maior feira de carros de competiçao e esportivos do reino unido como sugerido por seu nome inspirado nos povos nomades da africa o apelo do nomad esta no fato de ele trazer a mesma filosofia minimalista e radical do atom e leva la para longe do asfalto — nao apenas no deserto obviamente mas a inspiraçao nos dune buggies de areia e clara e assumida uma maneira simples de descrever o ariel nomad e dizer que ele e um atom com suspensao elevada e de fato nao ha muito o que inventar porque ele e isto mesmo — simples e minimalista como o atom com algumas diferenças a mais importante delas e naturalmente a suspensao elevada o esquema e semelhante ao do atom mas a geometria e toda retrabalhada e os componentes sao mais resistentes os amortedores ajustaveis podem ser bilstein ou ohlins e em ambos os casos contam com molas maiores e braços sobrepostos de alta resistencia iguais aos usados nos carros de rali naturalmente o curso da suspensao e bem maior do que no atom e os amortecedores e molas nao sao tao rigidos os pneus de uso misto de medidas 235/75 calçam rodas de 15x7 polegadas assim a ariel garante que o nomad tambem e suficientemente confortavel para uso na cidade e na estrada — ainda que ele se sinta em casa de verdade na terra ou na agua a verdade e que o nomad foi imaginado paralelamente ao desenvolvimento do atom mas o fundador da companhia simon saunders preferiu deixar a ideia de lado foi seu filho henry siebert saunders o responsavel pelo desenvolvimento do modelo de produçao depois de insistir que ele deveria se tornar realidade ele estava certo imagine um ariel atom que digi evoluiu a estrutura de aço com soldas de bronze usa tubos mais grossos e traz arcos no teto formando uma gaiola de proteçao exposta o motor continua sendo um honda de quatro cilindros porem e o k24 — com deslocamento de 2 4 litros e preparaçao para entregar 238 cv a 7 200 rpm a transmissao e exatamente a mesma do atom uma caixa manual de seis marchas com embreagem hidraulica as relaçoes no entanto sao mais distantes o nomad e mais pesado que o atom devido a seu porte mais avantajado mas o acrescimo e pequeno de 600 kg para 670 kg assim com a potencia extra o desempenho ainda impressiona 0 100 km/h em 3 4 segundos e maxima de 200 km/h — mesmo porque dificilmente voce vai chegar aos 200 km/h no meio de uma trilha ou nao [youtube id= ag01ya2ctbk width= 620 height= 350 ] sendo um carro feito para terrenos empoeirados elameados e acidentados o nomad da uma atençao especial a proteçao dos ocupantes alem da gaiola ele conta com uma carenagem removivel a prova d agua e de sujeira alem de um para brisa de verdade que tambem e removivel e um suporte para o estepe acima do motor e bem so como no atom nao ha itens de conforto e conveniencia nem qualquer tipo de acabamento refinado precisa mais bem veja o em açao e tenha a resposta [youtube id= zplwfed4tdo width= 620 height= 350 ] claramente nao nao precisa mais de acordo com o review da car and driver americana e impossivel dirigir um ariel nomad como se deve sem ficar com um sorriso idiota no rosto a gente acredita
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.