recentemente a bmw anunciou uma ediçao especial para celebrar os 30 anos de um de seus maiores classicos o bmw m5 ao longo dessas tres decadas o carro mudou bastante mas permaneceu sempre como referencia no segmento — ate quando nao havia segmento — e para nos cada uma de suas cinco geraçoes traz algo de valor para a historia do seda esportivo vamos agora revisitar todas elas e mostrar por que cada uma e especial e a nossa homenagem e12 bmw m535i o começo antes do começo pode ate nao ter existido um m5 na geraçao e12 mas os bavaros nao poderiam deixar de colocar pimenta em seu seda — pelo contrario sua maior rival a mercedes tinha o 450sel 6 9 que apesar de pertencer a uma categoria superior era um carro limitado e desejado e assim como seu antecessor o 300sel 6 3 fazia muito bem a imagem da mercedes a bmw tambem precisava disso de um seda esportivo — e era mais do que qualificada para faze lo basta lembrar do 2002 turbo o mais esportivo dos sedas da chamada neue klasse com seu motor 2 0 com comando no cabeçote turbina kkk e 167 cv ele pode nao ter sido um sucesso absoluto foi lançado antes de uma crise financeira algo que minou as chances de sucesso de qualquer carro na epoca mas era uma prova do que bmw era capaz foi na divisao motorsport que a bmw achou a resposta fundada em 1972 a divisao automobilistica da marca passou gradualmente a oferecer componentes de alto desempenho para os modelos da marca ate que em 1978 lançou o m1 primeiro e unico supercarro da bmw ate hoje no ano seguinte ela plantaria a semente para o m5 em 1979 a bmw apresentou no salao de frankfurt o m535i ele definiu elementos que seriam usados nos anos seguintes motores de alto rendimento suspensao e freios aprimorado e visual esportivo o motor era o seis em linha m30 de 3 5 litros com bloco de aço comando no cabeçote e injeçao bosch l jetronic era capaz de entregar 218 cv a 5 200 rpm e 30 9 mkgf de torque a 4 000 rpm a suspensao era retrabalhada pela m com molas mais firmes e amortecedores bilstein o visual trazia elementos que o faziam lembrar uma versao maior do 2002 turbo — para choque dianteiro na cor da carroceria listras com as cores m pela carroceria e um aerofolio preto de borracha era possivel contudo encomendar o carro sem estes itens dando ao carro a aparencia de um serie 5 qualquer — com exceçao das belas rodas raiadas na pratica este carro so nao e um m5 por causa do nome mas isso nao demoraria a mudar e28 motor de m1 dna de pista foi 1981 o ano que mudou tudo o m1 saiu de cena e a segunda geraçao do serie 5 e28 foi lançada a bmw teve entao a ideia brilhante de colocar o motor do m1 no serie 5 por que nao haviam feito isso antes [gallery columns= 4 link= file ids= 9440 9437 9436 9435 ] se para nos parece obvio na epoca aquilo foi visto como loucura como assim um seda com motor de supercarro apropriadamente o carro foi apresentado no salao de amsterdam em 1984 e usava uma versao modificada do seis em linha de 3 5 litros do m1 com comando duplo 24 valvulas novos pistoes e bielas e um novo sistema de injeçao o motor produzia 282 cv — um absurdo para um seda medio naquela epoca capaz de chegar aos 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 246 km/h o m5 e28 tornou se o seda mais rapido do mundo na epoca do lançamento o motor da versao americana era menos potente por causa do catalisador e recebeu o nome de s38 [youtube id= yqkosdi5hsu width= 620 height= 350 ] o dna de pista vem do fato de que o motor m88 era usado nos m1 do grupo 5 turbinados chegavam a render quase 900 cv — o que nos da certas ideias tortas para quando um m5 de primeira geraçao cair em nossas maos — o que seria meio dificil visto que este e um dos modelos mais raros da linhagem m com menos de 2 200 exemplares produzidos — todos a mao e34 a primeira perua em 1988 apenas quatro anos depois a bmw apresentava a segunda geraçao do serie 5 e com ela um novo m5 o motor ainda era um seis em linha — uma versao melhorada daquele encontrado no e28 o virabrequim agora era de aço forjado e permitia um curso maior dos pistoes aumentando o deslocamento para 3 535 litros outras modificaçoes eram uma valvula borboleta no coletor de admissao controlada eletronicamente que dava mais força ao motor em baixas e medias rotaçoes e novo volante do moto a potencia subia para 315 cv e o torque para 36 7 mkgf o carro alcançava os 100 km/h em 6 3 segundos com maxima limitada em 250 km/h em 1992 a versao europeia teve o deslocamento aumentado para 3 8 litros o que trouxe um aumento de potencia para 340 cv agora os 100 km/h chegavam em 5 7 segundos mas o que importa mesmo nesta geraçao sao duas coisas ela foi a ultima a ser construida a mao e a primeira a oferecer carroceria de perua em essencia esta e a primeira super perua da bmw — afinal seu motor ainda e derivado do m1 e o suficiente para gostar dela temos certeza de que sim e39 o favorito e bem provavel que voce ja tenha ouvido dizer que o e39 e o melhor m5 de todos nao e por acaso o carro foi o primeiro a usar um motor v8 — o que trouxe um aumento significativo no desempenho o motor s62 tinha cinco litros e era uma versao de alto rendimento do m62 que tinha 4 4 litros alem do aumento no deslocamento o motor recebeu um aumento na taxa de compressao corpos de borboleta individuais para cada cilindro comando vanos continuamente variavel nas valvulas de admissao e escape cabeçotes retrabalhados e escape com fluxo otimizado entre outras coisas seus numeros de desempenho 0 a 100 km/h em 4 5 segundos e velocidade maxima limitada a 250 km/h — com relatos de exemplares sem limitador atingindo os 300 km/h mas o que torna este o m5 mais querido entre todos e algo que na epoca do lançamento ninguem sabia — e nem poderia o e39 foi o ultimo m5 analogico como os fas gostam de dizer era um carro simples com um botao sport para melhorar as respostas do acelerador eletronico — e so claro existiam as assistencias eletronicas porem elas nao eram tao invasivas e ainda nao havia a infinidade de ajustes que se poderia fazer na geraçao seguinte [gallery link= file columns= 4 ids= 9421 9414 9413 9411 ] o visual que equilibra sobriedade e esportividade na medida certa e considerado pelos mais radicais o ultimo m5 verdadeiramente bmw ate certo ponto eles tem razao — depois disso o design automotivo mudou radicalmente e nao estamos falando so dos bmw e o e39 tem algo muito importante angel eyes ha quem diga que ele e o unico carro que fica bem com eles e60 o divisor de aguas com dez cilindros este carro foi projetado por david arcangeli com a supervisao de chris bangle o nome deste ultimo causa arrepios em quase todo fa de bmw e de fato o visual do e60 nao agrada logo de cara mas voce aprende a gostar quer um bom motivo para isso o motor v10 s85 de exatamente cinco litros e 40 valvulas capaz de entregar 507 cv a 7 750 rpm e 52 9 mkgf de torque a 6 100 rpm quer mais um o 0 100 km/h nos quatro segundos baixos quer outro nesta geraçao o m5 voltou a ter uma versao perua outro esse ronco [youtube id= ruv6tguqyge width= 620 height= 350 ] agora um detalhe quando o carro foi lançado em 2005 a bmw nao oferecia cambio manual em vez disso a marca lançou no m5 a transmissao semiautomatica smgiii com embreagem simples amplamente criticada pela decisao a bmw passou a oferecer um cambio manual no ano seguinte — pasme devido a demanda nos eua desta vez os americanos se sairam melhor mas o cambio smgiii fabricado pela getrag nao era ruim — e os carros equipados com ele eram marginalmente mais rapidos tambem foi com o e60 que o m5 ganhou mais eletronica embarcada uma tendencia encontrada em todos os carros no meio dos anos 2000 — e um dos motivos para que a transiçao da geraçao e39 para a e60 ter sido tao sentida f10 o inicio de uma nova era a geraçao f10 do serie 5 corrigiu a questao do visual mais agressivo mais bonito e mais imponente o carro agradou de cara — o que incluiu o m5 claro acontece que o carro lançado em 2011 seria uma das primeiras vitimas do downsizing a adoçao de um motor menor — o v8 s63 de 4 4 litros — e induçao forçada no caso do m5 duas turbinas gemeas que fazem o motor entregar 560 cv a 7 000 rpm e 69 3 mkgf de torque a partir de 1 500 rpm obviamente uma das vantagens dos turbos e o aumento do torque em baixa — alem do menor consumo de combustivel nem todo mundo entendeu a decisao e alguns dos que criticaram o m5 e60 passaram a sentir saudades dele ou pelo menos do seu ronco acontece que sao dois carros bem diferentes cada um com suas qualidades e defeitos — dizem que a direçao do m5 f10 e anestesiada demais por exemplo e nao faz sentido querer remar contra a mare tecnologica que veio nos ultimos anos alem disso faz sentido reclamar de um super seda que chega aos 100 km/h em menos de quatro segundos so por que ele sintetiza seu ronco pelo sistema de audio isto sem falar no m5 30 jahre edition — simplesmente o bmw produzido em serie mais potente da historia com 600 cv a esta altura voce ja deve ter escolhido o seu m5 favorito nao se acanhe e nos conte qual e
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