quando topei com top gear pela primeira vez em 2007 o programa ja estava em sua nona temporada com formato consolidado e audiencia em crescimento geometrico a qualidade do programa que misturava a acidez e o nonsense do humor britanico com os carros dos nossos sonhos e quadros que ninguem havia ousado fazer sobre rodas ate entao foi algo que me conquistou de cara logo comecei a assistir as outras oito temporadas respeitando a sequencia cronologica ou melhor dizendo tentei [gt40 content search= classico widget= 1 ] a primeira temporada de top gear foi terrivel e impossivel de assistir na integra lançada no distante 2002 era basicamente uma experiencia de andy wilman e jeremy clarkson dois colegas da high school que se tornaram jornalistas entraram na bbc e acabaram se associando para criar um novo formato para um antigo programa top gear nasceu em 1977 como uma revista eletronica e manteve o formato original ate 2001 o trio de apresentadores era formado pelo ja polemico clarkson um jovem richard hammond e um esquisito jason dawe especialista em carros usados — todos vindos de outros programas da tv britanica a ideia era que dawe cuidasse da parte de serviço ao consumidor do novo programa enquanto os outros dois fariam as avaliaçoes e quadros mais divertidos olhando em retrospectiva era uma ideia estupida como todos os power trios da historia nos mostraram a unica razao de se ter um trio e te los trabalhando juntos entrosados e servindo de apoio uns para os outros logo ficou evidente que dawe e seu tedioso quadro sobre carros usados e dicas de compra e venda era dissonante do novo formato planejado por clarkson e wilman o cara foi sacado do programa e em seu lugar foi colocado james may formando o trio que todos conhecemos ate hoje novos quadros foram criados o entrosamento entre os apresentadores ficou mais natural e descontraido o negocio começou a funcionar a audiencia lentamente começou a crescer e o programa se tornou o maior programa automobilistico da historia da tv em termos de audiencia orçamento e faturamento avance 15 anos clarkson falou demais fez besteiras demais e acabou sacado do programa que ele mesmo ajudou a moldar o trio foi para a amazon onde criaram o grand tour e aqui as historias de top gear e the grand tour se encontram como o reinicio de um ciclo a primeira temporada de grand tour trouxe o trio que ja conhecemos ha tanto tempo fazendo tudo o que sempre gostamos de ve los fazendo — mais ou menos como a primeira temporada de top gear mostrou rostos conhecidos em uma situaçao desconhecida os apresentadores estavam entrosados mas a produçao daquela primeira temporada deixou claro que eles nao sabiam como fazer tudo igual fazendo quase tudo diferente o jeito foi arriscar na pior das hipoteses os novos quadros nao dariam certo e nao deram proibidos de fazer o star in a reasonably priced car eles fizeram piada com o celebrity brain crash no qual os convidados morriam a caminho da tenda estudio nas duas primeiras vezes foi engraçado mas como toda piada repetida nos ultimos episodios ja nao havia graça nenhuma a menos que voce veja graça na infamia o stig tambem estava proibido entao eles descolaram um piloto americano e brincaram com o estereotipo do redneck make america great again — que tambem ficou infame depois de dois ou tres episodios some isso a criatividade pouco inspirada do quarteto o trio de apresentadores mais o produtor wilman e voce tem uma temporada irregular que mais parecia uma ressaca de tudo o que acontecera em top gear no ano anterior o novo grand tour repetindo a historia clarkson hammond may e wilman mudaram o programa para esta segunda temporada a tenda ja nao gira o mundo mas permanece fixa na inglaterra os quadros que nao funcionaram foram substituidos por novos que funcionam ao menos no primeiro episodio o programa ganhou um novo circuito e ainda nao ha um novo piloto de testes o primeiro episodio começa com uma viagem pelo the grand tour of switzerland sobre o qual falamos aqui em 2014 para comparar o carro de ontem o carro de hoje e o carro de amanha — uma metafora para um carro aspirado um carro hibrido e um carro eletrico supercarros no caso lamborghini aventador honda nsx e rimac concept_one sim a temporada começa com o terrivel acidente sofrido por hammond a bordo do supercarro eletrico em uma subida de montanha suiça talvez tenha sido proposital para atrair a audiencia curiosa para saber como tudo aconteceu ou talvez tenha sido a soluçao para explicar hammond de muletas nos episodios seguintes a viagem foi a atraçao principal do programa nao houve nenhum outro carro ou quadro externo alem da viagem nela o trio assume de vez que transformou o programa de carros em um programa de entretenimento familiar centrado em carros boa parte dos dois primeiros blocos tem mais humor e situaçoes comicas do que carros acelerando encare essa mudança sutil na direçao do programa como uma forma de sobrevivencia nestes tempos em que os carros sao o novo cigarro alem disso o roteiro e bem conduzido voce nao chega a ficar entediado mas ansioso para ver logo os carros e corridas e curtiçao motorizada a viagem culmina com a fatidica subida de montanha clarkson sobe com o aventador may com o honda entao hammond parte com o rimac ha uma certa morbidez no humor do episodio antes da subida de hammond clarkson e may iniciam uma brincadeira de fazer pressao psicologica sobre o baixinho em uma tentativa de desconcentra lo o que resultaria em um tempo baixo hammond sobe curiosamente tenso com os olhos arregalados e a ediçao constroi uma dramaticidade que te deixara inevitavelmente tenso ou no minimo ansioso todos sabemos que ele vai bater mas nao sabemos quando o desfecho chega a ser um pouco chocante mas de volta ao estudio o trio conduz o caso exatamente como se espera yes yes he nearly died no need to keep going on about it #thegrandtour uma publicaçao compartilhada por the grand tour @itsthegrandtour em dez 8 2017 as 9 16 pst o quadro conversation street continua reforçando a comicidade dos personagens construidos sobre a personalidade real dos apresentadores como se fossem caricaturas em um bate papo o quadro tem a dose de humor e a duraçao exatas para ser divertido e claro politicamente incorreto a primeira novidade e o substituto de star in a reason digo celebrity brain crash chama se duelo de celebridades e parece a soluçao perfeita que a temporada passada nao encontrou a ideia e chamar duas celebridades que se confrontarao na pista mas nao duas celebridades aleatorias e sim com um fato em comum neste primeiro episodio eles foram descobrir qual e o ex jurado de show de talentos mais rapido do mundo e para isso chamaram david hasselhoff sim ele mesmo do america s got talent e ricky wilson do kaiser chiefs que tambem foi jurado do the voice uk eles disputam um time attack em um circuito que combina asfalto e cascalho a bordo de um jaguar f type coupe — bizarramente legendado como jaguar tipo f aqui alias um parenteses nao sei se as legendas exibidas na avant premiere de ontem sao as mesmas que serao exibidas no amazon prime mas elas tem uma quantidade acima da media de erros de traduçao como v12 engine traduzido como motor 12 v ou nineteen fifty five legendado como 1995 em determinado momento da conversation street a piada final perdeu completamente o sentido devido a uma traduçao literal fora de contexto esse e um ponto em que praticamente todos os programas sobre carros deslizam o fato de a entrevista agora contar com duas celebridades e nao apenas uma torna o quadro mais dinamico mais comico e neste caso em particular mais politicamente incorreto esperamos que os proximos mantenham estas qualidades [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] tambem sentimos falta de um terceiro quadro neste primeiro episodio mas pelo que vimos em informaçoes embargadas desculpem ai galera nao podemos contar os proximos episodios terao mais variedade de temas alternando viagens com avaliaçoes e os novos quadros se o primeiro episodio desta segunda temporada de the grand tour e um prenuncio do que teremos nos proximos 11 episodios a historia de clarkson wilman e cia se repete depois de uma derrapada na primeira temporada eles seguraram o carro recuperaram a trajetoria e seguem acelerando para recuperar a ponta the grand tour esta disponivel no brasil pelo amazon prime video o principal concorrente do netflix atualmente para acessar clique neste link veja outros titulos automobilisticos disponiveis no amazon e no netflix neste post
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.