foi uma coincidencia sombria e emblematica enquanto angela merkel chanceler do pais que e o berço do automovel concordava publicamente que o banimento dos carros a gasolina e a diesel e a soluçao para um futuro limpo a dodge produzia a ultima unidade do viper em sua fabrica da conner avenue onde era fabricado desde 1995 e o fim de uma era nos ultimos 25 anos quem procurasse um supercarro v10 aspirado com cambio manual e traçao traseira sabia que o viper era uma opçao segura bastava olhar para os eua que ele estaria la esperando ser escolhido depois tivemos o m5 e60 o porsche carrera gt o lamborghini gallardo e o audi r8 mas todos eles se foram e deixaram o viper como o ultimo de sua especie visceral brutal essencial ele passou a maior parte de sua carreira sem nenhum tipo de assistencia eletronica nem mesmo abs as primeiras geraçoes tiveram quando ele voltou em 2013 ganhou controles de traçao e estabilidade so porque o governo americano o obrigou e voce ainda tinha um botao para desativar o negocio mas aquela altura o mundo ja era bem diferente sim foram so dois ou tres anos mas foram dois ou tres anos que viraram o mundo de cabeça para baixo de repente o mundo percebeu que o petroleo vai acabar ai inventaram o downsizing depois nos demos conta de que o mundo pode estar aquecendo ai foi esta a justificativa para transformar carros como o viper em um cigarro sobre rodas nocivo prejudicial sujo anacronico como resultado ninguem comprou o viper quer dizer ninguem alem de uns rednecks parecidos com walt kowalski era tao pouca gente que a dodge teve que suspender a produçao do viper por pouco mais de um mes para nao fazer carros demais era o prenuncio do fim a dodge ainda tentou dar uma levantada no viper com uma nova versao acr mas no fim das contas a fabrica sequer manifestou apoio aos malucos que levaram o carro a nurburgring para a despedida que ele merece giraram 7 03 quem e anacronico mesmo o fim do viper e um evento melancolico e simbolico e embora nao tenha causado tanta comoçao entre os entusiastas seu verdadeiro significado sera compreendido no futuro daqui a dez quinze ou 20 anos quando a aprovaçao de frau merkel e seus vizinhos se tornar realidade por isso achamos que o viper merece uma despedida de verdade um elogio final nossa ultima homenagem ao carro que sempre esteve ali mas de repente nao esta mais porque pertence a outro mundo e como somos o flatout nao vamos contar sua historia ou fazer uma supergaleria de fotos afinal figurinha repetida nao completa album ja dizia meu amigo baladeiro em vez de fazer um post a la sessao da tarde com uma historia que voce ja conhece e fotos que voce ja viu vamos fazer diferente vamos contar 14 fatos pouco conhecidos sobre o dodge viper o dodge viper foi idealizado pelo mesmo cara que criou as series da bmw se voce acompanha nossas historias ja sabe de quem estamos falando bob lutz em 1987 ele era vice presidente da chrysler mas aquela altura ja havia passado pela general motors nos anos 1960 pela bmw nos anos 1970 pela ford na segunda metade dos anos 1970 e nos anos 1980 na gm bob lutz ajudou a desenvolver o kadett c europeu e tirou do papel o opel gt transformando o em carro conceito sem a aprovaçao dos chefes com a aceitaçao do publico foi facil produzi lo e transforma lo no mini corvette europeu na bmw ele resolveu o problema do seu chefe que nao sabia como batizar os novos carros com motores iguais em categorias diferentes lutz sugeriu separa los por series numericas que seriam subdivididas pela cilindrada do motor os compactos seriam a serie 3 os medios a serie 5 com motor 2 0 eles se chamariam 320 e 520 quando chegou na chrysler certo dia ele conversava com tom gale o chefe de design da fabricante e teve a ideia de fazer um esportivo a moda antiga porem construido com tecnologias modernas nao seria um esportivo moderno com inspiraçao antiga o que lutz queria era um carro essencial como os velhos esportivos ele seria algo como uma versao moderna do shelby cobra motor bancos volante carroceria pneus e rodas e so mas tudo com tecnologia moderna em vez de carburadores ou injeçao mecanica ele usaria gerenciamento eletronico no motor o cambio seria acionado por cabos e a embreagem por atuador hidraulico a suspensao seria desenvolvida em cad e os pneus teriam compostos de altissimo desempenho — que estavam começando a aparecer depois da onda de supercarros surgidos nos anos 1980 turbos traçao integral cambio automatico controles eletronicos de estabilidade abs tudo isso estava fora de cogitaçao carroll shelby foi seu consultor de desempenho por coincidencia nessa mesma epoca carroll shelby cruzou o caminho de mr lutz com uma ideia muito parecida nao poderia ser diferente carroll shelby entrou no projeto e juntos eles começaram a desenvolver o prototipo do viper shelby se envolveu com o design inicial do carro mas logo seu velho problema de angina pectoris voltou a lhe incomodar e ele precisou se afastar do projeto para um transplante de coraçao realizado em 1990 por isso ele nao teve envolvimento direto na etapa de engenharia do projeto e manteve se apenas consultor de desempenho do carro e tambem foi o piloto do viper pace car nas 500 milhas de indianapolis de 1991 quase um ano antes do lançamento do modelo o primeiro viper nao era vermelho e nao tinha motor v10 em 1989 a chrysler apresentou no salao de detroit o conceito rt/10 que era basicamente uma versao pre produçao do viper era um roadster vermelho com visual agressivo e um motor v10 como nunca havia sido visto em um carro americano antes como ele so chegou as linhas de produçao em 1992 muita gente pensa que aquele prototipo exibido em 1989 era o primeiro de todos os viper mas houve um outro prototipo antes daquele e ele nao era vermelho nem tinha um motor v10 o primeiro de todos os viper era branco como os carros de corrida americanos ele tambem nao tinha o santantonio estilizado na traseira apenas um deck plano as formas gerais eram basicamente as mesmas do modelo de produçao a dianteira arredondada em peça unica e a traseira estreita e arrebitada quanto ao motor lutz e sua equipe ja haviam definido que o viper usaria o motor v10 da ram mas ele era pesado demais o jeito era usar um v10 de aluminio que ainda nao existia como o projeto estava em fase inicial sem orçamento para fazer um motor exclusivo para o carro eles usaram um v8 5 9 das picapes ram da epoca com bloco de ferro fundido ele tinha um peso proximo do motor v10 de aluminio assim os engenheiros poderiam adiantar o desenvolvimento do chassi freios e suspensao antes mesmo que o motor v10 ficasse pronto ele foi aprovado em meia hora com o projeto avançado e os primeiros prototipos prontos bob lutz foi apresentar o carro ao presidente da chrysler lee iacocca sendo um excelente vendedor lutz decidiu apresentar o carro da melhor forma que voce pode apresentar quando quer convencer alguem a compra lo levou o chefe para dar uma volta o carro era um dos prototipos do viper ja equipado com o motor v10 depois do passeio pela motor city a dupla de executivos encostou o prototipo no estacionamento da chrysler e iacocca saiu do carro dizendo o que voce esta esperando foi assim em 30 minutos de passeio pela cidade que o viper recebeu o sinal verde pera ser colocado em produçao as coisas eram bem mais faceis naquela epoca bob lutz proibiu que ele tivesse um v8 hemi a ideia de usar um v10 veio quando a chrysler decidiu que a picape ram usaria um motor a gasolina de 10 cilindros mas nao foi assim desde o inicio nos primeiros dias do projeto quando ele começava a sair do papel o engenheiro chefe do viper roy sjoberg pensou em usar um motor v8 todo de aluminio inspirado nos v8 hemi de competiçao dos anos 1960 e 1970 por acaso sjoberg tinha um motor desses no departamento de engenharia da chrysler e ja estava pronto para coloca lo no dinamometro de bancada quando bob lutz soube de sua intençao sacou o telefone e proibiu sjoberg de fazer isso ter um motor v10 era essencial para o viper pois seria um de seus maiores apelos afinal ninguem fazia supercarros com motor v10 naquela epoca mas ele quase ganhou um irmaozinho com esse motor [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 158171 158168 158169 158170 ] em 2005 a chrysler usou a plataforma do viper encurtada para criar o conceito firepower grand tourer ele seria equipado com o motor v8 hemi de 6 1 litros do 300c srt com 425 cv e certamente seria um rival a altura do corvette o problema e que a chrysler nao descobriu uma forma de faze lo custar o que custava o corvette na epoca e por isso o projeto foi cancelado no ano seguinte e tem um filho italiano em 2010 a zagato decidiu fazer uma versao de rua do seu alfa romeo tz3 corsa um carro de corridas feito sobre chassi tubular e carroceria propria equipado com um motor v8 de 4 2 litros do alfa romeo 8c na epoca a fiat ja havia abocanhado uma fatia da chrysler e por isso em vez de usar uma base cara como um maserati granturismo a zagato pegou nove exemplares do viper acr removeu todos os paineis da carroceria original e substituiu pela roupa italiana [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 158175 158174 ] o motor portanto e o americanissimo v10 de 8 4 litros e 600 cv do viper assim como os elementos do acabamento interno que nao sao muito parecidos com o que voce espera de um alfa romeo mas quem se importa olhe so para esse negocio e o melhor dos mundos design italiano com motor americano quando foi a ultima vez que vimos isso mesmo seu motor veio de uma picape o viper nunca usou o motor v10 das picapes ram quando as primeiras unidades ficaram prontas o motor se mostrou pesado demais para manter o equilibrio do viper pudera ele usava bloco de ferro fundido e nao precisava ser leve ja que seria instalado em uma picape heavy duty a soluçao foi refaze lo usando materiais mais leves mas foi desenvolvido pela lamborghini por isso a chrysler chamou uma de suas marcas na epoca para fazer o trabalho de adequaçao e fundiçao a lamborghini sim o v10 de picape foi praticamente copiado pelos italianos que ainda refinaram as galerias de arrefecimento na parte superior do bloco e nos cabeçotes a lambo ate fundiu blocos para o viper entre 1992 e 1994 pouco antes de ser vendida pela chrysler ele nunca teve cambio automatico mas a dodge cogitou oferecer se tem algo de que o viper pode se orgulhar e de nunca ter sido equipado com um cambio automatico seu conceito original era focado na experiencia pura de pilotagem e assim ele se manteve ate esta semana quando finalmente nos deixou essa trajetoria contudo quase foi maculada por um de seus maiores admiradores ralph gillies que assumiu a operaçao do viper em 2011 para desenvolver a ultima geraçao do esportivo no inicio do projeto ele pensou em oferecer o viper com um cambio automatico moderno mas achou que o carro poderia acabar pesado demais durante o desenvolvimento a equipe aumentou o uso de aços de alta resistencia para aumentar a rigidez a torçao de forma que ele acabou praticamente todo feito destas ligas metalicas — o que teria permitido a adoçao do cambio automatico gilles mais tarde diria que gostaria de ter visto um viper com borboletas no volante ele quase usou aluminio e fibra de carbono no final dos anos 1990 quando a dodge preparava a nova geraçao do viper os planos eram substituir seu chassi de aço e sua carroceria de plastico reforçado por um chassi de aluminio e carroceria de fibra de carbono — algo que poderia ter reduzido o peso do carro em 90 kg no fim das contas o fornecedor do chassi acabou nao chegando a um acordo e a fibra de carbono se mostrou cara demais o viper so usaria fibra de carbono a partir de 2013 e somente em alguns paineis da carroceria ele foi duas vezes o carro mais rapido em nurburgring nordschleife e ainda detem um recorde [youtube id= s6ifouu mf0 width= 620 height= 350 ] em 2008 a chrysler levou um dodge viper acr a nurburgring para registrar um tempo de 7 22 o mais baixo obtido por um carro produzido em serie na epoca seu recorde so foi quebrado dois anos depois pelo porsche 997 gt2 rs com 7 18 em 2011 eles voltaram com mais um viper acr para baixar o recorde para 7 12 13 e tornar se o carro mais rapido em nurburgring pela segunda vez ai a produçao foi encerrada e foi a vez da porsche recuperar o titulo novamente agora com seu hipercarro hibrido o 918 spyder que quebrou a barreira dos 7 minutos ao concluir a volta em 6 57 [youtube id= p2euy9urcfq width= 620 height= 350 ] com traçao traseira e um cambio manual — uma desvantagem em relaçao ao porsche e ao lamborghini huracan performante ambos automatizados e com traçao integral — o viper acr voltou a nurburgring atraves de uma iniciativa independente mas com o mesmo dominik farnbacher dos outros dois recordes ao volante mesmo com recursos e tempo de pista limitados em sua primeira tentativa o viper se tornou o carro de traçao traseira mais rapido da historia do circuito alemao com um tempo impressionante de 7 03 45 [youtube id= hgv32zib2ke width= 620 height= 350 ] e pouco provavel que ele chegue perto dos dois recordistas mas existe uma possibilidade de ele tambem quebrar a barreira dos 7 minutos mas se nao conseguir quem se importa eles nao tem a historia e o carisma que o viper teve o viper gts foi inspirado no shelby daytona coupe em 1995 a dodge começou a produzir a primeira versao fechada do viper o gts a supervisao do projeto teve participaçao direta de carroll shelby e provavelmente por essa razao ele acabou inspirado no shelby daytona coupe a semelhança entre os dois carros e tamanha que tom gale chefe de design da dodge na epoca manteve correspondencia com pete brock autor do design do shelby daytona para se certificar de que brock aprovaria a inspiraçao mais tarde brock disse ter ficado lisonjeado pelo contato e pela participaçao indireta no viper gts fez seus engenheiros passarem uma noite em um albergue para moradores de rua durante o desenvolvimento da atual geraçao do viper o lider do projeto ralph gilles e o engenheiro chefe dick winkles estavam em uma viagem costa a costa com o carro quando foram forçados a parar em el paso no texas devido a uma nevasca fortissima — algo incomum no sul dos eua normalmente isso nao e problema basta entrar em um hotel e mandar a conta pro chefe o problema e que nao havia hoteis disponiveis naquele dia naquela hora a soluçao foi passar a noite em um albergue para moradores de rua naqueles quartos enormes cheios de camas lado a lado dividindo o teto com os desabrigados de el paso gillies disse que foi a noite mais assustadora de sua vida e saiu de linha duas vezes em 10 de fevereiro de 2010 a dodge começou a vender os ultimos 50 exemplares do viper conhecidos como srt10 final edition foram 20 cupes 18 roadsters e 12 acr e o ultimo deles saiu da linha de produçao em 1º de julho daquele ano era um exemplar dourado com faixas laranja que foi apresentado aos convidados do viper club of america em uma cerimonia especial comemorativa a segunda morte do viper aconteceu na quarta feira 16 de agosto de 2017 diferentemente da primeira vez nao houve ediçao comemorativa nao houve cerimonia nem mesmo uma foto oficial os unicos registros foram feitos pelo smartphone de ralph gilles e publicados em seu perfil no instagram so long #viper uma publicaçao compartilhada por @ralphgilles em ago 16 2017 as 6 38 pdt
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