carros de turismo mexem com os nossos coraçoes porque sao os automoveis mais proximos daquilo que temos nas garagens ou vemos nas ruas e a projeçao de uma fantasia que costumava ser levada muito a serio pela industria pelo potencial de vendas que ela traz e o famoso ditado win on sunday sell on monday vença no domingo venda na segunda quando os planetas se alinham com a vontade divina testemunhamos a combinaçao de um carro ja originalmente matador modificaçoes que o deixam ainda mais agressivo patrocinador com racing livery atemporal piloto e equipe de ponta ronco da mais pura musica mecanica e circuitos epicos nasce uma lenda no inicio da decada de 70 o pais ainda festejava o recente titulo mundial de emerson fittipaldi quando o automobilismo local começava a respirar novos ares os bolidos de competiçao importados foram vetados de participaçoes em provas nacionais e os carros de corrida brasileiros dimensionados a etapas de longa duraçao praticamente nao existiam mais nascia um novo paradigma de categorias de turismo e prototipos no brasil as famosas divisoes d1 turismo quase originais preparaçao mais restrita d2 carros do tipo puma e karmann ghia d3 turismo regulamento extremamente liberal d4 esportes prototipo nacionais d5 esportes prototipo importados com motores nacionais ou vice versa e d6 esportes prototipos importados sem alteraçoes sub divididas em classes de acordo com o deslocamento do motor pouco tempo depois mais precisamente em 1973 o ford maverick foi oficialmente lançado no mercado nacional se executivos e familias se encantavam com sua silhueta fastback que o fazia lembrar sutilmente o mustang playboys pilotos de competiçao e preparadores estavam com os olhos brilhando por outros motivos o potente e girador v8 302 de cinco litros sob o capo combinado a um monobloco rigido inclusive melhor que o do mustang e carroceria relativamente curta com entre eixos de apenas 2 61 m [youtube id= zg5c2nyeyfo width= 620 height= 465 ] instantaneamente foi adotado pelas grandes equipes nacionais como a greco competiçoes conhecida como mercantil/finasa ford a partir de 1974 e a recem fundada equipe hollywood que veio com um plano quase diabolico para dominar a categoria de turismo extrema divisao 3 na classe c destinada a carros com motores de mais de tres litros o diabo tinha nome maverick berta pneus de formula 1 motor similar ao ford gt40 o sobrenome era do argentino oreste berta referencia mundial na preparaçao e construçao de bolidos de corrida conhecido popularmente como el mago de alta gracia e que foi o responsavel pela execuçao do projeto sua empresa oreste berta s a existe com grandiosidade ate hoje ele apresentava um grau de complexidade e ousadia que apenas a existencia de um regulamento muito liberal grana infinita em caixa e profissionais de ponta poderiam permitir o cartao de visitas era a carroceria começando pelos pornograficos e colossais alargadores de para lamas feitos para vestir os imensos pneus slick especialmente os traseiros os mesmos utilizados na formula 1 com mais de 380 mm de largura e aro 13 isso resultou numa proporçao de bitolas particularmente curiosa para um carro de turismo com o eixo traseiro muito mais largo que o dianteiro o que exigiu um bom trabalho de geometria e cargas de suspensao para prevenir o sub esterço as rodas de magnesio eram fixadas com sistema de cubo rapido 15 x 11 na dianteira e 13 x 14 na traseira a receita aerodinamica era relativamente rudimentar spoiler dianteiro para limitar o fluxo de ar a entrar sob o assoalho e evitar a sustentaçao aerodinamica em altas velocidades uma gigantesca asa traseira para gerar downforce um par de dutos naca atras das portas para refrigerar os freios traseiros recortes de refrigeraçao na dianteira e um scoop com um estilo misto entre o mustang boss 429 e o dodge challenger t/a que alimentava com ar fresco o v8 302 de receita inspirada no ford gt40 instalado em posiçao rebaixada e recuada para melhorar a distribuiçao de massas e centro de gravidade o cofre tambem tinha algumas amarraçoes estruturais trianguladas entre os pontos de fixaçao da suspensao e a parede corta fogo o motor do maverick berta era um capitulo a parte numa conversa que tive em 2008 com o ja falecido piloto luiz pereira bueno na epoca ele ajudava a cuidar dos maverick de competiçao da familia roschel na categoria historicos v8 ele recordou que da fabrica so tinha sobrado o bloco e mesmo assim eles mexeram nos mancais possivelmente modificando o para um sistema de quatro parafusos de fixaçao em vez de dois reproduzindo a soluçao do bloco boss 302 [youtube id= rwi8fxvq8xs width= 620 height= 349 ] os cabeçotes eram os mesmos do gt40 video acima os epicos gurney weslake de aluminio e alimentados diretamente por quatro carburadores weber 48 ida bielas e pistoes forjados virabrequim extensamente trabalhado por berta sistema de carter seco com bomba externa aviaid sistema de igniçao sulbeco e claro os monstruosos coletores de escape diretos tambem fabricados pela oreste berta s a bueno havia me contado que sua potencia era estimada em mais de 400 cv a cerca de 6 500 rpm mas o potencial real era bem maior do que isso usa lo apenas nao era necessario tamanha a vantagem do conjunto seus freios a disco nas quatro rodas vieram dos prototipos berta tornado bem como a inspiraçao do projeto de suspensao dianteira de duplo a sobrepostos a suspensao traseira foi modificada com a troca do sistema de feixes de molas por molas helicoidais e foi adicionada um sistema watts link um sistema de duas barras com articulaçao central em z feito para conter oscilaçoes tranversais do eixo o cambio de quatro marchas veio de outro projeto bem sucedido de berta o ika torino 380w que ficou famoso por conquistar o quarto lugar no marathon de la route de 1969 prova de 84 horas em nurburgring que combinava o nordschleife e o sudschleife saiba mais sobre este circuito aqui a cereja do bolo era a pintura da hollywood marca de cigarros do grupo souza cruz lançado em 1931 e que seguindo estrategia similar a empregada por marcas como a marlboro e a lucky strike patrocinou massivamente atletas de diversos esportes destas empreitadas a mais ousada era a equipe hollywood de competiçoes dedicada a diversas categorias do automobilismo nacional [youtube id= 7khhfsco5qc width= 620 height= 349 ] o maverick berta correu oficialmente por apenas tres anos pilotado em 1974 por tite catapani e em 75 e 76 por luiz pereira bueno o jargao da epoca dizia que quando ele nao quebrava vencia ja em sua estreia ele marcou o novo recorde de cascavel com o tempo de 1 15 3 e o video acima jogue em 17 30 que voce o vera em açao nos 500 km de interlagos de 1974 disputado no anel externo do circuito venceu com uma vantagem de oito voltas e a velocidade media de 194 363 km/h cravou novos recordes tambem no circuito misto de interlagos 2 11 01 onde conquistou duas vitorias em 1975 abaixo e em fortaleza 1 10 02 onde venceu em 1974 [youtube id= 37wcj0gnqsm width= 620 height= 349 ] em 1976 a hollywood retirou seu patrocinio do automobilismo e desmanchou a empreitada no esporte a motor com outra pintura sem asa traseira e algumas peças trocadas e vendidas no intercurso o maverick berta continuou a competir nas provas de turismo 5000 da divisao do sul do pais vencendo diversas provas nas maos de edson troglio e luciano motin depois de muita procura foi finalmente localizado na decada de 1990 pelo colecionador paulo trevisan proprietario do museu do automobilismo brasileiro que executou e concluiu a sua restauraçao ha exatamente 16 anos hoje o ford tem em seu cofre um v8 351 cleveland 4v carburador quadrijet mas o conjunto original esta guardado aguardando restauraçao abaixo temos o registro do reencontro do luiz pereira bueno com o super maverick registrado no encontro nacional de veiculos antigos de sao lourenço mg em 2001 e na sequencia bem seja discreto [youtube id= hulnernzmza width= 620 height= 465 ] a mais recente aventura do maverick berta e o filme maverick caçada no brasil maverick manhunt brazil idealizado pelo ator e diretor emiliano ruschel e que tem estreia prevista para o fim deste ano 2016 a sinopse no imdb diz um estranho chega a pequena cidade de passo fundo no sul do brasil e ele esta em uma caçada a um assassino que acaba se tornando uma enorme conspiraçao envolvendo trafico internacional de drogas para esta participaçao o cupe de competiçao recebeu uma revisao geral para voltar a ativa e ganhou um envelopamento temporario preto fosco nao e todo dia que vemos um carro de corrida historico e unico protagonizando um filme
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.