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Zero a 300

A Nova CNH | O Cadillac de Le Mans | O Corolla GR “Morizo Edition” e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Nova CNH já está sendo emitida em todo o Brasil

nova cnh

Lembra do novo padrão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que foi aprovado e anunciado em janeiro? Pois ele passou a valer desde ontem (1º) e já está sendo emitido em todo o Brasil. A substituição do padrão antigo para o novo será gradual e acontecerá em casos de renovação ou emissão de segunda via. Os motoristas que forem recém-habilitados, claro, também receberão a CNH no padrão novo.

No quesito visual a nova CNH deixou de ser verde e passou a ser verde e amarela. O padrão vai contra o layout enxuto adotado pelo resto do mundo, e que chegou a ser proposto para o Brasil, na forma de cartão, mas ele foi rejeitado em favor da versão de papel como o anterior.

As principais mudanças foram os elementos de segurança — o que é um contrassenso nestes tempos em que se pode ter uma CNH digital que substitui o porte da CNH impressa, além da disponibilidade de chips e elementos eletrônicos de baixo custo (pense no preço de um chip de celular). Os elementos são selos e estampas com tinta ultra-violeta, faixas reflexivas e marcas d’água.

Além disso, o documento agora tem sua identificação em inglês e francês (“driving licence” e “permis de conduire”) gravada ao lado de “carteira nacional de habilitação”, além do código internacional do Brasil (BR).

O que mais chama a atenção, contudo, é a classificação de categorias de habilitação, que deixa de ser ABCDE e passa a ter 14 categorias a partir da combinação das categorias A, B, C, D e E, além de subcategorias e da autorização para conduzir ciclomotores. Essa nova classificação segue o padrão internacional de categorias, porém ainda não foi regulamentada pelo Contran, o que deveria ter acontecido entre janeiro e maio, antes da adoção da nova CNH, mas ainda não tem prazo para ocorrer. As restrições médicas e atividade profissional continuarão indicadas no campo de observações, agora por meio de códigos alfanuméricos.  (Leo Contesini)

 

Cadillac começa a mostrar seu novo protótipo de Daytona/Le Mans

Primeiro a Porsche, depois a Lamborghini, Peugeot, BMW e, agora, a Cadillac. Mais um protótipo de Daytona/Le Mans está chegando para completar o álbum de figurinhas dos carros que disputarão a Hypercar de Le Mans a partir de 2023.

O Cadillac Project GTP já foi anunciado em 2021, na verdade, e teve um teaser em fevereiro. Mas, agora, com a data da apresentação se aproximando, os americanos decidiram publicar um teaser para ir aquecendo os motores do público. As imagens, como esperado, não mostram nada, mas mostram algumas coisas interessantes: arcobotantes.

Você sabe, arcobotante, aqueles elementos tipo colunas diagonais que servem como apoio estrutural, mas que, nos carros de corrida servem também para abrir espaço para o vento. O Ford GT tem isso na traseira.

O Cadillac terá isso nas quatro caixas de roda, ao que tudo indica. Os outros teasers mostram também que a traseira será dividida por uma barbatana como todos os protótipos modernos. E é só isso o que se sabe sobre este novo Cadillac. Aliás, sabemos também que ele está sendo feito pela Dallara, como o BMW.

Ainda não há detalhes sobre a motorização, mas não teremos que esperar muito para descobrir, porque o carro será apresentado na próxima quinta-feira (9). Com a Cadillac teremos (deixem-me fazer as contas…) Acura, Alpine, Audi, BMW, Ferrari, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota — além da Glickenhaus —, disputando a principal categoria de Le Mans a partir de 2023/2024. Nada mau. (Leo Contesini)

 

Conheça o GR Corolla “Morizo Edition”

“Morizo” é o nom de guerre usado pelo presidente da Toyota, Akio Toyoda, em competição. Agora é o nome também de uma edição especial do recém-lançado GR Corolla. O Toyota GR Corolla “Morizo Edition” parte da versão Circuit Edition, e cria uma máquina de pista ainda mais capaz. É um carro ainda mais focado em velocidade, num modelo já focado pacas; a Toyota não cessa em fazer coisas legais para a gente ultimamente.

O novo modelo usa o mesmo motor de três cilindros turbo G16E-GTS de 1,6 litros, mas o torque aumenta para 40,8 mkgf, em vez de 37,7 mkgf do GR Corolla normal. A rotação onde acontece este pico também muda:  agora vai de 3.250 a 4.600 rpm, em vez dos habituais 3.000 a 5.500 rpm. A potência de 300 cv permanece igual. A caixa manual de seis velocidades permanece também, mas terá relações mais curtas; exatamente como ainda não foi divulgado.

Mas o mais legal mesmo é que o Morizo é mais leve que o GR Corolla normal em 48 kg. Para isso, perde os bancos traseiros, alto-falantes traseiros, mecanismos de vidro traseiros (agora são fixos), e o limpador do vidro traseiro. A Toyota diz que onde estavam os bancos traseiros, é possível colocar 4 pneus slicks e sobra espaço para ferramentas!

As rodas são de alumínio forjado de 18 polegadas, com design de 10 raios, em vez das peças fundidas do modelo regular. Pneus também mudam: agora são Michelin Pilot Sport Cup 2 na medida 245/40, ao invés dos 235/40 Pilot Sport 4 habituais.

Por fora, o para choque dianteiro ganha dutos de refrigeração do freio dianteiro funcionais. O spoiler traseiro é menor que o da Circuit Edition. A cor é um novo e exclusivo cinza com acabamento fosco, ou um branco-pérola chamado “Windchill Pearl”.

Morizo, com o Morizo.

O Toyota GR Corolla já é um hot hatch altamente esperado, mas isso não impediu a Toyota de colocar mais lenha na fogueira com esta ultrafocada versão Morizo Edition. Aqui no Brasil provavelmente não teremos nenhum deles; apenas 200 serão feitos para o ano/modelo 2023, e como somos atrasados em relação aos EUA, não deve sobrar nenhum. O preço desta nova versão ainda não foi divulgado. (MAO)

 

Novos Toyota GR86 Special Edition e GR86 Cup apresentados nos EUA

O novo GR86 já é um grande sucesso, e está à venda há cerca de um ano. Mas a Toyota mantém a chama do interesse acesa com uma versão especial:  O GR86 Special Edition.

O carro tem uma cor exclusiva chamada Solar Shift, mas que é laranja para mim e você. Rodas de liga leve pretas foscas de 18 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 fazem parte do pacote.  Na carroceria, o spoiler “ducktail” e o logotipo “GR” gravado completam as mudanças. O escapamento GR catback de alta performance em aço inoxidável com pontas cromadas pretas também é parte da edição limitada.

A Edição Especial é baseada no nível de acabamento Premium e será limitada a apenas 860 carros. A Toyota diz que não há aumento de potência com o novo escapamento, mas um som bem mais interessante, que “deixa uma assinatura auditiva profunda e rosnante em seu rastro”.

Além disso, a Toyota divulgou também novas imagens do carro de corrida GR86. São carros de um campeonato monomarca que acontecerá nos EUA em 2023, com 14 corridas em sete circuitos americanos. Patrocinado pela Toyota, o GR86 Cup tem prêmios interessantes e diversos bônus financeiros dependendo dos resultados.

A TRD cria o carro de corrida em suas novas instalações em Mooresville, Carolina do Norte, partindo de um GR86 normal. Ganha uma transmissão sequencial SADEV de seis velocidades, um escape Borla, ECU Bosch e freios Alcon. Os carros da GR86 Cup também recebem uma asa traseira de fibra de carbono e amortecedores ajustáveis JRI, além de uma coluna MacPherson sob medida, e um tanque de combustível maior. Naturalmente, também está equipado com os equipamentos de segurança obrigatórios em pista, fornecidos pela OMP.

Como um mercado maior faz bem para todo mundo. Já imaginou algo assim aqui? Toyota, eu sei que com o GR Corolla você já deu a mão; mas me vê o resto do braço aí, vai. Por favor! Traz o GR86 para a gente! (MAO)

 

Buick muda logotipo e identidade; promete ser totalmente elétrica até 2030

Buick é a primeira marca da GM; a GM nasceu em espírito quando David Dumbar Buick levou William Crapo “Billy” Durant para dar uma volta em seu carro em Flint, Michigan, ao redor de 1906. É importantíssima então; sempre acreditei que a GM não existe sem a Buick. Perderia sua alma.

E ontem, a Buick anunciou que se tornará uma marca totalmente elétrica até o final da década. A empresa lançará seu primeiro EV norte-americano no próximo ano, e o novo conceito Wildcat EV mostrado também hoje prevê a nova linguagem de design da marca à medida que transita para a propulsão elétrica. A GM continua protegendo a marca; pelo menos é o que acredita.

O Buick Wildcat EV

A mudança inclui mais uma mudança no logotipo, claro: designers e product planners e estrategistas de marketing precisam justificar sua permanência na folha. Uma notícia que não espantou ninguém é o anúncio do uso do nome Electra para os novos elétricos. Claro né? Essa era bola quicando na frente do gol, ou a low hanging fruit, como diriam no Michigan.

Electra, de 1959 a 1990, foi o nome dos maiores e mais sofisticados Buicks. Aqueles, enormes, ou, como dizem no Michigan, “as big as a Buick”. Mas faz todo sentido num elétrico.

O novo emblema representa a mudança mais significativa desde 1990. Ele elimina o elemento circular, dando mais ênfase ao escudo triplo, que agora cresceu e está alinhado horizontalmente. Buick diz que o design fluido do tri-escudo prevê o estilo dos futuros modelos. Sei.

Finalmente, a Buick anunciou “uma experiência de conectividade mais perfeita” para seus modelos dos EUA, já que agora eles serão oferecidos com três anos de OnStar e Plano Premium de Serviços Conectados. O equipamento padrão de todos os Buicks incluirá recursos como o chaveiro remoto, dados Wi-Fi e serviços de segurança OnStar. (MAO)


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