Passou a semana planejando o feriadão e não teve tempo para acompanhar as novidades? Estava adiantando o trabalho para curtir o fim de semana numa boa sem preocupações e esqueceu de visitar seu site favorito? Não tem problema: aqui estamos com as principais notícias da semana para você não ficar destracionando por aí!
Toyota apresenta nova geração do Corolla
A Toyota apresentou a nova geração do Corolla, que compartilha a plataforma e a identidade visual com o Corolla hatchback, apresentado no início deste ano, porém mantendo a linha estética da atual geração.
Como esperado, por dentro ele é exatamente igual ao modelo de dois volumes, com o painel “coroado” pela tela do sistema multimídia Entune 3.0, compatível com Apple CarPlay e dotado do assistente Alexa da Amazon. Nos modelos de entrada a tela terá 7 polegadas, enquanto nos modelos de topo a diagonal é de 8 polegadas.
Em relação a atual geração, o novo Corolla manteve o entre-eixos de 2,70, porém tem bitolas mais largas (11,9 mm na dianteira e 22,1 mm na traseira), balanço dianteiro 3,3 cm mais curto, balanço traseiro 1,2 cm mais longo, e altura 2 cm mais baixa. A nova plataforma também permitiu o posicionamento mais baixo do motor, o que reduz o centro de gravidade além de melhorar a visibilidade à frente. Uma boa notícia é que a nova plataforma usa suspensão traseira multilink, uma das principais críticas ao atual Corolla, que usa eixo de torção.
Sob o capô o Corolla continua com os motores 1.8 e 2.0 — o primeiro com 140 cv e o segundo com 170 cv — e com o câmbio CVT da atual geração, agora com simulação de 10 marchas. A versão XSE será equipada com um câmbio manual de seis marchas com sistema de sincronização de rotações (punta-tacco eletrônico), mas somente nos EUA e Europa. Haverá ainda uma versão híbrida que usa o 1.8 de ciclo Atkinson do Prius e será vendida em “mercados selecionados” — o Brasil deverá ser um deles.
Por aqui, o Corolla chega somente em 2020, depois que a fábrica de Indaiatuba estiver adaptada para produzir o modelo.
Alonso na Indy 500 em 2019
Fernando Alonso irá disputar a edição de 2019 da Indy 500 novamente pela McLaren em parceria com a Andretti Motorsport, conforme anunciado pelas equipes e pelo piloto na segunda-feira (12). Alonso já disputou a prova em 2017, chegando a liderar por boa parte das 200 voltas, porém no final da prova seu motor quebrou e ele abandonou a prova.
Subaru WRX volta ao Brasil com câmbio manual
A Subaru passou a trazer o WRC com o câmbio manual de seis marchas como opção ao CVT Lineartronic, que simula oito marchas. O motor continua o mesmo boxer turbo de dois litros, com 270 cv a 5.600 rpm e 35,7 kgfm entre 2.000 e 5.200 rpm. Independentemente da opção de câmbio, o sistema de tração é o Symmetrical All-Wheel Drive, que é como a Subaru chama sua tração integral.
O Subaru WRX manual parte de R$ 185.000, enquanto o automático sai R$ 193.000. Por esse preço a lista de itens de série inclui teto solar, airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, controle de tração e estabilidade, sensores de chuva e crepuscular, sistema de áudio Harman Kardon.
BMW apresenta o novo M340i
A BMW apresentou nesta semana o M340i, que ganhou um visual mais agressivo que o dos modelos de quatro cilindros, como já acontecia com seus antecessores. Os para-choques dianteiros têm tomadas de ar maiores, a grade tem um acabamento fosco enquanto a traseira ganha saídas de escape trapezoidais e para-choques com respiros que, caso sejam funcionais, devem extrair o ar quente das caixas de roda traseiras.
O M340i será oferecido em duas versões; uma com tração traseira e outra com tração nas quatro rodas, batizada M340i xDrive. Ambas usarão o mesmo seis-em-linha turbo de três litros, com 387 cv e 50,9 kgfm — o que o torna o Série 3 não-M mais potente já feito. O câmbio é automático de oito marchas com trocas manuais e controle de largada. Com esse conjunto, o M340i xDrive vai de zero a 100 km/h em 4,4 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
Além dos dados da motorização, a BMW também divulgou que ele terá distribuição de peso próxima de 50:50, diferencial de deslizamento limitado M Sport, reforços estruturais para enrijecer a carroceria em 25% em relação ao antecessor, bem como centro de gravidade mais baixo e peso 55 kg mais leve. O modelo começa a ser vendido na Europa no início de 2019 e, caso seja importado, deve chegar ao Brasil no segundo semestre.
Nissan divulga preços, versões e pacotes da Frontier 2019
Depois de apresentar a linha 2019 da Frontier no Salão do Automóvel, a Nissan divulgou os preços da picape, que agara é fabricada na Argentina, onde irá compartilhar a linha de produção com a Renault Alaskan. A Frontier chega em três versões que partem de R$ 153.600 e chega aos R$ 193.300. Todas são equipadas com tração 4×4 e o motor 2.5 biturbo a diesel de 190 cv e 45,9 kgfm.
A versão de entrada, por enquanto, é a Attack 4×4. Por R$ 153.600 ela traz ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, câmbio automático de sete marchas, barra de proteção no para-choque dianteiro, santo-antônio e rodas de liga leve de 16 polegadas.
A versão intermediária XE sai R$ 172.900, e ganha ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, DRL, sensor crepuscular para os faróis, bancos de couro com ajuste elétricos para o motorista e sistema de áudio com seis alto-falantes. No topo vem a LE, que sai por R$ 193.300 e ganha teto solar, sistema de câmeras com visualização de 360 graus, e seis airbags.
A picape chega às lojas ainda neste mês, mas terá outras duas versões inferiores que serão lançadas em 2019: a versão de entrada S, que terá câmbio manual de seis marchas, tração traseira e motor de 160 cv e 41 kgfm, e a Attack 4×2, que terá o mesmo motor, porém com câmbio automático de sete marchas.
YouTube do FlatOut
Nesta semana tivemos mais um episódio do FlatOut Midnight, desta vez trazendo um Porsche Cayman com o motor do 911 Carrera S que viajou mais de 1.000 km para gravar o quadro.
Project Cars
Nesta semana tivemos duas novidades no Project Cars. A primeira foi a conclusão do Puma 053, o protótipo de rua do novo Puma, contada pelo Gabriel Maia…
… e a outra foi a estreia do Mercedes C280/C36 AMG do Waldyr Filho:
Exclusivo para assinantes
Nesta semana os assinantes e crowdfunders do FlatOut viram a história das motos Husqvarna…
Visitamos o museu de Donington Park no seu penúltimo dia de operação e trouxemos uma galeria completa:
Falamos sobre a importância da rivalidade nas pistas e nas ruas na criação dos ícones:
Contamos a história da Toyota Hilux, que completa 50 anos neste ano…
… e do Seat Ibiza F2, a versão esportiva do hatch espanhol que nunca foi lançada:
Explicamos tudo o que você queria saber sobre o Rota 2030, o novo programa de incentivo à indústria automobilística brasileira:
Contamos a história das picapes Jeep…
… e também de Richard Burns, o jovem e talentoso piloto do WRC que partiu cedo demais:
Relembramos a trajetória dos finlandeses no WRC e na F1 e procuramos as razões para explicar tamanho sucesso da pequena Finlândia no automobilismo:
E também contamos a história de Irv Gordon, que morreu neste fim de semana, mas deixou algumas lições de vida — e de relacionamento com nossos carros — depois de rodar 5 milhões de quilômetros com seu Volvo: