FlatOut!
Image default
Zero a 300

Nova lei aumenta pena para motoristas embriagados, o fim do Palio Weekend, Loeb de volta ao WRC e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Fiat Palio Weekend pode ter chegado ao fim depois de 20 anos

imagem-1

Foram 20 anos de estrada, meia-dúzia de facelifts, dezenas de motorizações e versões diferentes, e uma única plataforma. Tudo isso lhe rendeu o título não-oficial de modelo mais antigo à venda no País. Mas tudo tem um fim e, ao que parece, o Palio Weekend deixou de ser produzido neste final de 2017.

É o que diz o site Autopapo, que apurou com suas fontes na fabricante que o modelo não é mais produzido em Betim. A Fiat chegou a desmentir a notícia, dizendo que o carro continua em produção, porém não forneceu o número de unidades produzidas neste último mês.

Caso tenha realmente deixado de ser produzida, o posto de carro mais antigo ainda em produção no Brasil passa a ser da picape Fiat Strada, que foi lançada em 1998 e, portanto, completará 20 anos em 2018. A picape compacta da Fiat, aliás, tem motivos de sobra para continuar produzida, afinal, trata-se da picape mais vendida do país e uma das três opções do segmento, ao lado da Chevrolet Montana e da Volkswagen Saveiro.

 

Jeep Renegade terá cara nova em 2018

renegade2019-flagra1_21122017_8241_960_720

O Renegade está chegando ao seu terceiro ano, o que significa que ele está se aproximando da metade do ciclo de vida padrão dos carros atualmente. Isso também significa que é hora de dar aquele “tapa” no visual que todo carro ganha depois de três ou quatro anos de mercado, para que ele volte a ser visto como algo atualizado.

As atualizações que a Jeep prepara para o Renegade foram publicadas nesta semanas pelo perfil RenegadeJeeps no Instagram. Ele terá uma grade sutilmente redesenhada, posicionada de forma mais destacada e que lhe rendeu um ar mais agressivo que o modelo atual. Os faróis parecem ter recebido novos projetores de LED e o para-choques agora tem os faróis auxiliares mais centralizados.

25015412_537556079951264_4573036436659372032_n

Por dentro, as únicas novidades, aparentemente, são o sistema multimídia com uma nova tela com proporção 4:3 em vez do tradicional 16:9, e os comandos do ar-condicionado do Compass.

 

Punições mais severas para motoristas bêbados que causarem acidentes fatais

LucasLacazAE

Foto: Lucas Lacaz Ruiz

Lembra que há algumas semanas vimos um projeto de lei que visava aumentar a punição para motoristas embriagados que causam acidentes fatais? Na ocasião ela havia acabado de ser aprovada no Congresso Nacional e enviada à presidência da república para sanção ou veto. O presidente Michel Temer sancionou nesta última quarta-feira (20) e entra em vigor em 120 dias.

O antigo texto do Código de Trânsito previa pena de 2 a 4 anos para responsáveis por acidentes fatais condenados por homicídio culposo (sem intenção de matar), e não especificava o agravante da embriaguez do motorista. Agora, com a nova lei, a pena passa a ser diferenciada para motoristas embriagados, aumentando para entre 5 e 8 anos de prisão.

Com isso, a partir de 20 de abril de 2018, os motoristas que forem condenados terem causado acidente fatal sob influência de álcool e outras substâncias, não poderão mais cumprir penas alternativas, visto que pela atual legislação as penas inferiores a 4 anos podem ser convertidas em prestações de serviços comunitários.

Próxima geração do Land Rover Defender terá versão elétrica

Land-Rover-Defender-Electric-4

Em 68 anos de história, o Land Rover Defender manteve um design meramente evolutivo, basicamente adaptando-se às mudanças tecnológicas. O fim de sua produção em 2016 também marcou o fim desta característica do modelo. A Land Rover já anunciou que ele não será um modelo retrô ou com características do passado como o Mercedes Classe G, e sim um design moderno e totalmente renovado. Eles só não mostraram nenhum conceito até agora porque não querem que os chineses copiem o modelo como fizeram com o Evoque.

Até aí tudo bem. A evolução é natural e a ruptura com o passado às vezes é positiva em alguns aspectos. A novidade mais chocante sobre a próxima geração do Defender, com o perdão do trocadalho, é que ele poderá ter uma versão 100% elétrica.

A apuração é do site australiano Motoring, que conversou com uma fonte na Jaguar Land Rover, e descobriu que a marca irá lançar o modelo em até 12 meses. Ainda não há detalhes sobre potência, peso ou dimensões do conjunto de baterias, mas sabe-se que ele usará mais de um motor elétrico.

Como o Defender também precisará ter versões a diesel e a gasolina, ele deverá usar uma derivação da plataforma de alumínio do Discovery e dos Range Rover Sport/Vogue — o que também significa que ele irá abandonar seu velho layout de carroceria sobre chassi.

 

Sebastien Loeb de volta ao WRC… mas só por três etapas

loeb-citroen-wrc

Pelé aposentou-se em 1974, mas voltou aos gramados em 1975. Michael Jordan saiu em 1998 para voltar em 2001. Schumacher deixou a F1 em 2006 para voltar em 2010. Agora é a vez de Sebastien Loeb ressurgir da aposentadoria para voltar a fazer o que sabe de melhor.

O francês de 43 anos deixou o WRC em 2012, logo depois de conquistar seu nono título mundial de rali, e participou esporadicamente de algumas provas em outras categorias, como o Dakar, o World Rallycross e Pikes Peak, mas agora está de volta para disputar o WRC — e pela Citroën.

sebastien-loeb-citroen-wrc-01

Infelizmente não veremos Loeb durante toda a temporada. Ele irá disputar somente três etapas — o Rali do México, o Tour de Corse e o Rali da Catalunha —, mas seu retorno será interessante para ver como ele se sai depois de tantos anos longe do WRC. Sua última vez foi no Rali de Monte Carlo de 2015, depois disso, ele disputou somente provas de outras categorias.