a vida e uma caixinha de surpresas nao na continuaçao do meu project car mostrarei algumas dessas surpresas que foram idealizadas na medida em que surgiam na minha frente como se soubessem a hora certa de entrar na joia começando mais uma postagem tentarei colocar os senhores a par do maximo de informaçoes que puder passar fato a fato a saga das rodas e pneus em outubro de 2014 enquanto patrulhava pela cidade de londrina e comentando com meu motorista sobre o quanto me esforcei em vao para colocar um jogo de rodas forjadas em meu antigo carro o project car 69 pois eram muito largas e foram doadas para o carro de meu pai visualizei um nissan 350z encostado em uma panificadora com um jogo de rodas de 20 notadamente replicas com pneus chineses de perfil baixo e offset errado com seu proprietario adentrando ao carro solicitei ao companheiro de equipe para que encostassemos a viatura ao lado do cidadao onde elogiei seu extremo bom gosto pela troca das rodas perguntando o que havia feito com o jogo original de pronto o mesmo respondeu que as feias rodas originais estavam jogadas em seu apartamento ocupando espaço e que as venderia por preço de banana caso assim quisesse trocamos telefones e no dia seguinte fui buscar as redondas originalmente o citroen ds3 utiliza rodas de 17 com tala de 7 4 furos com 108mm de espaçamento e offset et +25 como a maioria dos carros atuais da psa isto me causou uma complicaçao pois as rodas originais do zetto sao staggered ou seja trabalha com talas e offsets diferentes nas rodas dianteiras 8 et+30 e traseiras 8 5 et+33 pela traçao ser nas rodas certas alem do fato de trabalharem com furaçao de 5x114 3 de posse de tais informaçoes reparei que so serviriam para o hamtaro carinhoso ne as rodas dianteiras do esportivo japones para conseguir ter todas as unidades dianteiras troquei com um conhecido de curitiba pr que utilizava o mesmo jogo de rodas em seu nissan/sentra e procurava as rodas traseiras mais largas para dar um melhor stance ao seu projeto depois disso foi preciso realizar um trabalho de embuxamento das rodas trocando sua furaçao de 5x114 3 para 5x108 e tambem um trabalho de refuraçao dos cubos de rodas passando de 4x108 para 5x108 paralelo a isto surgiu um anuncio no mercado livre de um jogo de pneus kumho modelo ecsta sport de medidas 225/35 os quais o vendedor havia penado para compra los mas vendeu o carro antes de ter a oportunidade de encontrar as rodas certas para colocar assim sendo arrematei e as escolhi para recobrir as rodas que agora entrariam no carro dando um visual final como este agora as perguntas que nao querem calar por que as rodas do 350z porque todo o trabalho de torno ao inves de utilizar uma flange bem estas sao respostas faceis quando idealizava uma troca so aceitaria passar para frente o conjunto original por um que fosse mais largo e mais leve e que entrasse sem a utilizaçao de adaptadores flanges e espaçadores portanto ou as rodas nao existiam no brasil ou tinham alguma informaçao divergente com o carro no caso em tela as rodas do 350z sao as que melhor se encaixam no projeto pois sao forjadas somente 8 25kg cada roda mais largas 8 polegadas e tem um offset que se encaixaria perfeitamente no veiculo +30mm divergindo somente no numero e distancia de furos no que concerne a escolha do trabalho de torno ao inves de adaptadores esta se deu por 3 fatores primordiais as rodas ficariam externas a lata com a utilizaçao de flanges que tem largura minima de 1 cada lado ; estas precisariam ser do tipo bipartidas uma parte da flange de ½ com furaçao 4x108 a outra parte de ½ com furaçao 5x114 3 e ambas ligadas por pequenos parafusos pesando somente essa peça em aço inox cerca de 3kg cada aumentando assim em muito o peso do conjunto nao suspenso e; por ja ter utilizado este sistema e nao ter a confiança necessaria pois trepidava em alguma faixa de velocidade a troca de turbina e pormenores conforme citei no final do primeiro post as mudanças maiores que estavam por vir sugiram graças a uma viagem para os estados unidos no final do ano passado como estava com planos de fazer nova pressurizaçao e escape no ds3 cogitamos ainda que de forma remota aproveitar e fazer um upgrade de turbina com uma peça roletada ou uma famigerada k04 da borg warner navegando na internet e com a indicaçao de conhecidos cheguei ao site de preparaçao da www jmturbocoopers com especializada em upgrades para os motores thp prince e apesar de nao ter veiculos das marcas francesas a venda na terra do tio sam estes vendiam turbinas para os psa conversei com os preparadores da atomic motorsport que me indicaram qual seria a melhor opçao dentro das vendidas e fui para a viagem com a ideia de gastar nao com roupas e celulares como a maior parte do pessoal faz mas sim com o novo caramujo que habitaria o cofre de meu motor fechei a compra online e recebi alguns dias depois em um quarto de hotel onde ela virou meu item de cabeceira a turbina dos ds3 assim como toda a linha thp em terras nacionais utiliza uma turbina borg warner de flange k03 com rotores 34/ 37 de duplo fluxo a turbina tem duas galerias uma para cada par de cilindros e quick spooling enche mais rapidamente para aproveitar melhor a mesa de torque como o ds apesar de ser um preparado com alta propensao a uso em pista ainda e um daily drive procurei conciliar uma turbina com caixas maiores rotores maiores mas com a caracteristica de boa pegada em baixa enchendo rapido para continuar sendo esperto e economico assim sendo e como uma special order solicitei a carcaça de turbina com as mesmas caracteristicas a mesma flange mas com caixa maior pertencente aos thp200/jcw e rotores 47/ 47 como a internet e um local vasto e os amigos com os mesmos modelos de carros sao pessimas influencias pedi por indicaçao obrigado fe e seulincu da inglesa powerflex os coxins de motor em pu para o francesinho e da holandesa mtech o short shifter especifico para a caixa mcm que equipa este carro de posse dessa turbina que e plug’n’play no citroen dos coxins em pu e do short shifter todos ja em terras nacionais o carro foi levado a preparadora londrinense para realizar os trabalhos de soldagem e instalaçao da pressurizaçao e criaçao de um novo cold air intake feitos do zero em aço inox e devidamente dimensionados para o novo projeto e que apos alguns dias ficou assim como podem ver o filtro de ar ficou em posiçao baixa logo atras dos farois de neblina o carro por sua vez com o drl em funcionamento direto dispensou o uso desses farois auxiliares seria injusto deixa los no carro sendo que queremos sempre more powaaaaahhhhhh portanto eles se foram apos termino da montagem que foi facil a ponto de ouvir do preparador um troquei a turbina em 5 minutos o carro foi levado ao dinamometro para novo acerto com todos os upgrades instalados e na mesma pressao de turbina devido a uma limitaçao da ecu do veiculo o setor de acerto de injeçao da preparadora chegou a cifra de 182whp dando em matematica simples um incremento de 50% na potencia original do carro tendo as curvas de torque e potencia representadas abaixo passando a potencia para o chao apos finalizada a parte do acerto fui curtir o carro a pegada ficou bruta em baixas rotaçoes ele tem o aspecto de um ds3 original inclusive com a economia de combustivel da primeira materia mantida porem quando passa das 3000 rpm a turbina mostra todo seu potencial e o carro sobe giro com facilidade dando uma bela colada nas costas do motorista deixando aquele sorriso no rosto ate o corte de giro proximo as 7000rpm as marchas como num esportivo sao curtas e entram firmes sem titubear sendo engolidas rapidamente o carro com o motor travado vibra um pouco mais deixando a sensaçao mais instigante mas toda essa felicidade tem um preço e ele foi cobrado logo a embreagem nao aguentou o incremento de potencia mesmo que o torque tenha continuado subindo linearmente; nem tampouco a porrada mais firme das trocas de marcha que ficaram mais rapidas ela começou a patinar para resolver este problema recorri novamente a atomic onde o carro foi encostado e a embreagem foi enviada para o pessoal da ceramic power de sao paulo para troca dos discos originais por novos de carbono e plato retrabalhado com 10% a mais de carga em estudo do sistema de embreagem fora notado que o carro usa um volante de motor bi massa que pesa cerca de 12kg originalmente aproveitando que o sistema estava desmontado fora feito um novo volante de motor agora forjado tirando cerca de 5kg do conjunto com essa alteraçao o carro conseguiu passar toda a potencia para as rodas fazendo o tempo de 0 100 baixar de 6 4s para menos de 6s conjunto sempre balanceado sou uma pessoa que gosta de ter sempre um bom conjunto meu carro pode nao ser o mais forte na arrancada nem o que chega a maior velocidade final antes mas ele deve ser o que completa as arrancadas retas e curvas de forma veloz e que pare na menor distancia possivel compensando com um bom conjunto qualquer deficiencia pontual considerando que aumentamos a potencia e como ela e passada para o chao nada mais justo que melhoremos como ela sera combatida para isso mais uma oportunidade em minha vida apareceu estava pensando quando começaria a juntar dinheiro para mandar o carro ate a sigma de sao paulo para fazer um sistema de freios de competiçao quando aparece em um grupo de amigos um deles informando de que um conhecido estava vendendo um par de pinças da brembo originarias de um 406 coupe portanto plug’n’play para nosso project por um preço irrecusavel sem pensar muito arrematei as peças foi necessaria uma boa revisao nas peças realizada pela preparadora londrinense com direito a desmontagem e limpeza de todas as partes moveis e fixas troca dos reparos de freio e pintura da carcaça na cor vermelho sangue dando aspecto de novo paralelo a isto foram comprados discos powerbrakes nas medidas originais do ds3 283mm x 26mm frisados e pontilhados alem de pastilhas ebc altimax e fluido de freio pentosin rbf600 e agora jose novamente chegamos aquele ponto em que pensamos estar com todo o projeto terminado admito que poderia ter parado no primeiro post mas as oportunidades apareceram admito que poderia finalizar tudo aqui mas como falei no inicio da escrita a vida e uma caixinha de surpresas portanto ate a proxima por luiz fernando lopes project cars #211
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