Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Leitor flagra BMW X1 de nova geração em SP
Depois que Gente Fina nos deu o segredo mundial da Renault Oroch, nossos leitores pegaram gosto pela função de caçadores de segredos e nos presenteiam a cada dia com mais flagrantes. O mais recente veio de José Antonio Martins da Silva, que flagrou em uma avenida no bairro da Vila Clementino, em São Paulo, a nova geração do X1, modelo que, como a placa denuncia, será fabricado no Brasil, mais especificamente em Araquari, em Santa Catarina.
A plataforma do novo utilitário será a mesma da família Mini e do Série 2 Active Tourer, a UKL, de tração dianteira ou integral. Este flagrante, que já foi precedido de outro, em março deste ano, traz mais detalhes, como fotos da dianteira do carro. E detalhes descobertos da carroceria, que mostram que o novo X1 roda por aqui mais para testes de adaptação do que para algum tipo de desenvolvimento. O carro está pronto. E deve ser mostrado no Salão de Frankfurt deste ano.
“Fomos atrás dele assim que o vimos. Ele estava acelerando bastante, mas chegamos a parar ao lado. As janelas estavam abertas e pude ver o carro por dentro. O painel estava coberto, mas o velocímetro e o conta-giros são típicos da BMW, pude reconhecer. O azul da carroceria era de um tom azul claro, parecido com o dos Série 1 mais esportivos”, disse José Antonio.
Os motores devem ser os mesmo oferecidos hoje nos Mini, o 1.5 de três cilindros e o 2.0 de quatro, ambos turbinados e flex, como convém a um veículo feito no Brasil. Tomara que, nesta fornada, eles desenvolvam mais potência e torque com etanol, para aproveitar melhor a vantagem do turbo.
Ferrari F12M aparece em testes
Faz somente três anos que a Ferrari lançou sua F12berlinetta, mas parece que ela já está passando por algumas atualizações, como mostram estas fotos capturadas pelo pessoal do WorldCarFans. Apelidada de F12 M (como as antecessoras “Modificata”, o carro das fotos parece ter o mesmo visual, embora a camuflagem na traseira denuncie alguma novidade no visual – ou quem sabe seja uma mula de testes.
Ainda segundo o WorldCarFans pouco se sabe sobre esse protótipo, mas espera-se que o V12 ganhe atualizações para produzir 750 cv. O modelo atualizado deve aparecer no Salão de Genebra de 2016.
Honda divulga novos detalhes do Civic Type R
A Honda divulgou nesta terça-feira novos detalhes e fotos do Civic Type R. Como vimos anteriormente, ele será oferecido somente na versão quatro portas e usará o novo motor 2.0 VTEC Turbo com injeção direta, que produz 320 cv a 6.500 rpm e 40 mkgf entre 2.500 e 4.500 rpm — e pode girar até 7.000 rpm. O motor trabalhará combinado a uma caixa manual de seis marchas, que ajudará a levar o hot hatch aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e até à máxima de 270 km/h.
O Civic Type R será oferecido em cinco cores: branco, preto perolizado, prata metálico, azul metálico e vermelho sólido. Por dentro, ele terá bancos esportivos com bancos de suede preto e tecido vermelho com costuras em vermelho. O volante terá base achatada como os carros de corrida e o sistema multimídia terá funções de monitoramento e telemetria, com medição de forças G, indicador de pressão do freio, de posição do acelerador, da pressão do turbo, temperatura da água e do óleo, pressão do óleo, tempos de volta e aceleração.
A suspensão usará o sistema de amortecedores adaptativos, que altera automaticamente os parâmetros da suspensão de acordo com a rodagem — algo que ajudará o Type R a fazer bonito nos track days sem acabar com a sua coluna nas ruas. Os freios são da Brembo, desenvolvidos especificamente para o Civic Type R, com pinças de quatro pistões e discos perfurados de 350 mm na dianteira.
Facelift do Fiat 500 tem detalhes oficiais vazados na internet
O Fiat 500 foi um projeto tão bem feito, e de tanto sucesso, que o máximo que a Fiat vai se arriscar a fazer com ele é dar uma renovada no visual. Prevista para estrear no Salão de Frankfurt, em setembro deste ano, ela será mais concentrada no interior, mas a parte externa também será modificada, como se pode ler em uma apresentação oficial da FCA, escrita em francês, que vazou na internet.
Pela apresentação, os para-choques dianteiro e traseiro serão modificados para permitir a adoção de novos faróis dianteiros, parecidos com os do 500X, e novos faróis diurnos, de LED, assim como lanternas traseiras de LED. A carroceria ficará intocada, pelo visto, a não ser por novas rodas de aro 15 e 16. Em termos de melhorias mecânicas, só se menciona os freios dianteiros, nada mais.
Por dentro, o carro passará a usar o sistema de navegação U-Connect, herdado da Chrysler. Painel de instrumentos, porta-luvas, botões de comando dos vidros elétricos, volante e detalhes cromados serão novos, assim como os bancos, tanto os de couro quanto os de tecido.
Ainda que bastante disfarçado, o 500 flagrado pelo site Paultan.org, da Malásia, permite confirmar algumas das informações presentes na apresentação, especialmente em relação aos para-choques e conjunto óptico. A única foto do interior mostra só que o disfarce foi absurdamente eficiente.
Peugeot revelará o novo 308 GTI em Goodwood
No final deste mês, no Festival de Velocidade de Goodwood, a Peugeot apresentara a versão GTI de seu novo 308, construído sobre a plataforma modular EMP2. Não espere nada tão extremo quanto o conceito 308 R HYbrid, com tração nas quatro rodas e 507 cv. Ele terá tração dianteira e 270 cv gerados pelo motor 1.6 THP, o mesmo usado pelo RCZ R.
Além da aparência mais agressiva, ele trará faróis integrais de LED, bancos esportivos e ajuste específico para a suspensão, que continua com eixo de torção na traseira.
BMW Série 7 de sexta geração será mostrado dia 10 de junho
A BMW já deixou resevada na agenda do mundo a apresentação da sexta geração de seu sedã de alto luxo. Será em 10 de junho que conheceremos os próximos seis ou sete anos da Série 7. E são anos que prometem revolucionar o mercado de luxo, ainda que o estilo seja meramente evolutivo.
Sob a carcaça aparentemente conservadora está um carro 130 kg mais leve que seu antecessor pelo uso do que a marca chama de Carbon Core, uma estrutura de CFRP. Completarão as novidades os novos faróis de laser, o BMW LaserLight, suspensão a ar autonivelante nos dois eixos, a nova geração de motores TwinPower, sistema de estacionamento autônomo remoto (à la 007 de Pierce Brosnan) e sistema de entretenimento com controle por gestos, como na próxima geração do Golf.
SUV compacto mundial da Hyundai vai se chamar Creta
A Hyundai anunciou que revelará ao mundo no segundo semestre, mais especificamente na Índia, seu novo SUV compacto mundial. Não, não é um ix25, vendido exclusivamente na China, com nome diferente. Será um novo modelo, construído sobre a mesma plataforma, mas com disposição de encarar o mercado mundial e enfrentar o novo bicho-papão do segmento, o Honda HR-V. Seu nome será Creta. E seu logo já foi até divulgado pela marca coreana.
Segundo o Indian Autos Blog, o carro deverá ter motores 1.6 a gasolina e a diesel oferecidos apenas com transmissões manuais, de cinco ou de seis marchas. Também se fala em um 1.4 a diesel na versão de entrada, mas duvidamos que não exista nenhuma opção automática nos planos, ainda que seja o de quatro marchas oferecido hoje no HB20… Pelo menos para o resto do mundo, onde o Creta também será oferecido. E, por resto do mundo, entenda EUA e Brasil. Vale acompanhar de perto a novidade.