Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Novo Land Rover Defender é fotografado durante gravação do novo filme de James Bond
Como já era esperado, o novo Land Rover Defender apareceu completamente sem disfarces a uma semana de sua apresentação oficial. O modelo é um dos carros usados na produção do mais recente filme de James Bond, “007 – Sem Tempo para Morrer”, e foi flagrado durante as gravações.
Como era esperado, ele ainda mantém as proporções e o visual encaixotado do Defender clássico, mas com linhas suavizadas que o fazem parecer uma derivação da geração passada do Discovery, especialmente com os faróis retangulares e o capô com borda curvada. Também há algo do Concept 100, o conceito que era tido como a antecipação deste novo Defender. Repare o elemento circular nos faróis e as linhas paralelas horizontais na área envidraçada da lateral e você encontrará as semelhanças.
Ainda não há informações oficiais sobre o conjunto mecânico do modelo, mas as informações apuradas até agora dizem que ele irá manter as configurações clássicas de 90, 110 e 130 polegadas de entre-eixos, e que será equipado com a família de motores Ingenium, tanto a diesel quanto a gasolina, com quatro e seis cilindros. O 2.0 diesel terá entre 200 e 240 cv, enquanto o 3.0 terá 300 cv. O 2.0 a gasolina terá 250 e 300 cv e o 3.0 chegará aos 395 cv. Ainda haverá um híbrido baseado no motor 2.0 a gasolina, que deverá chegar aos 400 cv.
O novo Defender será apresentado na próxima semana durante o Salão de Frankfurt. (LC)
Morreu aos 82 anos Ferdinand Piëch, que fez história no Grupo VW
Na noite de ontem veio a notícia: Ferdinand Piëch, ex-CEO do Grupo Volkswagen, morreu no último domingo (25) aos 82 anos de idade. De acordo com sua esposa, Ursula, Ferdinand Piëch estava saudável e sua morte foi uma triste surpresa.
“Meu marido morreu de forma repentina e inesperada no último dia 25 de agosto”, disse Ursula Piëch em um pronunciamento oficial. “Sua vida foi marcada por uma extrema paixão pelos carros e pelos funcionários que os construíam.” Segundo informações ainda não confirmadas, Piëch sofreu um colapso enquanto jantava em um restaurante na cidade de Rosenheim, na Baviera. Ele estava em uma viagem de negócios.
Ferdinand Piëch era neto de Ferdinand Porsche – sua mãe Louise Porsche, filha do Dr. Porsche, e casou-se com o advogado austríaco Anton Piëch. Ele nasceu em 17 de abril em 1937, graduando-se engenheiro em 1962 no Instituto Federal de Tecnologia em Zurique. Ainda na década de 1960 ele dedicou-se aos carros de competição da Porsche, tendo influenciado a fabricante a criar o lendário Porsche 917.
Piëch também trabalhou na Audi, na Mercedes-Benz e na Volkswagen como engenheiro antes de assumir o cargo de presidente da VW, na década de 1990. Piëch é considerado o responsável por tornar a VW uma gigante da indústria automotiva, e coordenou as compras da Bentley e da Bugatti na virada dos anos 2000.
Depois de se aposentar em 2002, aos 65 anos, Piëch continuou integrando o quadro de executivos da VW como consultor, atuando até 2015. Por suas ações como executivo, ele recebeu diversos prêmios, incluindo uma indicação para o Automotive Hall of Fame em 2014. (DH)
Brabus apresenta sua versão do Mercedes-AMG A35
Depois de mostrar seu pacote para a versão A250 da atual geração do Mercedes Classe A, a Brabus agora apresenta seu pacote de modificações para o A35 AMG, a versão esportiva de entrada do hatchback. O Originalmente equipado com um 2.0 turbo de 306 cv, o A35 AMG ganhou o kit PowerXtra B 35 para chegar aos 345 cv.
O modelo, curiosamente, preenche uma lacuna a Mercedes não se preocupou em deixar aberta, visto que acima do A35 está o A45 de 387 cv — um intervalo de 81 cv. O aumento de potência foi obtido somente com um novo mapa para a ECU que, entre outras variáveis, alterou a pressão máxima de trabalho do turbo.
A faixa deixada aberta pela Mercedes-AMG é tão ampla que a Brabus pôde oferecer dois níveis de potência: o pacote PowerXtra+ kit B 35 S é a opção para quem acha pouco os 345 cv. Com um novo sistema de escape somado às modificações na ECU, ele chega aos 365 cv — ainda razoavelmente distante dos 387 cv do A45 AMG. De acordo com a Brabus, a versão de 365 cv vai de zero a 100 km/h em 4,4 segundos — 0,5 segundo mais lento que o A45 S de 426 cv.
Além da potência extra a Brabus também oferece os tradicionais pacotes estético e aerodinâmico, que inclui um difusor frontal, uma nova asa traseira, escape de aço inoxidável com saídas de fibra de carbono, rodas Brabus Monobloco T e pneus Pirelli P Zero 235/35 ZR19. (LC)
Novo Kia Cerato chega ao Brasil em outubro
A terceira geração do Kia Cerato, apresentada em Detroit no ano passado e lançada em 2019, será vendida no Brasil ainda em 2019. A própria fabricante confirmou esta informação ontem (26), dizendo que o sedã será revelado no fim de setembro, chegando às concessionárias na primeira semana de outubro.
O novo Cerato virá importado do México (onde é chamado Kia Forte), equipado com motor 2.0 flex de 167 cv e 20,6 kgfm de torque (o mesmo já utilizado no SUV Sportage), acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Este conjunto mecânico será exclusivo para o mercado brasileiro.
A Kia diz que o novo Cerato será vendido em duass versões, SX e EX, ambas com a mesma mecânica. Embora não dê detalhes a respeito dos equipamentos, a companhia afirma que o modelo de entrada virá de série com sistema multimídia de oito polegadas e suporte a Apple CarPlay e Android Auto.
Preços também deverão ficar para depois, sendo revelados quando estivermos mais perto da data de lançamento. (DH)
Gran Turismo Sport ganha pacote com cinco novos carros japoneses
Com foco nas competições online, Gran Turismo Sport possui uma lista de carros bem menor do que os títulos anteriores – mas ela continua se expandindo. Um update gratuito anunciado hoje (27) adiciona cinco novos carros japoneses ao acervo do jogo.
Os carros são o Honda S2000, equipado com o motor F20C de 250 cv e 9.000 rpm; o Mitsubishi GTO Twin Turbo, cuja especificação japonesa traz um motor V6 biturbo de três litros e 280 cv (o modelo americano, chamado 3000GT, é um pouco mais potente com 300 cv); o Subaru Impreza WRX Type R STi Version, edição limitada do ícone noventista, com apenas 1.000 unidades produzidas; o Toyota Corolla Levin 1600 GT APEX AE86; e o Nissan Silvia K’s Dia Selection S13.
Além dos carros, a atualização de Gran Turismo Sport acrescenta condições de pista molhada para os circuitos de Red Bull Ring e Red Bull Ring Short Track. (DH)
BMW apresenta X5 Protection VR6, com blindagem capaz de resistir a explosões
A BMW apresentou a nova geração do X5 Protect, versão blindada de fábrica do SUV. O modelo apresentado é o VR6, com blindagem mais pesada que a oferecida nos modelos anteriores do X5 e voltada para executivos e chefes de estado que correm risco de sofrer ataques violentos e sequestro.
A blindagem do X5 Protection VR6 usa vidros com 33 mm de espessura; painéis da carroceria feitos com aço de alta resistência e mais grosso; dobradiças reforçadas; uma chapa de alumínio na parte de baixo que protege os componentes mecânicos de explosões; e proteção no tanque de gasolina contra furos. Um teto reforçado para proteger contra ataques de drones e capaz de resistir a 200 gramas de explosivo C4.
Essa versão do X5 é capaz de resistir a munição de calibre 7.62, usada na AK 47, e a 15 quilos de TNT a uma distância de quatro metros. Os pneus possuem lateral reforçada para poder continuar rodando mesmo furados e o motor é programado para continuar funcionando mesmo depois de um acidente, permitindo fugir do local.
O motor que carrega toda essa proteção é o V8 4.4 biturbo do modelo M50i, que produz 530 cv e 76,47 kgfm. A BMW não divulgou o peso do Protection VR6, mas divulgou o desempenho: zero a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima limitada a 210 km/h. Como comparação, o M50i faz de zero a cem em 4,3s e tem máxima limitada a 250 km/h. A BMW reforçou a suspensão para carregar o peso extra e garantir boa estabilidade em fugas, usando molas de aço reforçado no lugar da suspensão pneumática do M50i.
O X5 Protection VR6 será fabricado na planta de Spartanburg na Carolina do Sul, nos EUA, e recebe a blindagem em Toluca, no México. O México é hoje referência em blindagem automobilística devido a grande demanda causada pela violência dos cartéis do narcotráfico. Outros carros vendidos com blindagem pelo fabricante, como o Audi Q5 importado para o Brasil, também são blindados no México. O preço não foi revelado. (ER)
Audi Q3 e RS Q3 passam por recall nas setas dianteiras
A Audi convoca o crossover Q3 e sua versão esportiva RS Q3 feitas entre março de 2015 e outubro de 2018 para um recall, as unidades afetadas podem apresentar falha no software do comando das setas dianteiras. Essa falha pode fazer que as luzes de seta não sejam acionadas, o que pode causar acidentes e transtornos para o motorista.
O agendamento pode ser feito nas concessionárias da marca, o reparo consiste em uma atualização do software que dura por volta de uma hora. Confira a numeração de chassi dos modelos afetados:
(ER)