Na noite de ontem (13) a Fiat finalmente lançou, em um evento transmitido ao vivo pela internet, o Mobi. O novo subcompacto da marca italiana veio para substituir, de uma só vez, o Uno Vivace e o Palio Fire na posição de carro de entrada. Diversos flagras e detalhes do carrinho já foram publicados, além de projeções bastante precisas, mas agora podemos conferir imagens e informações oficiais. Vamos ver o que o Fiat Mobi traz de novo?
A ideia de um subcompacto mais barato que o Uno veio em 2013, logo depois que o veterano Mille saiu de linha, mas acabou por adiar seu desenvolvimento em alguns anos. O foco, no entanto, continua o mesmo: oferecer um modelo de entrada mais moderno tanto em design quanto em plataforma, porém sem elevar demais os custos — tanto que ele pega emprestados alguns elementos do Uno. O Mobi aposenta imediatamente o Uno Vivace e, até o fim do ano, deverá matar o Palio Fire também.
Contudo, se a silhueta lembra bastante o Uno, a identidade visual é outra: a dianteira, que abusa das linhas retas, tem faróis grandes e agressivos. Há vários vincos nas laterais, a traseira também traz lanternas grandes (talvez até demais) e a tampa do porta-malas é feita toda de vidro — uma das características mais marcantes do design do Mobi.
As versões são seis — Easy e Easy On, de entrada; Like e Like On, intermediárias; e as aventureiras Way e Way On, de topo. Todas elas, a princípio, vêm equipadas com o quatro-cilindros Fire Evo de até 75 cv e 9,9 mkgf de torque (usando etanol), mas já é dada como certa a chegada do novo motor três-cilindros da família GSE para o fim de 2016, já como modelo 2017.
O interior do carro tem design inédito no painel e nos revestimentos de porta, abusando dos “quadrados arredondados” — nas saídas de ar do painel, na moldura do rádio/tela multimídia (mais detalhes adiante) e nos puxadores das portas, por exemplo. Alguns elementos, porém, são emprestados do Uno, como o cluster de instrumentos e os comandos do console central. O visual é relativamente limpo e a ergonomia nos parece inspirada no Volkswagen Up!, mas pode ser só impressão.
A Fiat deu ao Mobi alguns recursos interessantes: todas as versões contam com sistema de sinalização de parada de emergência (emergency stop signal, ou ESS), que aciona pisca-alerta automaticamente no caso de uma frenagem brusca; e Lane Change — ao mudar de faixa, um leve toque na alavanca aciona as setas por cinco segundos.
O Mobi traz a partir da versão Like a opção por dois sistemas de entretenimento inéditos: o rádio B7, com entradas USB e auxiliar; e o Live On, que se se conecta a um smartphone (pode ser iOS ou Android) para transformá-lo na central multimídia do carro usando um aplicativo com interface própria. Em ambos os casos, são inclusos comandos no volante, Bluetooth e entradas USB e auxiliar. É possível, ainda, adquirir uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas da linha de acessórios Mopar.
Para a Fiat, o Mobi é seu modelo subcompacto mais moderno dos últimos anos. A marca diz que a única parte do monobloco compartilhada como Novo Uno é a parede de fogo — no mais, tudo foi projetado especificamente para o Mobi e, como resultado, o carro é mais resistente, tem estilo mais harmônico e é mais leve, pesando 903 kg.
A Fiat também diz que, sendo seu primeiro compacto totalmente desenvolvido após a fusão da Fiat e da Chrysler, dando origem à FCA, o Mobi inicia um novo padrão de qualidade de construção e acabamento entre os carros produzidos na fábrica em Betim/MG. Para reforçar esta missão, a marca oferece garantia integral de três anos e revisões programadas cujo preço pode ser pago junto às parcelas do financiamento.
Versões, equipamentos e preços
Easy: a versão de entrada, que parte de R$ 31.900 (e não menos de R$ 29 mil, como vinha sendo dito pela imprensa) e traz, de série, os sistemas Lane Change e ESS, retrovisores com comando interno e espelho de cortesia para o passageiro. Como opcionais, há o sistema de ar quente e o pacote Funcitonal (vidros dianteiros e travas elétricos, limpador e desembaçador no vidro traseiro e predisposição para rádio).
Easy On: traz todos os itens de série do Easy, mais ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura e rodas de liga de 14 polegadas, sem opcionais. O preço é de R$ 35.900.
Like: todos os itens da Easy On, mais vidros e travas elétricos, predisposição para rádio, abertura das porta à distância, porta-copos para os passageiros do banco traseiro, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, grade pintada de preto brilhante, limpador e desembaçador do vidro traseiro, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-malas e bocal do tanque de combustível com comando interno para abertura, porta-malas revestido com mais capricho e Cargo Box (ma caixa removível no compartimento de bagagem), além dos dois sistemas de som opcionais que incluem alarme e comandos no volante. O preço parte de R$ 37.900.
Like On: todos os itens do Like, mais rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, regulagem de altura para o banco do motorista, retrovisores elétricos com Tilt Down (ao engatar a ré, se reposicionam automaticamente para facilitar a baliza, por exemplo), kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento e rádio B7 de série, sem opcionais. O preço é de R$ 42.300.
Way: a versão de apelo aventureiro também conta com todos os itens da versão Like, mas adiciona rack de teto, para-choques diferenciados e molduras nos para-lamas — e, como de costume, suspensão elevada. Os únicos opcionais são os sistemas de som B7 ou Live On. Custa a partir de R$ 39.300.
Way On: por fim, a versão de topo Way On traz todos os itens do Way e do Like On, porém com rodas de 14 polegadas com desenho exclusivo e console de teto especial, com porta-objetos e um espelho extra.