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Volkswagen Golf R é lançado com 320 cv e “modo drift”
A Volkswagen enfim revelou a nova geração do Golf R, versão mais nervosa de seu hatchback. E ele vem como o mais potente Golf já produzido pela VW, com 320 cv e 42,8 kgfm de torque no motor 2.0 turbo. São 10 cv a mais que o Golf GTI Clubsport S da geração passada, série limitada a 400 unidades que detinha este título até agora.
Segundo a VW, o novo Golf R vai de zero a 100 km/h em 4,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Ele pode ser equipado com câmbio manual de seis marchas ou de dupla embreagem e sete marchas.
A maior novidade do conjunto é o novo diferencial traseiro com distribuição vetorização de torque – com ele, é possível ativar o “modo drift” que transfere 100% do torque disponível no eixo traseiro para a roda do lado de fora da curva, possibilitando derrapagens controladas. O conjunto mecânico também passa a contar com o novo modo Race, que altera os parâmetros de condução para uma pegada mais esportiva.
No mais, o novo Golf R repete a fórmula do anterior, apostando na suspensão dianteira MacPherson com eixo multilink na traseira, porém com molas 10% mais firmes e um novo subchassi de alumínio que reduz o peso do conjunto dianteiro em 3 kg.
O visual do novo Golf R faz a linha esporte-fino, sem extravagâncias – tem para-choque exclusivo, rodas com desenho específico e um spoiler traseiro bem destacado, e só. Nas fotos de divulgação a Volkswagen apostou na tradicional cor azul, combinando com as pinças de freio e com os detalhes internos.
O Golf R começará a ser vendido na Europa ainda nesta semana, em regime de pré-venda, mas os preços ainda não foram divulgados. E, infelizmente, não contamos com sua chegada ao Brasil – que só deve receber o Golf Mk8 nas versões GTI e GTE, e olhe lá.
Toyota Corolla Cross aparece camuflado em testes
Preparando-se para lançar o Corolla Cross, a Toyota está testando o SUV no Brasil: uma unidade foi flagrada pelo perfil @carroscamuflados usando disfarces na dianteira e na traseira, porém com as laterais expostas.
Embora só exista uma imagem, o formato da área envidraçada e o contorno das lanternas traseiras confirma que se trata mesmo do Corolla Cross. Ao que tudo indica, a versão brasileira terá exatamente o mesmo visual do modelo asiático, que já é bem conhecido, porém com entre-eixos 6 cm maior (de 2,64 m para 2,70 m).
De acordo com os colegas do Motor1, o Corolla Cross brasileiro deverá seguir a motorização do sedã, com opções 2.0 aspirado de 170 cv e 1.8 híbrido 122 cv. O SUV será produzido em Sorocaba (S), com lançamento previsto para março de 2021.
BMW X1 M Sport comemora 25 anos da marca no Brasil
A BMW apresentou nesta semana a série especial X1 M Sport 25 Anos, criada para comemorar os 25 anos de sua presença oficial em nosso País.
Limitado a 72 unidades, o X1 M Sport 25 anos vem equipado com o pacote completo de modificações da linha Motorsport. Isto inclui suspensão mais baixa e firme, rodas de 19 polegadas modelo Y-Spoke, faróis de neblina com moldura exclusiva, grade pintada de preto brilhante e faróis full-LED com máscara negra. O interior tem cintos de segurança, tapetes de veludo e head-up display colorido.
O motor é o mesmo 2.0 turbo usado pelo X1 M Sport comum, com 192 cv e 28,6 kgfm de torque, sempre acoplado a uma caixa automática de oito marchas.
O BMW X1 M Sport 25 anos é vendido exclusivamente na cor Preto Safira com interior em couro marrom Dakota Mocca. Custa R$ 274.950 e vem com garantia de cinco anos ou 60 mil km.
BRM Type 15 com motor V16 voltará a ser fabricado
Mais um carro de corrida das antigas voltará à vida em breve: o BRM Type 15 de 1950. Por iniciativa de Jack Owen, filho do fundador da BRM Alfred Owen, o monoposto com motor V16 terá três unidades fabricadas artesanalmente em parceria com a restauradora Hall and Hall.
Equipado com um motor V16 supercharged de 1,5 litro (!!) e 600 cv, o Type 15 era excepcionalmente potente para a época, mas também foi amaldiçoado por sua complexidade na maior parte das corridas em que participou. Em compensação, seu ronco distinto fazia do Type 15 um dos favoritos do público.
De acordo com a Jack Owen, a Hall and Hall terá acesso a uma quantidade generosa de material para referência – mais de 20.000 esquemas técnicos originais, incluindo 5.000 blueprints, e também o único sobrevivente entre exemplares originais de 1950. Com isto, segundo Owen, o Type 15 renascido será diferente de outras continuações que vimos nos últimos anos. “Não será uma reinterpretação moderna. Será exatamente como era”, diz ele.
Os carros usarão chassis de época que não foram aproveitados por conta de mudanças no regulamento da Fórmula 1, e usarão motores V16 de 1,5 litro com supercharger e 600 cv a 12.000 rpm – exatamente os mesmos números que tinham em 1950.
Dos três carros, o primeiro ficará com o próprio Jack Owen, e a BRM já está aceitando propostas para compra dos outros dois. Contudo, a empresa diz que só venderá os carros a quem realmente pretender utilizá-los – será feita uma seleção bastante rígida, acompanhada de perto pela família Owen.
Lexus ES 300h 2021 é lançado por R$ 327.000
A Lexus anunciou a chegada da linha 2021 do ES 300h, seu sedã híbrido de luxo. O carro é vendido na versão única Luxury, de R$ 326.990, e é movido por um motor quatro-cilindros de 2,5 litros e 176 cv, mais um motor elétrico de 112 cv. A potência combinada é de 217 cv, enviada para as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a situação.
As novidades no ES 300h são principalmente os novos equipamentos – sensor de estacionamento com frenagem automática, sensor de pressão nos pneus e nova antena. Eles se juntam a um pacote que já era generoso, incluindo banco do motorista com regularem elétrica de dez posições, computador de bordo, sistema multimídia com tela de 12,3″ compatível com CD player, DVD player, Bluetooth, TV digital, Android Auto e Apple Carplay, e acabamento de couro com detalhes em madeira.
Além disso, o sedã conta com dez airbags, câmera de ré, cruise control adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente de colisão frontal, farol alto automático, monitoramento de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Citroën registra “sedã aventureiro” C3L no Brasil
Enquanto não define totalmente o futuro de sua linha no Brasil, a Citroën parece fazer alguns experimentos. O mais recente deles é o registro de um modelo inusitado junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial): o C3L, sedã de entre-eixos longo e suspensão elevada feito para o mercado chinês.
Com suspensão elevada e proporções um tanto desajeitadas, o C3L utiliza a plataforma PF1 – a mesma de C4 Cactus, C3 e Aircross, já descontinuada na Europa. É isto que torna seu registro um tanto curioso: dificilmente o veremos produzido no Brasil, onde a PSA prepara o lançamento da nova plataforma CMP que, de acordo com os rumores mais recentes, deve dar origem a uma família de modelos (hatch, sedã e crossover compacto) criada especialmente para mercados emergentes.
Apesar do design não muito atraente, o C3L tem qualidades como bom espaço interno e um enorme porta-malas de 620 litros. Ele é equipado somente com o motor 1.2 turbo de 116 cv.