a honda revelou na noite desta ultima quinta feira 6 a nova geraçao do civic si posicionada abaixo do civic type r por meio de um video e tambem divulgou muitos detalhes a seu respeito ainda que tenha deixado algumas perguntas no ar nao ha como começar a falar do civic si de outra forma pela primeira vez a versao sera equipada com um motor turbo nao nos surpreende visto que esta tendencia ficou bem clara logo no lançamento da decima geraçao sai o naturalmente aspirado k24 de 2 4 litros com 206 cv a 7 000 rpm e 23 9 mkgf de torque a 4 000 rpm; e em seu lugar entra o quatro cilindros turbo de 1 5 litro com 208 cv a 5 700 rpm e 26 5 mkgf de torque entre 2 100 e 5 000 rpm com duplo comando variavel vtec [youtube id= _eisajkupjg width= 620 height= 350 ] nao sao numeros muito mais altos especialmente considerando que a honda prometeu o civic si mais potente da historia mas a potencia maxima chega 1 300 rpm mais cedo enquanto o pico de torque aparece 2 300 rpm mais cedo e se sustenta por 70% da faixa de rotaçoes a transmissao segue manual de seis marchas e leva a força para as rodas dianteiras atraves de um diferencial de deslizamento limitado disponivel como seda e cupe o civic si ficou mais leve e mais rigido do que a geraçao anterior e tambem recebeu um novo sistema de direçao com assistencia eletrica e dois pinhoes com relaçao variavel amortecedores ativos molas mais firmes e barras estabilizadoras mais rigidas 30% na dianteira e 60% na traseira alem disso os discos de freio dianteiros sao maiores que no antecessor 312 mm de diametro e os pneus sao mais largos e de perfil mais baixo 235/40/18 podendo se optar por um jogo de pneus mais voltado ao desempenho os braços superiores da suspensao dianteira sao os mesmos do civic type r outra novidade anunciada pela honda foi a adoçao de dois modos de conduçao normal e sport o primeiro claro e voltado ao uso cotidiano com mais conforto o modo sport como esperado deixa a suspensao mais rigida e aprimora as respostas da direçao e do acelerador em relaçao ao visual do carro temos algo muito proximo do prototipo mostrado em novembro de 2016 o para choque dianteiro mais agressivo com spliter e tomadas de ar maiores e duas bocas enormes decorativas ao redor dos farois neblina o spoiler traseiro caracteristico da versao com luz de freio integrada e a grade com acabamento todo em preto brilhante estao presentes as rodas porem perderam a pintura preta fosca e ganharam um acabamento em dois tons ainda que tenham conservado o desenho visto no prototipo a versao cupe e a unica que traz a regua iluminada entre as lanternas traseiras e seu spoiler e mais alto que o do seda ja o belo interior do civic de decima geraçao recebeu bancos exclusivos para o si com o nome da versao bordado em vermelho nos encostos os bancos tambem tem costuras vermelhas que se estendem para as portas volante e coifa da alavanca de cambio o pomo do cambio e os pedais sao de aluminio a iluminaçao do painel tambem e vermelha e o cluster de intrumentos e totalmente digital tudo nos soa promissor definitivamente — especialmente com as novas curvas de torque e potencia no entanto a gente realmente esperava algo mais expressivo quando a honda falou em aumento de potencia especialmente por ser um motor turbinado algo na casa dos 215 220 cv ao menos uma vez que o mini cooper jcw da geraçao passada tinha deslocamento semelhante e produzia 211 cv sera que a honda realmente nao conseguiria extrair mais 5 ou 6 cv e claro que se tratando de um honda podemos esperar remapeamentos aftermarket do motor como ja virou tradiçao e no caso do novo si os mesmos serao ainda mais importantes pois tornam possivel o aumento da pressao do turbocompressor podem apostar que nao vamos demorar para ve los pois o civic si ja começou a ser produzido no canada e começara a ser vendido nos estados unidos no mes que vem custando algo na faixa dos us$ 20 000 e tambem ha as duvidas que ficaram no ar a fabricante ainda nao revelou dados de desempenho pois devera guardar a surpresa para o salao de nova york que começa na semana que vem sem falar na incerteza a respeito de sua chegada ao brasil pois nada foi dito do lado de ca na nossa opiniao oferecer o novo civic si no brasil faria muito bem para a imagem do modelo seja como cupe seda ou ambos primeiro porque o seda que estreou por aqui em 2007 e considerado ate hoje um dos melhores esportivos de traçao dianteira ja vendidos no brasil segundo porque apesar de andar bem como comprovamos na pratica o si de nona geraçao lançado em 2014 por aqui importado do canada nao fez o mesmo sucesso seria uma boa forma de promover o seda medio visto que o segmento esta bem movimentado ainda mais agora com a chegada do novo toyota corolla — alem de oferecer um rival mais qualificado para encarar o golf gti e seu motor 2 0 tsi de 220 cv o unico problema seria a faixa de preço com o civic touring batendo a porta dos r$ 125 000 um si nao chegaria ao brasil por menos de r$ 140 000
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.