mesmo com um motor v6 de tres litros e 280 cv o honda nsx original de 1990 sempre foi considerado um supercarro por seus admiradores nao e para menos seu desenho era inspirado nas ferrari ele so tinha lugar para duas pessoas o motor era equipado com comando variavel v tec e seu desempenho e dirigibilidade eram referencia sem contar com o fato de que o proprio gordon murray se inspirou no nsx na hora de criar o mclaren f1 isto porque sendo um supercarro ou nao se a potencia inferior a 300 cv ja era relativamente baixa para um supercarro ha 20 anos imagine hoje o nsx era um esportivo capaz de ser empolgante na hora de acelerar e pratico de usar no dia a dia ate um porta malas razoavel ele tinha — a posiçao transversal do motor permitia um bagageiro relativamente decente na traseira [youtube id= f1yzziogiu8 width= 620 height= 350 ] e aparentemente praticidade e usabilidade foram muito importantes para a honda na hora de conceber o novo nsx que foi apresentado como conceito em 2012 e agora tres anos depois esta pronto para começar a ser vendido alguns veiculos internacionais ja andaram neles e como de costume vamos capturar algumas de suas impressoes para tentar responder a pergunta afinal como anda o novo nsx primeiro vamos esclarecer uma coisa os primeiros reviews publicados sobre o nsx foram protagonizados pela versao americana — que como no original e vendida como acura nsx na pratica e exatamente o mesmo carro porem com outro nome nos vamos chama lo de honda mesmo pois bem o honda nsx e uma promessa feita ha dez anos sendo cumprida desde que o nsx original deixou de ser produzido em 2005 quinze anos depois de lançado com poucas modificaçoes neste periodo seus fas esperavam por seu sucessor os primeiros indicios de que ele viria começaram em 2007 quando a acura começou a desenvolver um conceito de superesportivo com motor v10 que tinha tudo para ser um novo nsx no entanto o projeto foi cancelado no ano seguinte por questoes financeiras uma nova luz veio em 2011 quando a honda anunciou que retomaria os planos de lançar um sucessor para o nsx mas que desta vez a abordagem seria outra o carro seria um hibrido daria tanta importancia a diversao ao volante e ao envolvimento do motorista quanto a questao das emissoes e da eficiencia energetica [youtube id= b q4ulmvfva width= 620 height= 350 ] na teoria entusiasta este prognostico nao era muito animador no entanto depois de varios meses de desenvolvimento e um punhado de prototipos exibidos nos mais importantes saloes do automovel do planeta cada vez mais perto da versao de rua definitiva diga se o nsx chega com um v6 de 3 5 litros com dois turbos 507 cv a 7 500 rpm regime de rotaçoes respeitavel para um v6 de induçao forçada e 56 1 mkgf de torque ja a partir das 2 000 rpm algo nos diz que o novo nsx ja seria um carro para la de interessante se o v6 biturbo fosse seu unico motor no entanto ha outros tres todos eletricos dois deles ficam com 36 cv e 7 6 mkgf de torque cada ficam no eixo dianteiro outro de 47 cv e 15 mkgf de torque fica posicionado entre o motor v6 e a caixa de dupla embreagem e nove marchas o layout remete ao porsche 918 spyder mas a honda garante que de uma forma muito mais acessivel juntos os tres motores entregam 580 cv o que definitivamente coloca o novo nsx no territorio dos supercarros o r8 v10 entrega 547 cv por exemplo a honda diz que o nsx e capaz de acelerar ate os 100 km/h na casa dos tres segundos cravados com velocidade maxima limitada por software a 307 km/h falando no audi r8 e evidente a semelhança da silhueta do nsx com o superesportivo das quatro argolas as proporçoes do carro sao bastante agradaveis diga se no entanto estamos vendo o nsx ha tanto tempo seja em forma de conceito nos flagras ou nas imagens divulgadas anteriormente que seu visual perdeu o impacto tanto que nenhuma das avaliaçoes que a gente leu se preocupa muito em analisar seu visual — todas elas comentam que o carro e bonito claro mas fica claro que o nsx ja e um rosto conhecido e nao muito marcante de qualquer forma para um entusiasta o que importa mesmo e o modo como o carro anda e novamente a impressao geral e a mesma em todas as fontes que consultamos a de um carro cheio de potencial que contudo nao consegue explora lo ao menos por enquanto apesar de ser potente e bem acertado — a honda incluiu no pacote ate mesmo amortecedores ajustaveis magneticos — o nsx acaba nao empolgando a maior parte do tempo e ha algumas razoes bem claras para isto a primeira delas foi o modo como a honda encarou o papel dos sistemas eletronicos do carro como e costume na maioria dos carros modernos o nsx tem varios modos de direçao quiet sport sport+ e track o primeiro permite que voce dirija a ate 40 km/h movido apenas por motores eletricos de forma quase totalmente silenciosa se voce maneirar no pe direito caso pise mais fundo o motor a gasolina entra em açao — porem limitado a apenas 4 000 rpm para nao fazer muito barulho e economizar combustivel ate o sistema de escape tem alguns tubos de ressonancia fechados para garantir o menor nivel de ruido a car and driver gringa fez questao de citar ted klaus engenheiro chefe do projeto que disse que o silencio pode algo muito bacana em um supercarro — uma afirmaçao claramente discutivel o default e o modo sport — o motor funciona em toda sua capacidade mas o sistema de direçao eletrica fica absurdamente leve e direto a fim de facilitar o uso do carro na cidade; e o sistema de suspensao fica mais complacente alem disso a transmissao realiza as trocas ascendentes o quanto antes a fim de manter o giro do motor mais baixo e economizar combustivel no entanto isto nao precisa se traduzir em um carro que muda de direçao a cada imperfeiçao no asfalto de uma rodovia critica a car and driver a respeito da assistencia exagerada no volante no entanto o modo sport+ começa a tornar as coisas mais interessantes o peso da direçao se torna adequado para um carro de 580 cv e — um dos detalhes mais bacanas — o conta giros virtual no cluster digital gira para deixar os digitos mais altos no topo e nao muito mais do que isto claro a suspensao fica um pouco mais dura e o ronco do motor um pouco mais alto [youtube id= 2nvwllgppeg width= 620 height= 350 ] mas o que voce quer mesmo e pilotar no modo track isto porque ate entao o que se tem e um carro um tanto tolhido por seus proprios sistemas eletronicos o teste da road and track sintetiza muito bem nos modos sport e sport+ os engenheiros programaram o sistema de traçao integral para carregar um bom montante de subesterço a fim de proteger pilotos mais inexperientes caso a traseira escape em um supercarro de motor central traseiro que custa us$ 150 mil deu para ver que eles nao encontram muito sentido nisto tudo especialmente porque no modo track — que voce aciona ao segurar por alguns segundos o dial no painel — o carro se transforma de acordo com a honda o nivel de ruido no modo track e 25 decibeis mais alto do que no modo quiet e isto e so o começo os amortecedores ativos e o sistema de vetorizaçao de torque viabilizado pelos dois motores na dianteiras cada um deles move sua roda de forma independente fazem seu papel com maestria o volante finalmente adquire um peso decente ainda que a motor trend diga que mesmo assim ele e meio morto e o ronco fica realmente mais alto no entanto nao encontramos elogios ao som do v6 — o carro fica barulhento e da para ouvir o barulho da induçao e os espirros dos turbos com clareza mas nao se trata de um ronco apaixonante neste quesito talvez o v10 fosse uma escolha mais acertada no entanto se as sensaçoes nao sao tao intensas o desempenho do v6 entrega o que promete [gallery columns= 4 link= file ids= 78535 78534 78533 78532 ] o modo track tambem permite que se desligue os controles de estabilidade e traçao deixando que o bom acerto do carro brilhe — a dianteira aporta com decisao a moleza do volante praticamente desaparece e e posivel finalmente sentir os 580 cv trabalhando como se deve no entanto ha outro detalhe crucial os pneus de serie o nsx vem equipado com um jogo de pneus continental contisportcontact 5p sao pneus macios e confortaveis para uso urbano e nao o tipo de borracha que se ve em um supercarro esta decisao tomada em favor da praticidade nao foi muito bem recebida por quem andou no carro — para a r&t os pneus simplemente matam o carro no entanto os pneus opcionais — um jogo de michelin pilot sport cup 2 nao muito diferentes do que se encontra no porsche 911 gt3 por exemplo — mudam tudo nas palavras da motor trend [os pneus michelin] tem o mesmo tamanho dos basicos 245/35r19 na dianteira 305/30r20 na traseira e os engenheiros do nsx fazem questao de lembrar que seu composto nao tem um desempenho tao bom quanto os continental na chuva ou neve no entanto nao precisamos de muito tempo para descobrir que eles tambem nao funcionam da mesma forma na pista nao so o volante fica imediatamente mais pesado com os pneus opcionais como tambem o carro responde de forma mais afiada e a diferença no grip e enorme na verdade a aderencia e tanta que sentimos que o abs precisa de uma recalibragem para os pneus cup — ha um trepidar bem violento ao longo do chassi quando o carro perde e ganha aderencia mas vale a pena vai entender colocar pneus de supercarro no supercarro da honda transforma a maquina era isto que voce queria ler nao e pois as outras avaliaçoes que lemos dizem exatamente a mesma coisa cada uma do seu jeito o nsx e um carro que tem todas as ferramentas para dar certo alem disso aparentemente nao ha nada que nao possa ser melhorado com um retrabalho de software — especialmente no que tange aos controles de estabilidade e traçao conservadores demais que induzem o subesterço a qualquer suspeita de que o motorista esta se divertindo considerando que todo o processo de desenvolvimento do carro foi realizado em uma janela bastante apertada o motor por exemplo foi do projeto no papel ao produto finalizado em apenas 18 meses no entanto a atmosfera geral e otimista o nsx ainda nem começou a ser vendido — devera ficar para o inicio do segundo trimestre de 2016 — e ainda ha tempo de deixa lo mais visceral talvez ate desenvolver uma versao mais potente com esterçamento nas rodas traseiras e personalidade mais solta e um peso mais baixo — porque graças ao powertrain hibrido a fibra de carbono na estrutura e na carroceria nao adianta muito com 1 725 kg o nsx nao e exatamente um peso pena mas sera que ainda ha tempo de revolucionar a dinamica dos superesportivos [youtube id= t_aumdjvxcg width= 620 height= 350 ]
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