Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Novo Porsche Panamera é flagrado sem disfarces
Quem acompanha o Zero a 300 diariamente já sabe que a Porsche está trabalhando em um novo Panamera e que ele terá uma versão perua e, possivelmente, um cupê inspirado pelo antigo 928. A nova geração do Panamera só deveria aparecer no próximo dia 28, mas como já se tornou um padrão em tempos de redes sociais e smartphones, o carro foi flagrado praticamente sem nenhum disfarce nesta quarta-feira (22).
As fotos foram feitas pelo Autojunk, e revelam uma sutil evolução no design do sedã. O capô ganhou vincos mais suaves, enquanto a parte inferior do para-choque dianteiro ficou mais agressiva. As laterais mudaram pouco, mantendo os vincos salientes abaixo da linha de cintura e acima das soleiras. Na traseira o único disfarce cobre a linha de LEDs que une as duas lanternas e já foi revelado pela Porsche em um dos teasers do modelo.
Enquanto o modelo era flagrado nas ruas, a Porsche divulgou mais um teaser do carro (o vídeo acima) e afirmou que ele será o sedã mais rápido do planeta. Ele também terá 90 kg a menos que a geração anterior e uma cabine mais moderna, com menos botões e uma tela sensível ao toque de 12 polegadas.
O ronco do Mercedes AMG GT R
Com o lançamento do AMG GT R se aproximando — ele deve acontecer nesta sexta (24) ou sábado (25) em Goodwood — a Mercedes voltou a publicar alguns teasers do esportivo. Desta vez, em nova referência ao “Inferno Verde”, o carro aparece em uma floresta, parcialmente coberto pela vegetação e assustando os animais com seu ronco gutural.
Não há nenhuma informação nova sobre o visual ou o powertrain. O que sabemos até agora é que ele terá a carroceria ligeiramente modificada (provavelmente para comportar o aumento das bitolas), uma asa traseira fixa e grade com frisos verticais inspirados no W194 de corrida dos anos 1950. O motor será o V8 4.0 biturbo com cárter seco, o mesmo usado nas versões menos nervosas do AMG GT, porém retrabalhado para produzir 585 cv e levar o esportivo aos 100 km/h em 3,5 segundos.
Hyundai apresenta novo i20 de rali
A Hyundai Motorports apresentou seu primeiro “customer car” de rali nesta semana durante o Ypres Rally, na Bélgica. O modelo, batizado i20 R5, atende o regulamento R5 da FIA para carros baseados em modelos de produção — o que significa que ele tem um motor 1.6 turbo movendo suas quatro rodas e pesa 1.230 kg.
O modelo será oferecido a equipes particulares, e competirá com versões do Citroën DS3, Peugeot 208 e Ford Fiesta em qualquer campeonato de rali sancionado pela FIA — incluindo o Campeonato Europeu de Rali, do qual faz parte o evento no qual foi apresentado.
Nova geração do Renault Fluence é revelada por manual
O Renault Fluence já está por aí há quase sete anos (no Brasil ele chegou somente em 2011) e, como sabemos, esse é o ciclo médio de um produto na indústria automotiva e por isso, a Renault já está trabalhando em uma nova geração do modelo. Nesta nova geração ele será derivado do Megane, sendo a versão sedã do modelo. Por aqui, ele poderá manter o nome Fluence.
Até agora só havíamos visto protótipos camuflados da versão de três volumes do Megane. Hoje, uma série de fotos do manual do carro, feitas pelo site tcheco RNews.cz, revelam alguns detalhes de estilo do modelo. Como se vê, ele não será um “liftback” (sedã com porta-malas tipo hatchback), e sim um sedã convencional. As medidas revelam que ele será ligeiramente maior que o atual Fluence, crescendo 2 cm no comprimento, 1 cm no entre-eixos e 2 cm na largura.
Ainda não se sabe quando o modelo será lançado. Considerando que o manual já está impresso e o carro vem aparecendo em testes com alguma frequência, é provável que ele seja apresentado no Salão de Paris em outubro e comece a ser vendido em 2017.
Aston Martin irá produzir Vanquish Zagato
Há pouco mais de um mês a Aston Martin levou seu Vanquish Zagato ao Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália. Agora, graças a “um interesse sem precedentes por parte do público”, a marca britânica decidiu produzir uma edição limitada do esportivo. Serão apenas 99 exemplares produzidos sob encomenda, que começarão a ser entregues no primeiro trimestre de 2017.
O Aston Martin Vanquish Zagato usa carroceria totalmente feita de fibra de carbono pela Zagato, e é embalado pelo V12 de seis litros e 584 cv da Aston. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3,5 segundos, mas a Aston diz que correr contra o relógio não é o foco desse caro. De acordo com a marca, o Zagato terá suspensão calibrada para uma “experiência grand tourer especial”, o que significa que ele será mais voltado para longas viagens do que para as pistas.