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Novo prazo para as placas do Mercosul
Diante da evidente impossibilidade de cumprir o prazo para implementação obrigatória das novas placas do Mercosul, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou mais um adiamento para a adoção do novo padrão. Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia terão que adotar o padrão até 10 de dezembro. Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul terão uma semana a mais, até 17 de dezembro. Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí terão até a véspera de Natal, 24 de dezembro. O restante dos estados (AP, CE, DF, MT, MS, MG, PA, PB, RR, SC, SP, SE e TO) terão até o dia 31 de dezembro para adotar o novo padrão.
Como dissemos na semana passada, o clima nos corredores do poder federal em Brasília é de que as nova placas acabarão adiadas novamente, podendo até mesmo ser abandonadas. Para saber se os novos prazos serão levados a sério, teremos que esperar até a próxima segunda-feira (10), data-limite para a adoção das placas nos primeiros estados segundo o novo calendário.
Augusto Farfus irá pilotar pela Hyundai além da BMW em 2019
Há algumas semanas o piloto brasileiro Augusto Farfus anunciou que deixaria a DTM para se dedicar ao WEC, campeonato que disputa pela BMW na categoria GTE Pro com o novo M8 GTE. Mas isso não significa que Farfus participará de menos provas em 2019: o brasileiro anunciou que também irá disputar o Mundial de Carros de Turismo da FIA (WTCR), não pela BMW, como no WEC e no antigo WTCC, mas pela Hyundai.
Farfus foi convidado pela equipe BRC Racing e irá dividir a garagem com Gabriele Tarquini, Nicky Catsburg e Norbert Michelisz, correndo com um Hyundai i30 N TCR. Como a BMW não disputa o WTCR, o brasileiro teve autorização da BMW para disputar o campeonato por uma equipe privada. Além das duas categorias, Farfus também irá disputar provas icônicas do endurance mundial, como a 24 Horas de Nürburgring.
Os carros mais vendidos no Brasil em novembro
Mais um mês que passou, mais uma contagem mensal de vendas encerrada com o Chevrolet Onix na dianteira. O modelo vendeu pouca coisa menos que em outubro, com 22.277 unidades, mas manteve a vantagem de quase o triplo das vendas do segundo colocado.
Aliás, a segunda posição desta vez não ficou com o Hyundai HB20, nem com o Ford Ka, que vinham se alternando na vice-liderança o ano todo. Em uma reviravolta surpreendente, o Volkswagen Gol assumiu a vice-liderança em novembro, com 8.836 unidades vendidas, desbancando o Ford Ka com apenas duas unidades a mais. Sim: o vice-líder de outubro vendeu 8.834 unidades em novembro. Foi suficiente para se manter à frente do HB20, que vendeu 8.395 unidades e garantiu a quarta posição.
A quinta colocação continua com o Chevrolet Prisma, com 7.598 unidades, e agora é seguido pelo Renault Kwid, que voltou ao top 10 depois de vender 7.092 unidades e desbancou a Fiat Strada. A sétima posição de novembro foi mantida pelo Fiat Argo, que vendeu 6.078 unidades. O top 10 é completado pelo Volkswagen Polo, com 5.644 unidades; pelo Hyundai Creta, com 5.171 unidades e pela Fiat Strada com 5.518 unidades.
Com mais um mês na conta, o ranking anual de janeiro a novembro ficou da seguinte forma: 1º Chevrolet Onix – 190.818; 2º Hyundai HB20 – 96.513; 3º Ford Ka – 94.753; 4º Volkswagen Gol – 70.342; 5º Chevrolet Prisma – 64.993; 6º Volkswagen Polo – 63.561; 7º Fiat Strada – 61.804; 8º Jeep Compass – 55.528; 9º Toyota Corolla – 53.880; 10º Fiat Toro – 52.617.
BMW M8 Competition divulgada na internet
Na terça-feira as primeiras fotos do BMW M8 foram publicadas pelo site GermanCarForum. Elas foram feitas em uma oficina não identificada, e mostram uma versão do novo cupê com pintura fosca, para-choques inéditos com tomadas de ar maiores que as do M850i e grades tipo colmeia, além de detalhes de fibra de carbono e uma grade com acabamento preto brilhante.
Nas laterais podemos ver os respiros dos para-lamas, mais detalhes de fibra de carbono e o emblema M8. As rodas medem 20 polegadas e usam um sistema de freios com pinças douradas. Seguindo para a traseira, as fotos mostram o teto de carbono com saliências nas laterais e retrovisores com efeito aerodinâmico.
A foto da traseira ainda mostra um difusor de fibra de carbono, saídas de escape duplas e um spoiler tipo “lip” também de fibra de carbono.
Por dentro, as fotos mostram um volante sutilmente diferente do M850i, com botões vermelhos, além de acabamento de fibra de carbono e uma alavanca de marchas com o emblema M8 e bancos com acabamento de dois tons com o emblema M8 no encosto de cabeça.
Sobre o que há no cofre do motor só podemos especular, mas espera-se que ele vá usar uma derivação do V8 biturbo de 4,4 litros, com pouco mais que os 625 cv e 76,3 kgfm do M5 Competition.
Volkswagen diz que próxima geração de motores a combustão será a última
A Volkswagen anunciou na terça-feira (4) que sua próxima geração de motores a combustão interna também será a última. A decisão faz parte da transição da marca para os automóveis movidos a bateria, um processo que foi acelerado após o escândalo Dieselgate, de 2015. De acordo com Michael Jost, chefe de estratégia da Volkswagen, a marca já está trabalhando na última geração de veículos que “não são neutros em CO2”, e ela será lançada em 2026 e continuará evoluindo até 2050. Depois disso estes motores serão mantidos em produção somente em regiões onde a infra-estrutura de recarga for insuficiente. Se você pensou no Brasil, fique tranquilo, você não está sozinho.
Toyota Hilux GR-S chega ao mercado por R$ 207.000
Apresentada no Salão do Automóvel, a versão “esportiva” da Toyota Hilux, a GR-S, chegou ao mercado em série limitada de 420 unidades e vendida a R$ 207.000 — o que a torna a picape média mais cara do país.
O modelo foi inspirado na Hilux da Gazoo Racing que disputou o Rali Dakar e recebeu novas molas e amortecedores, além dos adesivos com as cores da Gazoo. O motor é o 2.8 turbo de 177 cv a 3.400 rpm e 45,9 kgfm entre 1.600 rpm e 2.400 rpm, combinado ao câmbio automático de seis marchas. A tração é 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial. Além dos adesivos e da suspensão, a Hilux GR-S tem detalhes em preto brilhante na dianteira, grade com textura de fibra de carbono, rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus “All Terrain”.
Spin, Polo e Virtus ganham versões para PCD
O público de PCD ganhou mais três opções de carros nesta semana. A Volkswagen e a Chevrolet lançaram versões voltadas às pessoas com deficiência do Polo, Virtus e Spin.
Nos modelos da Volkswagen, as versões foram batizadas “Sense” e custam R$ 70.000, porém com configurações diferentes no Polo e no Virtus. No hatchback o motor é o 1.0 TSI de 128 cv combinado ao câmbio automático de seis marchas e o pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, controle de tração e estabilidade, retrovisores elétricos, sistema multimídia, sensor de distância e direção com assistência elétrica. As rodas, contudo, são de aço com calotas e os retrovisores não têm repetidores de setas.
Já o sedã usa o motor 1.6 MSI de 120 cv, também combinado ao câmbio automático de seis marchas. O pacote de equipamentos é o mesmo do Polo. Os dois modelos não têm opcionais e as cores disponíveis são preto, branco e vermelho.
O modelo da Chevrolet, por sua vez, também sai por R$ 70.000, e pode chegar aos R$ 54.300 com a isenção máxima de impostos. Ela não tem nome específico, mas é derivada da versão LT, sendo equipada com ar-condicionado, piloto automático, retrovisores elétricos, sistema multimídia, rodas de liga leve, direção com assistência elétrica e rack de teto. O motor é o mesmo 1.8 flex combinado ao câmbio automático de seis marchas das versões de topo.
WEC divulga calendário da temporada 2019/2020
A FIA aprovou na quinta-feira (6) o novo regulamento e o calendário da temporada 2019/2020 do Mundial de Endurance (WEC). O calendário marca o retorno da competição ao Brasil, nas 6 horas de São Paulo, além da inclusão das 1000 Milhas de Sebring, nos EUA.
Com a mudança no calendário deste ano, que serviu como uma transição para o novo formato, a temporada de 2019/2020 irá começar em setembro de 2019 com as 4 Horas de Silverstone e será encerrada no fim de semana de 13 e 14 de junho de 2020, quando acontece as 24 Horas de Le Mans. Ao todo serão oito provas; três na Europa, três na Ásia e duas na América: 4 Horas de Silverstone, 6 Horas de Fuji, 4 Horas de Xangai, 8 Horas do Bahrein, 6 Horas de São Paulo, 1000 Milhas de Sebring (duração de 8 horas dividindo o circuito com a tradicional 12 Horas de Sebring), 6 Horas de Spa-Francorchamps. A exceção, claro, é a 24 Horas de Le Mans.
Focus ST aparece antes do lançamento
O Focus ST está previsto somente para 2019 mas foi fotografado nesta semana em alguma unidade de testes da Ford na Alemanha, onde será fabricado. Apesar da semelhança com o modelo ST Line, um pacote estético que já está a venda desde agosto na Europa, os novos para-choques e acabamento interno não deixam dúvidas de que estamos vendo o rival do Golf GTI e do Hyundai i30N.
Além dos para-choques com detalhes em preto, tomadas de ar maiores e grade em colmeia, o modelo flagrado também tem um jogo de rodas maiores com desenho inédito, bancos Recaro com o logotipo ST bordado e acabamento inédito na cabine. Diferentemente do que se acreditava, o modelo flagrado está equipado com um câmbio manual de seis marchas, e não um automático de dupla embreagem. Especula-se que ele será equipado com o motor 2.3 EcoBoost usado pelo antigo RS e pelo Mustang de entrada. Considerando que o antigo ST já dispunha de 250 cv, a imprensa europeia já fala em algo na casa dos 280 cv para esta nova geração — especialmente agora que a Hyundai tem um i30 de 275 cv. O lançamento está previsto para janeiro de 2019.
Paraná terá eletrovia de 730 km
Na segunda-feira (10) a Companhia Paranaense de Energia Elétrica, a Copel, irá inaugurar a maior “eletrovia” do Brasil. Com 730 km, a rede de recarga para carros elétricos se estenderá ao longo de toda a BR-277, rodovia federal que liga Paranaguá, no litoral paranaense, a Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai.
Ao todo serão 11 postos de recarga de bateria, nas cidades de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu. Cada um dos postos terá três conectores com potência de 50 kVA, que permitem recarregar 80% das baterias entre 1h e 1h30, o que permite uma autonomia entre 150 e 300 km, dependendo do modelo do carro e da capacidade das baterias. A recarga será gratuita, uma vez que a “eletrovia” é experimental e irá coletar informações para melhoramentos na infraestrutura de fornecimento de eletricidade para essa finalidade.
Novo Land Rover Defender pode ser lançado ainda neste mês
No início do ano a Land Rover revelou que o lançamento do novo Defender seria o auge da comemoração dos 70 anos da marca, que aconteceu no dia 30 de abril deste ano. O novo modelo não deu as caras, mas a comemoração da Land Rover não parou por ali. Desde então a fabricante iniciou uma série de eventos ao redor do mundo — no Brasil, inclusive — e também uma campanha de teasers do novo Defender, que começou a circular camuflado pelas ruas e estradas europeias em outubro. Além disso, a Land Rover também disse que os eventos comemorativos se estenderiam até o final do ano.
Ligue os pontos: lançamento será o auge da celebração, campanha de teasers iniciada em outubro, eventos até o final do ano. Não faz sentido esperar que o lançamento do novo Defender seja o último grande evento dos 70 anos da marca? As fotos mostram os protótipos camuflados, mas já com sua carroceria final, o que indica que provavelmente são protótipos de validação — a última etapa antes do lançamento.
Nesta nova geração o Defender irá manter o visual “quadrado”, porém se tornará um veículo bem mais moderno, abandonando a construção do tipo carroceria sobre chassi e passando a usar uma versão reforçada da plataforma D7U de alumínio, já empregada nos Range Rover e no Discovery. Ele também terá um powertrain híbrido leve de 48 volts e deverá ter até mesmo uma versão 100% elétrica.
Os motores a combustão serão os recentes Ingenium da Jaguar Land Rover — 2.0 diesel e gasolina de quatro cilindros e 3.0 diesel e gasolina de seis cilindros em linha. Como as demais linhas da Land Rover, o novo Defender dará origem à uma família própria, com carrocerias variadas e os tradicionais entre-eixos de 90, 110 e 130 polegadas.
YouTube do FlatOut
Nesta semana tivemos três novidades em nosso canal no YouTube. A primeira delas foi mais um episódio do FlatOut Midnight, que trouxe um Honda Civic VTi EK B16 Turbo com mais de 300 cv nas rodas…
… a outra foi um papo sobre seguros com os nossos parceiros do IQ Seguros, no qual simulamos a cotação para um Golf GTI e conhecemos todos os fatores que influenciam o valor da apólice…
… e a terceira foi a cobertura em vídeo do HRMB 2018, com algumas puxadas da arrancada que rolou em Sorocaba no início de novembro:
Especiais do FlatOut
Nesta semana contamos a história do Fiat Seicento Schumacher, um “hot hatch” urbano italiano com a grife do multicampeão alemão…
… também conhecemos a historia do Shelby Super Snake original, que colocou o motor do GT40 em um Mustang fastback nos anos 1960…
… vimos a curiosa arrancada de tratores rebocadores, a Tractor Pulling Racing, e sua versão brasileira, a Trekker Trek:
Conhecemos um Fiesta Supercharger de subida de montanha, com motor preparado para render 200 cv…
… e também a Ferrari 330 GT que pertenceu a Enzo Ferrari:
Relembramos todos os carros usados por Ken Block nas 10 edições de sua Gymkhana:
Conhecemos detalhes dos Mercedes com motor Judd de F1 do suíço Reto Meisel:
E também trouxemos uma galeria de fotos exclusivas do HRMB 2018:
Exclusivo para assinantes
Com o lançamento do Porsche 992, aproveitamos para fazer uma comparação completa entre a nova geração e sua antecessora — das dimensões da carroceria aos tempos de aceleração, potência e upgrades mecânicos:
Mantendo o tema Porsche, falamos sobre o novo coletor de admissão usado nos atuais motores turbo boxer da marca:
E encerrando o tema Porsche, conhecemos as 15 versões mais raras já feitas do 911:
Encerramos a história da Studebaker com o segundo e o terceiro capítulos da saga:
Contamos a história de todos os hot hatches da Peugeot:
Explicamos a curiosa relação entre mercado, corrupção e segurança no trânsito:
Explicamos em detalhes o novo regulamento dos hipercarros do Mundial de Endurance (WEC), que passará a valer em 2020:
Contamos a improvável história do Kia Elan, um Lotus que foi fabricado pela Kia na Coreia nos anos 1990:
Continuamos nossa série de Lendas do WRC com a trajetória de Carlos Sainz:
Também publicamos a primeira parte do nosso dicionário inglês-português de termos automobilísticos, para você não depender do Google Tradutor na hora de entender o que os gringos estão falando:
E encerramos a semana com a história dos motores Hart, que embalaram o Toleman de Ayrton Senna na temporada de 1984:
Novidades da Loja do FlatOut
Nesta semana temos dois lançamentos para o Natal em nossa loja. Agora a camiseta If In Doubt FlatOut está disponível em preto, e também trouxemos de volta o modelo FlatOut Type, porém com o corte raglan em preto e branco. Clique nas fotos para acessar o produto!
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