FlatOut!
Image default
Melhor da Semana Zero a 300

Novo prazo para as placas do Mercosul, as primeiras fotos do BMW M8, um Civic VTi turbo de 300 cv no Brasil e as novidades da semana no FlatOut e no YouTube do FlatOut

Passou a semana planejando as férias? Ficou procurando hotéis, passagens, roteiros e casas no AirBnb e por isso não conseguiu acessar seu site favorito? Fique tranquilo: aqui está nosso resumo semanal com tudo o que rolou de mais importante nos últimos dias. Assim você não fica destracionando por aí.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Novo prazo para as placas do Mercosul

Caiado-diz-que-vai-anular-edital-para-fabricação-de-placas-do-Mercosul

Diante da evidente impossibilidade de cumprir o prazo para implementação obrigatória das novas placas do Mercosul, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou mais um adiamento para a adoção do novo padrão.  Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia terão que adotar o padrão até 10 de dezembro. Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul terão uma semana a mais, até 17 de dezembro. Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí terão até a véspera de Natal, 24 de dezembro. O restante dos estados (AP, CE, DF, MT, MS, MG, PA, PB, RR, SC, SP, SE e TO) terão até o dia 31 de dezembro para adotar o novo padrão.

Como dissemos na semana passada, o clima nos corredores do poder federal em Brasília é de que as nova placas acabarão adiadas novamente, podendo até mesmo ser abandonadas. Para saber se os novos prazos serão levados a sério, teremos que esperar até a próxima segunda-feira (10), data-limite para a adoção das placas nos primeiros estados segundo o novo calendário.

 

Augusto Farfus irá pilotar pela Hyundai além da BMW em 2019

dtm-farfus-bmw-rosto-700

Há algumas semanas o piloto brasileiro Augusto Farfus anunciou que deixaria a DTM para se dedicar ao WEC, campeonato que disputa pela BMW na categoria GTE Pro com o novo M8 GTE. Mas isso não significa que Farfus participará de menos provas em 2019: o brasileiro anunciou que também irá disputar o Mundial de Carros de Turismo da FIA (WTCR), não pela BMW, como no WEC e no antigo WTCC, mas pela Hyundai.

Farfus foi convidado pela  equipe BRC Racing e irá dividir a garagem com Gabriele Tarquini, Nicky Catsburg e Norbert Michelisz, correndo com um Hyundai i30 N TCR. Como a BMW não disputa o WTCR, o brasileiro teve autorização da BMW para disputar o campeonato por uma equipe privada. Além das duas categorias, Farfus também irá disputar provas icônicas do endurance mundial, como a 24 Horas de Nürburgring.

 

Os carros mais vendidos no Brasil em novembro

gol-e-voyage-2019-5-

Mais um mês que passou, mais uma contagem mensal de vendas encerrada com o Chevrolet Onix na dianteira. O modelo vendeu pouca coisa menos que em outubro, com 22.277 unidades, mas manteve a vantagem de quase o triplo das vendas do segundo colocado.

Aliás, a segunda posição desta vez não ficou com o Hyundai HB20, nem com o Ford Ka, que vinham se alternando na vice-liderança o ano todo. Em uma reviravolta surpreendente, o Volkswagen Gol assumiu a vice-liderança em novembro, com 8.836 unidades vendidas, desbancando o Ford Ka com apenas duas unidades a mais. Sim: o vice-líder de outubro vendeu 8.834 unidades em novembro. Foi suficiente para se manter à frente do HB20, que vendeu 8.395 unidades e garantiu a quarta posição.

Renault Kwid. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

A quinta colocação continua com o Chevrolet Prisma, com 7.598 unidades, e agora é seguido pelo Renault Kwid, que voltou ao top 10 depois de vender 7.092 unidades e desbancou a Fiat Strada. A sétima posição de novembro foi mantida pelo Fiat Argo, que vendeu 6.078 unidades. O top 10 é completado pelo Volkswagen Polo, com 5.644 unidades; pelo Hyundai Creta, com 5.171 unidades e pela Fiat Strada com 5.518 unidades.

Com mais um mês na conta, o ranking anual de janeiro a novembro ficou da seguinte forma: 1º Chevrolet Onix – 190.818; 2º Hyundai HB20 – 96.513; 3º Ford Ka – 94.753; 4º Volkswagen Gol – 70.342; 5º  Chevrolet Prisma – 64.993; 6º Volkswagen Polo – 63.561; 7º Fiat Strada – 61.804; 8º Jeep Compass – 55.528; 9º Toyota Corolla – 53.880; 10º Fiat Toro – 52.617.

 

BMW M8 Competition divulgada na internet

738aa4ff-bmw-m8-competition-3

Na terça-feira as primeiras fotos do BMW M8  foram publicadas pelo site GermanCarForum. Elas foram feitas em uma oficina não identificada, e mostram uma versão do novo cupê com pintura fosca, para-choques inéditos com tomadas de ar maiores que as do M850i e grades tipo colmeia, além de detalhes de fibra de carbono e uma grade com acabamento preto brilhante.

10641a94-bmw-m8-competition-11

Nas laterais podemos ver os respiros dos para-lamas, mais detalhes de fibra de carbono e o emblema M8. As rodas medem 20 polegadas e usam um sistema de freios com pinças douradas. Seguindo para a traseira, as fotos mostram o teto de carbono com saliências nas laterais e retrovisores com efeito aerodinâmico.

92664f1b-bmw-m8-competition-12

A foto da traseira ainda mostra um difusor de fibra de carbono, saídas de escape duplas e um spoiler tipo “lip” também de fibra de carbono.

a4c7f32a-bmw-m8-competition-9

Por dentro, as fotos mostram um volante sutilmente diferente do M850i, com botões vermelhos, além de acabamento de fibra de carbono e uma alavanca de marchas com o emblema M8 e bancos com acabamento de dois tons com o emblema M8 no encosto de cabeça.

d211f9f9-bmw-m8-competition-8d0b8f061-bmw-m8-competition-5

Sobre o que há no cofre do motor só podemos especular, mas espera-se que ele vá usar uma derivação do V8 biturbo de 4,4 litros, com pouco mais que os 625 cv e 76,3 kgfm do M5 Competition.

 

 

Volkswagen diz que próxima geração de motores a combustão será a última

idbuzz_vwcamper_01

A Volkswagen anunciou na terça-feira (4) que sua próxima geração de motores a combustão interna também será a última. A decisão faz parte da transição da marca para os automóveis movidos a bateria, um processo que foi acelerado após o escândalo Dieselgate, de 2015. De acordo com Michael Jost, chefe de estratégia da Volkswagen, a marca já está trabalhando na última geração de veículos que “não são neutros em CO2”, e ela será lançada em 2026 e continuará evoluindo até 2050. Depois disso estes motores serão mantidos em produção somente em regiões onde a infra-estrutura de recarga for insuficiente. Se você pensou no Brasil, fique tranquilo, você não está sozinho.

 

Toyota Hilux GR-S chega ao mercado por R$ 207.000

hilux_grs-2-1241x827

Apresentada no Salão do Automóvel, a versão “esportiva” da Toyota Hilux, a GR-S, chegou ao mercado em série limitada de 420 unidades e vendida a R$ 207.000 — o que a torna a picape média mais cara do país.

flatout-salao-automovel-2018-gazoo-38

O modelo foi inspirado na Hilux da Gazoo Racing que disputou o Rali Dakar e recebeu novas molas e amortecedores, além dos adesivos com as cores da Gazoo. O motor é o 2.8 turbo de 177 cv a 3.400 rpm e 45,9 kgfm entre 1.600 rpm e 2.400 rpm, combinado ao câmbio automático de seis marchas. A tração é 4×4 com reduzida e bloqueio do diferencial. Além dos adesivos e da suspensão, a Hilux GR-S tem detalhes em preto brilhante na dianteira, grade com textura de fibra de carbono, rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus “All Terrain”.

 

Spin, Polo e Virtus ganham versões para PCD

novo-polo-1-4

O público de PCD ganhou mais três opções de carros nesta semana. A Volkswagen e a Chevrolet lançaram versões voltadas às pessoas com deficiência do Polo, Virtus e Spin.

Nos modelos da Volkswagen, as versões foram batizadas “Sense” e custam R$ 70.000, porém com configurações diferentes no Polo e no Virtus. No hatchback o motor é o 1.0 TSI de 128 cv combinado ao câmbio automático de seis marchas e o pacote de equipamentos inclui ar-condicionado, controle de tração e estabilidade, retrovisores elétricos, sistema multimídia, sensor de distância e direção com assistência elétrica. As rodas, contudo, são de aço com calotas e os retrovisores não têm repetidores de setas.

virtus-msi-at

Já o sedã usa o motor 1.6 MSI de 120 cv, também combinado ao câmbio automático de seis marchas. O pacote de equipamentos é o mesmo do Polo. Os dois modelos não têm opcionais e as cores disponíveis são preto, branco e vermelho.

spin

O modelo da Chevrolet, por sua vez, também sai por R$ 70.000, e pode chegar aos R$ 54.300 com a isenção máxima de impostos. Ela não tem nome específico, mas é derivada da versão LT, sendo equipada com ar-condicionado, piloto automático, retrovisores elétricos, sistema multimídia, rodas de liga leve, direção com assistência elétrica e rack de teto. O motor é o mesmo 1.8 flex combinado ao câmbio automático de seis marchas das versões de topo.

 

WEC divulga calendário da temporada 2019/2020

2012-wec-6-hours-of-sao-paulo-audi-qualifying-002-960x480

A FIA aprovou na quinta-feira (6) o novo regulamento e o calendário da temporada 2019/2020 do Mundial de Endurance (WEC). O calendário marca o retorno da competição ao Brasil, nas 6 horas de São Paulo, além da inclusão das 1000 Milhas de Sebring, nos EUA.

Com a mudança no calendário deste ano, que serviu como uma transição para o novo formato, a temporada de 2019/2020 irá começar em setembro de 2019 com as 4 Horas de Silverstone e será encerrada no fim de semana de 13 e 14 de junho de 2020, quando acontece as 24 Horas de Le Mans. Ao todo serão oito provas; três na Europa, três na Ásia e duas na América: 4 Horas de Silverstone, 6 Horas de Fuji, 4 Horas de Xangai, 8 Horas do Bahrein, 6 Horas de São Paulo, 1000 Milhas de Sebring (duração de 8 horas dividindo o circuito com a tradicional 12 Horas de Sebring), 6 Horas de Spa-Francorchamps. A exceção, claro, é a 24 Horas de Le Mans.

 

Focus ST aparece antes do lançamento

focusst1

O Focus ST está previsto somente para 2019 mas foi fotografado nesta semana em alguma unidade de testes da Ford na Alemanha, onde será fabricado. Apesar da semelhança com o modelo ST Line, um pacote estético que já está a venda desde agosto na Europa, os novos para-choques e acabamento interno não deixam dúvidas de que estamos vendo o rival do Golf GTI e do Hyundai i30N.

Além dos para-choques com detalhes em preto, tomadas de ar maiores e grade em colmeia, o modelo flagrado também tem um jogo de rodas maiores com desenho inédito, bancos Recaro com o logotipo ST bordado e acabamento inédito na cabine. Diferentemente do que se acreditava, o modelo flagrado está equipado com um câmbio manual de seis marchas, e não um automático de dupla embreagem.  Especula-se que ele será equipado com o motor 2.3 EcoBoost usado pelo antigo RS e pelo Mustang de entrada. Considerando que o antigo ST já dispunha de 250 cv, a imprensa europeia já fala em algo na casa dos 280 cv para esta nova geração — especialmente agora que a Hyundai tem um i30 de 275 cv. O lançamento está previsto para janeiro de 2019.

 

Paraná terá eletrovia de 730 km

Inauguração eletrovia PR-77

Na segunda-feira (10) a Companhia Paranaense de Energia Elétrica, a Copel, irá inaugurar a maior “eletrovia” do Brasil. Com 730 km, a rede de recarga para carros elétricos se estenderá ao longo de toda a BR-277, rodovia federal que liga Paranaguá, no litoral paranaense, a Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai.

Ao todo serão 11 postos de recarga de bateria, nas cidades de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu. Cada um dos postos terá três conectores com potência de 50 kVA, que permitem recarregar 80% das baterias entre 1h e 1h30, o que permite uma autonomia entre 150 e 300 km, dependendo do modelo do carro e da capacidade das baterias. A recarga será gratuita, uma vez que a “eletrovia” é experimental e irá coletar informações para melhoramentos na infraestrutura de fornecimento de eletricidade para essa finalidade.

 

Novo Land Rover Defender pode ser lançado ainda neste mês

Generated by pixel @ 2018-12-06T22:05:47.563774

No início do ano a Land Rover revelou que o lançamento do novo Defender seria o auge da comemoração dos 70 anos da marca, que aconteceu no dia 30 de abril deste ano. O novo modelo não deu as caras, mas a comemoração da Land Rover não parou por ali. Desde então a fabricante iniciou uma série de eventos ao redor do mundo — no Brasil, inclusive — e também uma campanha de teasers do novo Defender, que começou a circular camuflado pelas ruas e estradas europeias em outubro. Além disso, a Land Rover também disse que os eventos comemorativos se estenderiam até o final do ano.

Generated by pixel @ 2018-12-05T05:36:12.809175

Ligue os pontos: lançamento será o auge da celebração, campanha de teasers iniciada em outubro, eventos até o final do ano. Não faz sentido esperar que o lançamento do novo Defender seja o último grande evento dos 70 anos da marca?  As fotos mostram os protótipos camuflados, mas já com sua carroceria final, o que indica que provavelmente são protótipos de validação — a última etapa antes do lançamento.

Generated by pixel @ 2018-12-05T05:36:26.301534

Nesta nova geração o Defender irá manter o visual “quadrado”, porém se tornará um veículo bem mais moderno, abandonando a construção do tipo carroceria sobre chassi e passando a usar uma versão reforçada da plataforma D7U de alumínio, já empregada nos Range Rover e no Discovery. Ele também terá um powertrain híbrido leve de 48 volts e deverá ter até mesmo uma versão 100% elétrica.

Generated by pixel @ 2018-12-05T05:36:39.473534

Os motores a combustão serão os recentes Ingenium da Jaguar Land Rover — 2.0 diesel e gasolina de quatro cilindros e 3.0 diesel e gasolina de seis cilindros em linha. Como as demais linhas da Land Rover, o novo Defender dará origem à uma família própria, com carrocerias variadas e os tradicionais entre-eixos de 90, 110 e 130 polegadas.

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana tivemos três novidades em nosso canal no YouTube. A primeira delas foi mais um episódio do FlatOut Midnight, que trouxe um Honda Civic VTi EK B16 Turbo com mais de 300 cv nas rodas…

… a outra foi um papo sobre seguros com os nossos parceiros do IQ Seguros, no qual simulamos a cotação para um Golf GTI e conhecemos todos os fatores que influenciam o valor da apólice…

… e a terceira foi a cobertura em vídeo do HRMB 2018, com algumas puxadas da arrancada que rolou em Sorocaba no início de novembro:

 

Especiais do FlatOut

Nesta semana contamos a história do Fiat Seicento Schumacher, um “hot hatch” urbano italiano com a grife do multicampeão alemão…

fiat_seicento_sporting_michael_schumacher_uk-spec_3-e1543857114511-620x349

Leia aqui.

… também conhecemos a historia do Shelby Super Snake original, que colocou o motor do GT40 em um Mustang fastback nos anos 1960…

shelby_gt500_super_snake_78-e1543925038348-620x349

Leia aqui.

… vimos a curiosa arrancada de tratores rebocadores, a Tractor Pulling Racing, e sua versão brasileira, a Trekker Trek:

Giddy_Up-e1543944017314-620x349

Leia aqui.

Conhecemos um Fiesta Supercharger de subida de montanha, com motor preparado para render 200 cv…

100CV-620x349

Leia aqui.

… e também a Ferrari 330 GT que pertenceu a Enzo Ferrari:

ENZOF-620x349

Leia aqui.

Relembramos todos os carros usados por Ken Block nas 10 edições de sua Gymkhana:

gymkhana-620x348

Leia aqui.

Conhecemos detalhes dos Mercedes com motor Judd de F1 do suíço Reto Meisel:

10KRPM-620x349

Leia aqui.

E também trouxemos uma galeria de fotos exclusivas do HRMB 2018:

z-hrmb2018-youtube-620x349

Leia aqui.

 

Exclusivo para assinantes

Com o lançamento do Porsche 992, aproveitamos para fazer uma comparação completa entre a nova geração e sua antecessora — das dimensões da carroceria aos tempos de aceleração, potência e upgrades mecânicos:

992vs991-620x349

Leia aqui.

Mantendo o tema Porsche, falamos sobre o novo coletor de admissão usado nos atuais motores turbo boxer da marca:

91104-1-1-620x349

Leia aqui.

E encerrando o tema Porsche, conhecemos as 15 versões mais raras já feitas do 911:

jjjj-620x348

Leia aqui.

Encerramos a história da Studebaker com o segundo e o terceiro capítulos da saga:

stude-620x349stdbkr-620x349

Leia aqui e aqui.

Contamos a história de todos os hot hatches da Peugeot:

peugeot_205_24_020000260c27084d-e1543963271391-620x349

Leia aqui.

Explicamos a curiosa relação entre mercado, corrupção e segurança no trânsito:

BV-Acharya-19-620x349

Leia aqui.

Explicamos em detalhes o novo regulamento dos hipercarros do Mundial de Endurance (WEC), que passará a valer em 2020:

LeMansHyper

Leia aqui.

Contamos a improvável história do Kia Elan, um Lotus que foi fabricado pela Kia na Coreia nos anos 1990:

kia_elan_1-620x349

Leia aqui.

Continuamos nossa série de Lendas do WRC com a trajetória de Carlos Sainz:

sainzz-620x349

Leia aqui.

Também publicamos a primeira parte do nosso dicionário inglês-português de termos automobilísticos, para você não depender do Google Tradutor na hora de entender o que os gringos estão falando:

DhRv02CX0AEmvyV-620x349

Leia aqui.

E encerramos a semana com a história dos motores Hart, que embalaram o Toleman de Ayrton Senna na temporada de 1984:

f1-senna-toleman-monaco-730-e1544294712769-620x349

Leia aqui.

 

Novidades da Loja do FlatOut

Nesta semana temos dois lançamentos para o Natal em nossa loja. Agora a camiseta If In Doubt FlatOut está disponível em preto, e também trouxemos de volta o modelo FlatOut Type, porém com o corte raglan em preto e branco. Clique nas fotos para acessar o produto!

carrossel-flatout-raglan-1140x448 carrossel-if-in-doubt-flatout-preta-1140x448

 

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.