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Conheça o novo Toyota Rav 4
Quão importante é o lançamento de um novo Toyota RAV4? Para um entusiasta, não muito, mas para a Toyota, é imenso. O SUV-Crossover foi o terceiro carro mais vendido do mundo em 2024, atrás do Corolla e do Tesla Model Y. Mais de um milhão deles encontraram novas casas em 2024. Nos EUA, onde agora foi lançada uma nova geração, é também terceiro colocado, atrás apenas de caminhonetes: Chevrolet Silverado e da Ford Série F.
Por isso, um novo RAV 4 definitivamente é importante. O novo Toyota RAV4 2026 vem com grandes mudanças em design, tecnologia e motorização. Agora todo RAV 4 é híbrido, com uma opção plug-in ainda mais potente e eficiente.
O motor 2,5 litros aspirado agora vem com novo sistema híbrido e 229 cv com tração dianteira, ou 239 cv com tração nas quatro rodas. O RAV4 Plug-In Hybrid substitui o antigo RAV4 Prime e adota a unidade híbrida plug-in de sexta geração da Toyota, que conta com dois motores elétricos e uma bateria de tração de alta capacidade com novos semicondutores de carboneto de silício para melhorar a eficiência. No total, o novo RAV PHEV produz 320 cv e tem 80 km de autonomia elétrica com uma única carga.
Essa bateria maior também significa que o RAV4 Plug-In Hybrid é compatível com carregamento rápido CC em algumas versões. Um carregador de bordo de 11 quilowatts também está disponível em todas as versões.
Novidade é a versão GR Sport, a primeira vez que há um Rav4 “esportivo”. Vem com o trem de força PHEV e tração integral, e 320 cv, mais que um GR Corolla por exemplo. A Toyota ainda não deu dados de desempenho, mas deve fazer o 0-100 km/h na casa dos 5,5 segundos. Grade frontal maior com o emblema GR, rodas especiais de 20 polegadas, o spoiler traseiro no teto e o interior, com acabamento exclusivo, diferenciam o RAV4 GR Sport do restante da linha.
Por dentro, o carro vem com o esperado hoje: telas maiores, agora uma central de 10,5 polegadas e um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. A tela central, opcionalmente, pode crescer para 12,9 polegadas. O sistema multimídia de áudio da Toyota é novo, e promete ser mais rápido, com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, compatibilidade com Bluetooth duplo e, pela primeira vez, um botão home estático.
O RAV 2026 também é o primeiro Toyota com o pacote de segurança Safety Sense 4.0 da marca, com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, e tudo mais.
O preço ainda não foi divulgado, mas não deve mudar muito em relação ao anterior, que começa nos EUA hoje nos US$ 30.000 (MAO)
Assista o Ford Mustang GTD em Nurburgring
Quando a Ford anunciou que o Mustang GTD havia estabelecido o tempo de 6:57.685 em Nürburgring, ficou claro que a empresa estava mais do que um pouco insatisfeita com o resultado. Apesar de se tornar o primeiro carro de produção americano a quebrar a barreira dos sete minutos em Nordschleife, uma combinação de altas temperaturas e condições chuvosas impediu o GTD de avançar. Na ocasião, o fabricante confirmou os planos de retornar.
Como sabemos, realmente retornou, e valeu a pena. O novo tempo oficial do Mustang GTD em Nürburgring Nordschleife é 6:52.072 — mais de 5,5 segundos mais rápido que a tentativa anterior da Ford. O piloto de fábrica Dirk Müller é o piloto nas duas tentativas.
A novidade aqui é só o vídeo: uma comparação lado a lado da primeira e segunda voltas oficiais do Mustang GTD em Nürburgring. A Ford afirma que a justaposição das imagens onboard dá aos espectadores a chance de ver onde o GTD e seu piloto, Dirk Müller, reduziram mais de 5,5 segundos em relação à volta original. É realmente deveras interessante! (MAO)
Salte ainda mais alto: Ranger Raptor V8 com 750 cv
Schadenfreude. Uma palavra alemã que significa sentir prazer com o infortúnio de outras pessoas. É feio, sabemos, mas é também inevitável. Confesso que poucas vezes ri tanto como no vídeo do brasileiro que pegou sua Ranger Raptor e, num misto de ignorância das leis da física e do que 400 cv podem fazer se exigidos ao máximo, calculou mal o salto que daria no fim de uma duna, e voou, aparentemente, mais de 10 metros de altura.
O sujeito poderia ter morrido nessa; mas felizmente não aconteceu. E o pessoal, como é tradição, já criou uma série de memes sobre o assunto que não falham em reacender nossas gargalhadas. Não queríamos rir assim do infortúnio alheio, mas é mais forte que a gente, né?
Pois bem. Imagine então o potencial humorístico-memezístico deste veículo aqui. Sim, há gente colocando Coyote V8 em Ranger Raptor. Um cara podia imaginar que um motor 3.0 V6 biturbo de 397 cv e 59,4 mkgf de torque são suficientes; mas não. Dez metros de altura? Hold my beer!
A Killa Conversions, uma preparadora australiana, está oferecendo conversões do carro para o Ford Coyote Gen3 V8 de 5,0 litros do Mustang, completo com um supercharger Roush que eleva a potência a impressionantes 750 cv e 79,5 mkgf. Um incrível salto de potência, se vocês perdoarem o trocadilho infame. Além da troca de motor, a Killa Conversions também equipou a Ranger Raptor com uma transmissão automática de 10 marchas reforçada para lidar com o aumento de potência.
A F-150 Raptor R vem com um V8 de 5,2 litros supercharged de 720 cv e pareceria uma escolha mais óbvia, mas é mais pesada, e, crucialmente, como aqui, a Ford não oferece este carro na Austrália. Daí a ideia genial.
Na Austrália, uma Ranger Raptor nova custa pouco mais de AU$ 90.000 (R$ 328.698). A conversão V8 da Killa Conversions simplesmente dobra o preço do carro. Caro? Bom, em se falando de Ranger Raptor, parece que nem o céu é o limite! Tá, parei. (MAO)
Lexus diz adeus ao sedã esportivo aspirado
Não é mais uma surpresa que não é a BMW, mas sim a Lexus que ainda oferece um sedã esportivo com motor aspirado hoje em dia. O Lexus IS pode não ter o mesmo prestígio de um BMW M3, mas é um carro sensacional.
Mas como nada de bom dura muito neste mundo, pode estar sendo descontinuado. Para 2025, a Lexus lançou nos EUA o IS 500 Ultimate Edition, uma versão especial que celebra um dos últimos carros de alto desempenho com motor V8 naturalmente aspirado. Com apenas 500 unidades produzidas, esta pode muito bem ser a última oportunidade de ter um carro como este.
Mecanicamente pouco muda nesta versão especial: o V8 de 5,0 litros aspirado permanece sob o capô, com 478 cv e 54 mkgf. A transmissão é automática de oito velocidades, já que nada é perfeito, mas a tração é nas rodas traseiras como deve ser.
A Ultimate Edition inclui pinças de freio Brembo vermelhas brilhantes e um conjunto de rodas BBS forjadas de 19 polegadas com um belo acabamento em preto fosco. Uma nova cor também foi introduzida para este modelo, conhecida simplesmente como “Wind”. Ela tem um acabamento cinza metálico claro, embora pareça mais com o branco na única imagem divulgada pela Lexus.
O interior apresenta um esquema de cores Circuit Red e Black, com bancos revestidos em NuLuxe e Ultrasuede, além de um volante inspirado no LFA. A manopla de câmbio é revestida em couro com ondulações, cintos de segurança vermelhos e, inevitavelmente, há uma plaquinha dizendo qual dos 500 carros é o seu. A Lexus ainda não divulgou fotos completas do interior, mas espera-se que elas sejam divulgadas antes do início das vendas, no final deste outono.
O preço também não foi anunciado; mas o IS 500 F Sport Performance no qual é baseado começa nos EUA nos US$ 60.595 (R$ 343.455). (MAO)
Pulse recebe face-lift para enfrentar Tera
Impressionante como a VW está demorando para colocar o Tera nas lojas. Essa demora permitiu, agora, que a Fiat passasse na frente: mostrou o novo Pulse revitalizado.
Parece que foi ontem, mas o Pulse existe desde 2021; estava mesmo na hora de receber um facelift. O momento, claro, foi escolhido para eclipsar um pouco seu novo concorrente da VW. O hatch altinho que o povo teima em chamar de SUV ganhou nova grade e um novo para-choque.
Boas novidades também são o teto penorâmico opcional, e a volta da versão com motor 1.3 aspirado com câmbio manual, além de uma versão turbo mais em conta. A grade é a maior mudança, nesta mudança discreta: segue o novo padrão visual da marca. Por dentro, apenas as tradicionais mudanças em tecidos, cores e materiais, comuns em ano/modelo mais novo.
Ainda não foram divulgados preços, mas a linha agora começa com o Drive 1.3 MT, que deve ser o mais interessante para dirigir, mais leve, simples, manual e aspirado de 107 cv. Depois vem o mesmo motor com CVT, que provavelmente deve ser evitado. Há agora acima deste uma versão básica turbo/CVT, a T200. Depois, Audace e Impetus, esta última com opção de teto panorâmico. (MAO)
Spin automática mais barata
O mercado de versões básicas de populares “SUV” pequenos com câmbio automático e alguns equipamentos “indispensáveis” como tela multimídia, está esquentando de novo. É chamado “para PCD”, aludindo à esta distorção mercadológica já impregnada no nosso mercado. Mas na verdade pode ser aproveitada por todos, não só PCD; tem tudo que o povo gosta, a menor preço, independente de descontos extras.
Primeiro a VW voltou com o Nivus Sense; depois a Fiat acaba de lançar o Pulse T200 com motor turbo e câmbio auto. Mas também a GMB mostrou nova versão da popular Spin LT, normalmente manual de seis marchas, agora com câmbio automático. Custa R$ 119.900, exatamente o preço do Nivus Sense, e limite para estar apta às isenções. Quem quer chutar o preço do Pulse T200?
Se você quer espaço, não há dúvida aqui: a Spin é a melhor escolha neste preço. Sim, o carro tem plataforma antiga, e é o último carro a ainda oferecer o antigo motor família 1 da GM; um OHC de quatro cilindros aspirado e com oito válvulas. Aqui tem 1.8 litro, 111 cv e 17,7 mkgf.
Mas o compromisso conforto/estabilidade do Spin é excelente, o motor embora não um prodígio de potência, é suave e suficiente, e muito econômico neste carro grande, mas que não pesa muito mais de 1200 kg. E o fato de que o motor é antigo ajuda em reparo fácil e barato, e muita durabilidade. Ainda é uma escolha totalmente viável e inteligente.
Mas para conter o preço, algumas diferenças nessa versão LT “PCD”: é primeiro “careca”, sem o rack de teto decorativo. São defenestrados também o controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante e as saídas de ar para o banco traseiro no console central. Ainda assim, parece uma boa compra, para quem não liga para a imagem de taxista. (MAO)