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Novo seguro popular será até 40% mais barato. Só tem um porém…

Em vários países de todo o mundo você só pode licenciar seu carro se tiver um seguro mínimo para cobrir danos eventualmente causados a terceiros em acidentes de trânsito. É diferente do nosso seguro obrigatório, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que cobre apenas danos pessoais, mas não materiais. Por essa razão somente 30% dos 60 milhões de veículos em circulação no Brasil têm algum tipo de seguro — o que significa que 42 milhões de veículos circulam por aí sem nenhum tipo de proteção contra danos de qualquer espécie. Não que os brasileiros sejam excelentes motoristas ou que sejamos ricos para bancar reparos do próprio bolso (as indenizações ficam por conta do Estado), mas isso se deve em parte ao fato de os seguros não serem exatamente acessíveis — especialmente quando se trata de carros com mais de cinco ou dez anos. Por outro lado não existe caridade no ramo de seguros: as seguradoras calculam riscos e custos e, a pa