FlatOut!
Image default
Salão do Automóvel de SP Zero a 300

Novo Série 3, Z4 e i8 Roadster: os destaques da BMW no Salão do Automóvel

Dando sequência à cobertura especial do FlatOut no Salão do Automóvel, chegou a hora de falar de mais um membro do trio de ferro alemão: a BMW. A marca bávara não poupou novidades para o evento no São Paulo Expo. Além do novo Série 3, que recebeu posição de destaque, a companhia trouxe três lançamentos a céu aberto – o híbrido i8 em sua versão Roadster; o Z4, primo alemão do Toyota Supra, e o i8 Roadster. E também aproveitou pra divulgar seus modelos mais recentes e quase toda a sua família Motorsport, do M2 ao M5.

Com a apresentação feita há cerca de um mês, a presença do BMW Série 3 G20 no Salão do Automóvel era uma incógnita, mas acabou se concretizando. O carro apresentado no estande era um 330i, com um quatro-cilindros turbo de dois litros e 258 cv entre 5.000 rpm, além de 40,8 mkgf de torque entre 1.550 e 4.400 rpm. Sendo uma versão atualizada do motor B48 utilizado na geração anterior, o propulsor tem força suficiente para levar o sedã de zero a 100 km/h em 5,8 segundos com máxima limitada em 250 km/h.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-38

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Ainda que a BMW tenha optado por uma abordagem evolutiva na hora de desenhar o novo Série 3, observando o G20 de perto é mais fácil identificar as diferenças em relação à geração anterior – os faróis ficaram visivelmente mais baixos e largos, assumindo um contorno mais limpo e afilado.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-41 flatout-salao-automovel-2018-bmw-40

Também é notável o aumento nas dimensões – com 4.709 mm de comprimento, 1.827 de largura e 1.442 mm de altura, o carro ficou 85 mm mais longo, 16 mm mais largo e 1 mm mais alto do que antigo. O entre-eixos também cresceu – com 2.851 mm, são 41 mm a mais de espaço para os ocupantes, especialmente os que viajam no banco de trás.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-43 flatout-salao-automovel-2018-bmw-44

Pessoalmente também é possível constatar que a mudança do lado de dentro foi maior do que na carroceria. O interior do F30, que foi lançado em 2011, já estava começando a ficar datado – especialmente no tamanho e nas formas do painel. O atual Série 3 ganhou em refinamento e desenho, com formas mais esbeltas e atuais. Repare como a tela da central multimídia ganhou destaque, ligando-se à região do cluster de instrumentos – que agora é digital; e também como os comandos com botões físicos passaram a ocupar uma área menor.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-45 flatout-salao-automovel-2018-bmw-47 flatout-salao-automovel-2018-bmw-46

Também há mudanças que não se vê logo de cara, como os novos amortecedores progressivos que, pela primeira vez, são de série em todas as versões do Série 3; e a adoção de elementos de alumínio na estrutura que ajudaram a reduzir o peso do sedã em até 55 kg, dependendo da versão considerada, em relação à geração passada. A BMW frisa que o centro de gravidade ficou mais baixo, e que a distribuição de peso entre os eixos é de 50:50.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-43

A fabricante ainda não confirmou quais serão as versões chegarão ao nosso mercado, mas não é exatamente impossível deduzir – até agora existem duas versões a gasolina: o já citado 330i de 258 cv, e o 320i, que é movido por uma versão mais mansa do motor quatro-cilindros turbo, com 184 cv entre 5.000 e 6.500 rpm e 30,6 mkgf de torque entre 1.350 e 4.000 rpm.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-39

Certamente as duas serão as primeiras a ser vendidas no Brasil – importadas da Alemanha, já no início do ano que vem. Confirmada está a fabricação em Araquari, Santa Catarina, a partir do segundo semestre de 2019.

 

BMW Z4 – o Supra alemão

flatout-salao-automovel-2018-bmw-14

Para agradar aos fãs de conversíveis, a BMW trouxe de volta neste ano o Z4 – a metade alemã do Toyota Supra A90, com quem divide a plataforma, certos elementos do interior (para a tristeza dos fãs do JDM) e o motor seis-cilindros com turbo twin-scroll de três litros, que no Z4 é utilizado pelo M40i.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-15 flatout-salao-automovel-2018-bmw-18

Na atual geração, de código G29, são 340 cv entre 5.000 e 6.500 rpm, com 51 mkgf de torque entre 1.600 e 4.500 rpm – suficientes para que o carro vá de zero a 100 km/h em 4,6 segundos.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-11

Foi esta a versão trazida para o Salão do Automóvel, embora também esteja disponível em outros mercados um quatro-cilindros turbo igual ao utilizado pelo novo Série 3, com dois níveis de potência – 191 cv e 258 cv nos modelos SDrive20i e SDrive30i, respectivamente.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-12 flatout-salao-automovel-2018-bmw-19

O M40i presente no Salão também conta com suspensão adaptativa, freios e diferencial traseiro com blocante eletrônico, todos parte da linha M Sport. As rodas são de 19 polegadas, modelo M, com pneus de medidas 255/40 na dianteira e 275/40 na traseira.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-20

 

i8 Roadster: híbrido a céu aberto

flatout-salao-automovel-2018-bmw-1

 

Ainda falando em conversíveis, também está no estande da BMW no Salão o i8 Roadster. A versão conceitual do carro foi apresentada em 2012 no Salão de Pequim, na China, e na época a fabricante confirmou que a versão de produção seria apresentada em 2018. Dito e feito.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-4

A versão aberta difere da versão fechada não apenas pela capota automática, mas pelo fato de ter apenas dois lugares. O teto dobrável ocupa o espaço que, no i8 cupê, abriga o banco traseiro de dois lugares – que não é dos mais espaçosos, como em todo 2+2.

flatout-salao-automovel-2018-bmw-10flatout-salao-automovel-2018-bmw-6flatout-salao-automovel-2018-bmw-8

O conjunto mecânico é exatamente o mesmo: montado em posição central-traseira há um três-cilindros de 1,5 litro com turbo e 231 cv, ligado a uma caixa automática de seis marchas. Na dianteira fica um motor elétrico de 131 cv. A potência combinada de 362 cv é suficiente para que o i8 vá de zero a 100 km/h em 4,4 segundos, com máxima limitada em 250 km/h. Também é possível utilizar apenas o motor elétrico – no caso a autonomia é de 37 km.

Confira, a seguir, a galeria com fotos extras do estande da BMW no Salão do Automóvel de SP:

flatout-salao-automovel-2018-bmw-22 flatout-salao-automovel-2018-bmw-21 flatout-salao-automovel-2018-bmw-26 flatout-salao-automovel-2018-bmw-30 flatout-salao-automovel-2018-bmw-29 flatout-salao-automovel-2018-bmw-24 flatout-salao-automovel-2018-bmw-25 flatout-salao-automovel-2018-bmw-28 flatout-salao-automovel-2018-bmw-27 flatout-salao-automovel-2018-bmw-31 flatout-salao-automovel-2018-bmw-32 flatout-salao-automovel-2018-bmw-33 flatout-salao-automovel-2018-bmw-23 flatout-salao-automovel-2018-bmw-34 flatout-salao-automovel-2018-bmw-35 flatout-salao-automovel-2018-bmw-36 flatout-salao-automovel-2018-bmw-5