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Salão do Automóvel de SP Zero a 300

Novo Série 3, Z4 e i8 Roadster: os destaques da BMW no Salão do Automóvel

Dando sequência à cobertura especial do FlatOut no Salão do Automóvel, chegou a hora de falar de mais um membro do trio de ferro alemão: a BMW. A marca bávara não poupou novidades para o evento no São Paulo Expo. Além do novo Série 3, que recebeu posição de destaque, a companhia trouxe três lançamentos a céu aberto – o híbrido i8 em sua versão Roadster; o Z4, primo alemão do Toyota Supra, e o i8 Roadster. E também aproveitou pra divulgar seus modelos mais recentes e quase toda a sua família Motorsport, do M2 ao M5.

Com a apresentação feita há cerca de um mês, a presença do BMW Série 3 G20 no Salão do Automóvel era uma incógnita, mas acabou se concretizando. O carro apresentado no estande era um 330i, com um quatro-cilindros turbo de dois litros e 258 cv entre 5.000 rpm, além de 40,8 mkgf de torque entre 1.550 e 4.400 rpm. Sendo uma versão atualizada do motor B48 utilizado na geração anterior, o propulsor tem força suficiente para levar o sedã de zero a 100 km/h em 5,8 segundos com máxima limitada em 250 km/h.

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Ainda que a BMW tenha optado por uma abordagem evolutiva na hora de desenhar o novo Série 3, observando o G20 de perto é mais fácil identificar as diferenças em relação à geração anterior – os faróis ficaram visivelmente mais baixos e largos, assumindo um contorno mais limpo e afilado.

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Também é notável o aumento nas dimensões – com 4.709 mm de comprimento, 1.827 de largura e 1.442 mm de altura, o carro ficou 85 mm mais longo, 16 mm mais largo e 1 mm mais alto do que antigo. O entre-eixos também cresceu – com 2.851 mm, são 41 mm a mais de espaço para os ocupantes, especialmente os que viajam no banco de trás.

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Pessoalmente também é possível constatar que a mudança do lado de dentro foi maior do que na carroceria. O interior do F30, que foi lançado em 2011, já estava começando a ficar datado – especialmente no tamanho e nas formas do painel. O atual Série 3 ganhou em refinamento e desenho, com formas mais esbeltas e atuais. Repare como a tela da central multimídia ganhou destaque, ligando-se à região do cluster de instrumentos – que agora é digital; e também como os comandos com botões físicos passaram a ocupar uma área menor.

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Também há mudanças que não se vê logo de cara, como os novos amortecedores progressivos que, pela primeira vez, são de série em todas as versões do Série 3; e a adoção de elementos de alumínio na estrutura que ajudaram a reduzir o peso do sedã em até 55 kg, dependendo da versão considerada, em relação à geração passada. A BMW frisa que o centro de gravidade ficou mais baixo, e que a distribuição de peso entre os eixos é de 50:50.

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A fabricante ainda não confirmou quais serão as versões chegarão ao nosso mercado, mas não é exatamente impossível deduzir – até agora existem duas versões a gasolina: o já citado 330i de 258 cv, e o 320i, que é movido por uma versão mais mansa do motor quatro-cilindros turbo, com 184 cv entre 5.000 e 6.500 rpm e 30,6 mkgf de torque entre 1.350 e 4.000 rpm.

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Certamente as duas serão as primeiras a ser vendidas no Brasil – importadas da Alemanha, já no início do ano que vem. Confirmada está a fabricação em Araquari, Santa Catarina, a partir do segundo semestre de 2019.

 

BMW Z4 – o Supra alemão

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Para agradar aos fãs de conversíveis, a BMW trouxe de volta neste ano o Z4 – a metade alemã do Toyota Supra A90, com quem divide a plataforma, certos elementos do interior (para a tristeza dos fãs do JDM) e o motor seis-cilindros com turbo twin-scroll de três litros, que no Z4 é utilizado pelo M40i.

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Na atual geração, de código G29, são 340 cv entre 5.000 e 6.500 rpm, com 51 mkgf de torque entre 1.600 e 4.500 rpm – suficientes para que o carro vá de zero a 100 km/h em 4,6 segundos.

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Foi esta a versão trazida para o Salão do Automóvel, embora também esteja disponível em outros mercados um quatro-cilindros turbo igual ao utilizado pelo novo Série 3, com dois níveis de potência – 191 cv e 258 cv nos modelos SDrive20i e SDrive30i, respectivamente.

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O M40i presente no Salão também conta com suspensão adaptativa, freios e diferencial traseiro com blocante eletrônico, todos parte da linha M Sport. As rodas são de 19 polegadas, modelo M, com pneus de medidas 255/40 na dianteira e 275/40 na traseira.

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i8 Roadster: híbrido a céu aberto

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Ainda falando em conversíveis, também está no estande da BMW no Salão o i8 Roadster. A versão conceitual do carro foi apresentada em 2012 no Salão de Pequim, na China, e na época a fabricante confirmou que a versão de produção seria apresentada em 2018. Dito e feito.

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A versão aberta difere da versão fechada não apenas pela capota automática, mas pelo fato de ter apenas dois lugares. O teto dobrável ocupa o espaço que, no i8 cupê, abriga o banco traseiro de dois lugares – que não é dos mais espaçosos, como em todo 2+2.

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O conjunto mecânico é exatamente o mesmo: montado em posição central-traseira há um três-cilindros de 1,5 litro com turbo e 231 cv, ligado a uma caixa automática de seis marchas. Na dianteira fica um motor elétrico de 131 cv. A potência combinada de 362 cv é suficiente para que o i8 vá de zero a 100 km/h em 4,4 segundos, com máxima limitada em 250 km/h. Também é possível utilizar apenas o motor elétrico – no caso a autonomia é de 37 km.

Confira, a seguir, a galeria com fotos extras do estande da BMW no Salão do Automóvel de SP:

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