Ele chegou: depois de quase dez anos de supremacia e duas gerações do Chevrolet Camaro, o Ford Mustang GT de sexta geração finalmente começou a ser vendido oficialmente no Brasil em 2018 – poucos meses depois de receber sua primeira reestilização nos EUA, que além de um visual mais agressivo, trouxe também cluster de instrumentos digital, câmbio automático de dez marchas e motor mais potente.
Por uma feliz coincidência a Roush Performance, preparadora americana que há anos se dedica a melhorar o desempenho do Mustang, acaba de apresentar seu novo kit de supercharger Phase 1, que concede um aumento de potência de quase 250 cv.
Originalmente o Mustang GT 2018 conta com 466 cv a 7.000 rpm e 56,7 mkgf de torque a 4.600 rpm em seu motor V8 de cinco litros. De acordo com a Roush, o kit Phase 1 eleva estes números para 710 cv 84,3 mkgf de torque. São precisamente 244 cv e 27,6 mkgf a mais.
O kit é compatível especificamente com o Mustang GT, tanto com câmbio automático de dez marchas quanto com a caixa manual de seis marchas que infelizmente não está disponível por aqui. O supercharger é um Eaton R2650 de 2,65 litros, com dutos redesenhados para melhor eficiência volumétrica e rotores com geometria retrabalhada, além de rolamentos e engrenagens reforçados para aumentar a durabilidade. Os números de potência e torque foram obtidos com o compressor operando a 0,82 bar (12 psi) e o tanque abastecido com gasolina de octanagem 91 RON – caso das premium brasileiras.
O kit também inclui outros componentes importantes para garantir esse ganho de potência: um novo intercooler e um radiador maior, ambos de alumínio; novos coletores de admissão também de alumínio, projetados pela própria Roush; corpo de borboleta de maior diâmetro; além de todos os acessórios exigidos para a instalação. Além disso, a Roush realiza uma recalibragem eletrônica no motor.
Agora, o mais bacana é o fato de o carro usado para demonstrar o aumento de potência do kit no Mustang GT foi o conceito Roush 729, apresentado no SEMA Show em novembro de 2017. Para quem não lembra, trata-se de um Mustang GT com carroceria alargada usando molduras impressas em 3D e fibra de carbono no splitter frontal, saias laterais e spoiler traseiro, além das capas dos retrovisores. Além disso, o Mustang feito em homenagem ao Boss 429 de 1970 tem pintura em uma interessante tonalidade de verde-água, suspensão com amortecedores ajustáveis, freios Brembo e rodas de 20 polegadas.
O vídeo do Mustang com o kit Phase 1 no dinamômetro revela que a potência nas rodas é de 603 cv e o torque, de 74,5 mkgf. O carro em questão é equipado com câmbio automático de dez marchas.
A Roush diz que realizou testes que incluíram centenas de horas no dinamômetro para chegar aos níveis desejados de desempenho, segurança e durabilidade do kit. Eles oferecem garantia de três anos ou 60.000 km (36.000 milhas) para o conjunto mecânico quando o supercharger for instalado em uma concessionária Ford ou uma por um técnico credenciado. Não fica clara a situação de quem importar um kit desses para o Brasil, mas não é impossível fazê-lo. E, com o Mustang recém-chegado, nos parece uma boa hora.
Não deixe de ler nossa avaliação do Ford Mustang GT 2018, nem de assistir ao teste em vídeo no Velo Città!