Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Novo Top Gear segue com problemas
A vida pós-Clarkson/Hammond/May/Wilman não está fácil para a BBC e todos os envolvidos na reformatação de Top Gear. Depois da demissão da produtora executiva Lisa Clark, que foi trazida pelo apresentador Chris Evans, e do roteirista Tom Ford (o mesmo Tom Ford que apresentou Fifth Gear por alguns anos), a emissora até tentou levar adiante a agenda de gravação do programa, mas esbarrou em um pequeno problema: Chris Evans não consegue dirigir e conversar com a câmera ao mesmo tempo.
E não foi só isso: aparentemente o apresentador tem o estômago fraco para as emoções da alta velocidade numa pista. Sim, Evans é inegavelmente um gearhead, mas durante as gravações com um R8 pilotado por Sabine Schmitz em Laguna Seca, Evans passou mal, e teve que interromper o trabalho para vomitar. A BBC ainda não confirmou o novo trio de apresentadores, mas considerando que a dupla já está gravando, é quase certo que eles se juntarão a Chris Harris — que consegue falar muito bem enquanto pilota. Apesar dos problemas, a estreia do novo formato continua programada para maio deste ano.
Prefeitura de São Paulo é proibida de usar dinheiro de multas para manter a CET
Foto: Cesar Ogata/Secom
A Justiça de São Paulo proibiu a prefeitura da capital de usar o recurso de multas para financiar a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A medida atende a um pedido do Ministério Público Estadual, que entrou com uma ação de improbidade administrativa contra a prefeitura de São Paulo, acusando a administração de usar dinheiro das multas para bancar os custos da CET.
Segundo o artigo 320 do Código de Trânsito, o dinheiro arrecadado com as multas pode ser usado apenas para despesas públicas com sinalização, engenharia de tráfego, policiamento e fiscalização e educação para o trânsito (regulamentados pela portaria 407 de 2011 do Denatran). Os promotores públicos acusam a prefeitura de São Paulo de ter usado ao menos R$ 25 milhões na construção de ciclovias e reformas de terminais de ônibus. A prefeitura de São Paulo publicou uma nota no início desta semana afirmando que irá recorrer da proibição.
Será este o novo carro da Renault em seu retorno à Fórmula 1?
A esta altura você já deve saber que a Renault está voltando à Fórmula 1 em 2016 (nós até fizemos uma retrospectiva da marca na F1), mas até agora não se sabe nada sobre sua dupla de pilotos, equipe técnica ou, o mais importante, o carro. A fabricante francesa desembolsou cerca de US$ 300 milhões para assumir a operação da Lotus, que tinha como pilotos o francês Romain Grosjean e o venezuelano Pastor Maldonado. Romain, como sabemos, deixou a equipe para gravar clipes com David Guetta ser o piloto titular da Haas, e Pastor Maldonado deve estar realmente preocupado com a atual situação da Venezuela, que declarou situação de emergência econômica. Por isso os ocupantes do cockpit seguem incertos — por enquanto.
Já quanto ao carro, tudo o que se sabe é que Lotus esperava usar motores Mercedes antes da Renault aparecer e comprar tudo — e por isso o projetou para o V6 alemão —, e também que ele voltará a usar as cores oficiais da Renault, preto e amarelo. O pessoal da revista britânica F1 Racing irá publicar em sua edição de fevereiro algumas imagens do carro — você sabe como são os “segredos” hoje em dia; não resistem a um smartphone com conexão 4G. Ainda não ficou claro se a imagem é uma renderização ou uma foto oficial enviada com embargo de data para a publicação, mas ele é sutilmente diferente do Lotus que disputou a temporada de 2015. Além disso, a F1 Racing foi quem revelou ao mundo o Williams de 2014, com a nova pintura da Martini Racing. Será que os caras estão fazendo de novo?
BMW Z5 (e Toyota Supra) flagrado em testes
Se você nos acompanha diariamente, já sabe que a BMW e a Toyota estão desenvolvendo um esportivo em parceria para substituir o atual Z4 e trazer de volta o clássico Supra. Tudo o que sabemos sobre eles até agora foi contado neste post, e como você percebeu, não há nenhuma imagem real dos carros — apenas projeções e conceitos. Mas agora o modelo foi flagrado pela primeira vez durante testes de baixa temperatura na Escandinávia.
O protótipo está pesadamente camuflado, mas ao menos podemos ver que ele terá as proporções clássicas de um roadster/grã-turismo, com o capô longo e traseira truncada. Outros detalhes que já devem ser definitivos são a grade ampla, o teto de tecido e o escape com saída dupla.
Apesar de compartilhar a mesma plataforma, os modelos terão pouco em comum em termos de estilo — cada marca irá desenvolver sua própria variação tanto externamente, quanto internamente, mais ou menos como o Mazda Miata e o Fiat 124 Spider. A gama de motores deve incluir um 2.0 turbo e um seis-em-linha também sobrealimentado, e espera-se que a versão M (Z5 M?) produza algo em torno de 430 cv. A camuflagem pesada também revela que o BMW Z5 está no início da fase de testes, mas deve ser revelado no começo de 2017 — provavelmente no Salão de Genebra.
Subaru BRZ conquista recorde de “zerinho” mais apertado
O piloto de manobras Alastair Moffat é o atual detentor do recorde de baliza mais apertada (de ré e de frente) e agora colocou mais um recorde no seu currículo: o de “zerinho” mais apertado do mundo. Ele usou um Subaru BRZ para dar um giro de 360 graus com apenas 2,25 metros de espaço extra — ou seja, o espaço total era de 6,55 metros de largura para um carro de 4,30 metros.
A manobra foi realizada a cerca de 50 km/h, e Moffat conta ter escolhido o BRZ por ser leve e fácil de controlar. Ele acelerou a 50 km/h e iniciou a manobra, dando o giro sem tocar as fileiras de carros que demarcavam o espaço necessário para o recorde — o recorte anterior havia sido registrado com um espaço livre de 2,5 metros pelo próprio Moffat com o mesmo BRZ. Nenhuma modificação foi feita no carro, que teve apenas o controle de tração e o ABS desativados.